Logo FEBRABAN
 Área Restrita      Fale Conosco      Newsletter    

Notícias

Você está em:
07/05/2024

Febraban dá 10 dicas para compras seguras no Dia das Mães

Consumidor deve desconfiar de promoções com grandes descontos, ter cuidado em compras em redes sociais e ficar atento com ofertas e entrega de brindes gratuitos

 

Uma das datas mais importantes do ano para o segmento varejista em decorrência do aumento expressivo das vendas, o Dia das Mães concentra um volume de negócios significativo e leva milhares de consumidores para as compras em shoppings, no comércio de rua e também nas lojas online. O que para a maioria das pessoas é um momento de presentear uma pessoa querida, para as quadrilhas especializadas em golpes é a oportunidade perfeita para cometer crimes.

Em datas comemorativas, os criminosos usam abordagens como a criação de páginas falsas que simulam e-commerce, promoções inexistentes e a criação de perfis falsos que investem em mídia para aparecerem em páginas de buscas e stories de redes sociais. A Febraban também alerta que o cliente sempre desconfie de promoções com preços muito menores que o valor real do produto.

Os cuidados com o fornecimento de informações pessoais também devem ser redobrados nestes períodos, mesmo em situações que não estejam relacionadas diretamente à compra de um produto. Sites e e-mails falsos, ligações e mensagens são algumas das artimanhas usadas pelos golpistas para enganar as pessoas e ter acesso a informações pessoais, como nome completo, CPF, número de cartões de crédito e dados bancários.

A Febraban e seus bancos investem constantemente e de maneira massiva em campanhas e ações de conscientização em seus canais de comunicação com os clientes para orientar a população a se prevenir de fraudes. Nas redes da Federação, a comunicação antifraudes e golpes prossegue de forma ininterrupta por meio do site https://antifraudes.febraban.org.br/.

 

Confira a seguir 10 dicas para fazer compras seguras e não cair em golpes neste Dia das Mães:

  1. Dê preferência a sites conhecidos e confira sempre se o endereço do site é o verdadeiro. Para garantir, não clique em links de promoções recebidas por e-mail, SMS, redes sociais e WhatsApp e digite o endereço no navegador;
  2. Tome cuidado em compras nas redes sociais. Golpistas criam perfis falsos de lojas e patrocinam posts nas redes sociais para enganar o consumidor. Verifique se a página tem selo de autenticação, número de seguidores compatíveis. Desconfie de páginas recém-criadas;
  3. Desconfie das promoções cujos preços sejam muito menores que o valor real do produto. Pesquise a média de preços em vários sites conhecidos;
  4. Fique alerta com supostas empresas que oferecem brindes gratuitos e pedem apenas o pagamento de frete em datas comemorativas. Não preencha questionários com dados pessoais e bancários na internet;
  5. Dê preferência para o uso do cartão virtual para realizar compras na internet;
  6. Se for pagar com Pix, sempre faça o pagamento dentro do ambiente da loja virtual. Quando o varejista fornecer o código QR Code, confira com atenção todos os dados do pagamento e se a loja escolhida é realmente quem irá receber o dinheiro. Só após essa checagem detalhada, faça a transferência;
  7. Se for pagar a compra com boleto, confira quem é a empresa beneficiária que aparece no momento do pagamento do boleto, no aplicativo ou site do banco. Se o nome for diferente da marca ou empresa onde a compra foi feita, a transação não deve ser concluída;
  8. Em lojas físicas e shoppings, passe você mesmo o cartão na maquininha em vez de entregá-lo para outra pessoa, sempre confira o valor antes de digitar a senha e proteja o código de segurança;
  9. Ao terminar de realizar uma compra na maquininha, verifique o nome no cartão para ter certeza de que realmente é o seu. Golpistas podem se aproveitar de distrações para trocar o seu cartão;
  10. Cuidado com o golpe do falso presente- quando o criminoso vai até a sua casa com um brinde e pede o pagamento de uma taxa de entrega. Neste caso, o bandido aplica o golpe da maquininha.

 

 

Febraban – Federação Brasileira de Bancos
Diretoria de Comunicação
imprensa@febraban.org.br

Assunto
Período
>>BUSCA AVANÇADA
Diretoria de Comunicação da Febraban
Email: imprensa@febraban.org.br

João Borges - Diretor Executivo Comunicação, Marketing, Mídias Sociais e Eventos


Atendimento à imprensa :
Gustavo Paul – Diretor-Adjunto de Comunicação
Adriana Mompean - Assessora de Imprensa
Patricia Polo - Assessora de Imprensa

Mídias Sociais :
Mona Dorf- Diretora-Adjunta de Mídias Sociais e Eventos
Carlos Cidra - Assessor de Mídias Sociais
Majory Cristine - Assessora de Mídias Sociais