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22/05/2024

Bancos negociam mais de 1.6 milhão de contratos durante Mutirão Nacional de março

Volume de contratos repactuados desde o início da pandemia, em 2020, supera 31 milhões

 

Os bancos repactuaram 1.680.344 milhão de contratos no mais recente Mutirão Nacional de Negociação e Orientação Financeira, que ocorreu entre os dias 15 de março e 15 de abril de 2024. Com isso, sobe para mais de 31,2 milhões o volume de contratos repactuados pelos bancos desde a pandemia, em 2020.

Essa ação se soma a outras iniciativas apoiadas pelos bancos. No programa Desenrola Brasil, do governo federal os bancos negociaram 3,33 milhões de contratos no período entre 17 de julho e 31 de dezembro de 2023, beneficiando um universo de 2,7 milhões de consumidores.

No Mutirão realizado em março de 2023 foram repactuados 2,057 milhões contratos, trazendo alívio financeiro imediato para consumidores endividados.

O Mutirão Nacional é uma iniciativa conjunta da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Banco Central do Brasil, Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e Procons e tem por objetivo contribuir para reduzir o endividamento no país.

As campanhas acontecem anualmente, em março (mês do consumidor) e novembro, desde 2019 e por meio delas podem ser negociadas dívidas em atraso no cartão de crédito, cheque especial e outras modalidades de crédito que não tenham bens dados em garantia, como veículos, motocicletas e imóveis.

Como os bancos ofertam condições especiais para a regularização de contratos em atraso durante os mutirões (parcelamento, descontos no valor da dívida ou taxas de juros reduzidas para refinanciamento), a mobilização costuma contribuir para o aumento da procura por negociações.

Segundo dados da Senacon, por meio da plataforma Proconsumidor, que reúne dados dos 615 Procons do país, durante o mutirão em março foram registradas 10.374 solicitações de consumidores por renegociação e parcelamento de dívidas, das quais 5.558 (53,5%) foram dirigidas a bancos, financeiras e administradoras de cartão.

Na plataforma ConsumidorGovBr, do Ministério da Justiça, 76,9% das demandas abertas pelos consumidores no período do Mutirão foram direcionadas a bancos, financeiras e administradoras de cartão. Cartão de crédito, crédito pessoal e empréstimos foram os assuntos mais demandados, respondendo por 67,8% dos registros, sendo que das solicitações finalizadas (3.241), 99% foram respondidas pelas instituições financeiras em até 6 dias. O índice médio de solução foi de 94,7%.

“Mais uma vez a ação teve efeito positivo e trouxe alívio financeiro para milhares de consumidores. A renegociação de dívidas compõe a relação sustentável dos bancos com seus clientes, e contribui para reduzir o custo da inadimplência. O setor entende que é preciso uma ação coordenada de toda a sociedade para fazer frente a esse cenário desafiador. Ações voltadas para reduzir endividamento, aliadas à educação financeira, melhoram a saúde financeira dos consumidores. Além disso, fomentam o consumo e contribuem para uma expansão das operações de crédito”, afirma Isaac Sidney, presidente da Febraban.

Como ocorreu nas edições anteriores, o foco dos mutirões é também a educação financeira. Uma página eletrônica exclusiva com orientações sobre como se preparar para a negociação e dicas sobre como gerir o orçamento doméstico, ter hábitos saudáveis e evitar a inadimplência foi disponibilizada durante a campanha por meio da plataforma Meu Bolso em Dia Febraban, que é aberta, e gratuita, e traz programas de recompensas para incentivar o engajamento do consumidor.

Nesta edição do mutirão, o site recebeu mais de 416 mil acessos.

 

 

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