Nossa Atuação em Sustentabilidade

Como intermediadores de recursos entre os diferentes agentes econômicos, as instituições bancárias têm um papel importante no direcionamento de capital para projetos e atividades que contribuam para o desenvolvimento sustentável.

Novos padrões de produção e consumo que adotam como premissa o uso mais eficiente dos recursos naturais e que visam maior inclusão e bem-estar social representam oportunidades de negócios para o setor. Ao mesmo tempo, a gestão dos riscos financeiros associados a desafios de cunho socioambiental, como as mudanças climáticas, torna-se imperativa para a manutenção da estabilidade e resiliência do sistema financeiro global.

As iniciativas que a FEBRABAN desenvolve na área de Sustentabilidade visam atender a pelo menos um dos seguintes objetivos:

  - Aperfeiçoar continuamente o gerenciamento dos riscos socioambientais e climáticos pelo setor bancário;

  - Canalizar recursos para negócios verdes e inclusivos; 

  - Incluir aspectos ASG (Ambientais, Sociais e de Governança) nas estratégias de negócios dos bancos;

  - Disseminar a agenda junto a stakeholders.

Nossos projetos procuram alinhar a atuação do setor bancário Brasileiro às principais referências e acordos vigentes sobre o tema, como os compromissos assumidos pelo país no âmbito da Convenção do Clima (Acordo de Paris) e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), ambas iniciativas das Nações Unidas. Outra referência relevante é a Força Tarefa do Financial Stability Board (FSB) sobre divulgação de informações financeiras associadas às mudanças climáticas, que possui a adesão formal da FEBRABAN. Também endossamos desde o seu lançamento, a iniciativa “Princípios para a Sustentabilidade Bancária, da UNEP-FI.

A atuação nesta área está a cargo da Diretoria de Sustentabilidade, Cidadania Financeira, Relações com o Consumidor e Autorregulação da FEBRABAN, que conta com as orientações da Diretoria Executiva e Presidência, e de um Comitê dedicado aos temas de Sustentabilidade, composta por cerca de 30 bancos associados. Uma Comissão Intrasetorial de Sustentabilidade também se reúne periodicamente para alinhamento das ações do Sistema Financeiro Nacional. Participam desta Comissão Participam desta Comissão a ABRAPP, AMEC, ANBIMA, B3, CNSEG, e FEBRABAN.

Os trabalhos desenvolvidos nos últimos anos estão disponíveis nesta seção de Sustentabilidade do site da FEBRABAN, em diversas temáticas de pesquisas e capacitação, e têm a finalidade de ampliar a contribuição do Sistema Bancário Brasileiro no processo de transição para uma Economia Verde e inclusiva, explorando oportunidades e buscando soluções para os desafios enfrentados no campo socioambiental.