Logo FEBRABAN
 Área Restrita      Fale Conosco      Newsletter    

Notícias

Você está em:
10/05/2024

Doações do setor bancário para população do Rio Grande do Sul chegam a R$ 126 milhões

As doações da Febraban (Federação Brasileira de Bancos) e dos bancos associados (Itaú, Bradesco, Santander, BTG Pactual, Banco do Brasil, Caixa, Safra, Pine e UBS) para auxílio no socorro à população do Rio Grande do Sul se elevaram para R$ 126 milhões.

Entre as iniciativas adotadas individualmente pelos bancos para amenizar a situação, estão as seguintes, variando de acordo com a instituição financeira:

 

  • Flexibilização de carência e prazo nas ofertas de crédito para famílias e empresas, com revisão de taxas e ampliação de linha de crédito;
  • Renegociação de dívidas, com taxas, prazos e condições especiais para clientes afetados;
  • Prorrogação dos contratos dos clientes impactados em 90 dias com revisão de taxa;
  • Suspensões da cobrança dos contratos em atraso curto, da negativação dos clientes com até 15 dias de atraso e de até 3 meses nos contratos de financiamento habitacional (desde que solicitado pelos mutuários);
  • Suporte no acionamento do seguro habitacional;
  • Isenções e reprecificações de tarifas;
  • Priorização no atendimento dos clientes da região para seguros de pessoas, patrimônio, veículos;

 

Além do ações voltadas para os clientes, as ações dos bancos se estendem à área social, como:

  • Direcionamento de doações para a campanha emergencial SOS Rio Grande do Sul.
  • Parcerias diretas com Organizações da Sociedade Civil locais e de atuação nacional a fim de envio de recursos, kits de primeira necessidade, água e outros materiais arrecadados localmente por colaboradores e/ou clientes.
  • Engajamento de clientes com campanha de doações via PIX para conta própria, de órgãos oficiais ou da organização da sociedade civil.
  • Alerta para golpes na ajuda às vítimas das enchentes.

As instituições financeiras estão comprometidas em adotar medidas para garantir a continuidade dos serviços à sociedade, assim como a segurança e o bem-estar dos seus clientes e colaboradores.

 

Priorização dos Canais Digitais

Diante das dificuldades de mobilidade em vários locais do Rio Grande do Sul, em razão das enchentes históricas, a Febraban e seus bancos associados reforçam a orientação para que a população e as empresas deem preferência aos canais digitais das instituições financeiras quando houver a necessidade de realizar alguma atividade bancária. Para garantir maior segurança e conforto à população, as agências bancárias devem ser procuradas apenas em situações imprescindíveis.

Por meio do celular e da internet, os usuários podem fazer pagamento de contas, consulta de saldos e extratos, transferências financeiras, agendamento de pagamentos e contratação de serviços e empréstimos, entre outros. Nos aplicativos e Internet Banking, os clientes poderão encontrar ferramentas úteis para todas as necessidades, além de ter acesso a comunicados e canais de atendimento. Os canais de atendimento por telefone também estão funcionando normalmente.

O PIX, que funciona 24 horas todos os dias e feriados, poderá ser feito normalmente.

Atenção a Golpes

A Febraban alerta ainda que criminosos estão aproveitando o movimento de solidariedade da população brasileira nas doações às vítimas das chuvas históricas que atingem o Rio Grande do Sul para aplicar golpes.

A principal orientação é que, quando for fazer uma transferência com um número de chave Pix, o doador confira com muita atenção todos os dados do pagamento e se o beneficiário é realmente quem irá receber o dinheiro. A mesma orientação é válida para doações feitas por TED e boletos.

Outra situação de golpe ocorre por meio de links falsos e da engenharia social, que usa técnicas para enganar o indivíduo para que ele forneça dados confidenciais, além de realizar transações financeiras para o golpista.

 

Febraban - Federação Brasileira de Bancos
Diretoria de Comunicação
imprensa@febraban.org.br

 

 

 

 

Assunto
Período
>>BUSCA AVANÇADA
Diretoria de Comunicação da Febraban
Email: imprensa@febraban.org.br

João Borges - Diretor Executivo Comunicação, Marketing, Mídias Sociais e Eventos


Atendimento à imprensa :
Gustavo Paul – Diretor-Adjunto de Comunicação
Adriana Mompean - Assessora de Imprensa
Patricia Polo - Assessora de Imprensa

Mídias Sociais :
Mona Dorf- Diretora-Adjunta de Mídias Sociais e Eventos
Carlos Cidra - Assessor de Mídias Sociais
Majory Cristine - Assessora de Mídias Sociais