Febraban, BIS e BC promovem seminário sobre riscos climáticos no Rio de Janeiro
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban), o Banco Central do Brasil e o Banco de Compensações Internacionais (BIS) realizam na próxima quarta-feira, dia 27 de março, o seminário “Riscos Climáticos: Agenda Regulatória para o Sistema Financeiro”, no Teatro Eco Villa do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, a partir das 9h30, e com encerramento às 11h30. Serão debatidos temas como as orientações para divulgação de informações financeiras sobre risco climático, o alinhamento da regulação com iniciativas internacionais, como as do Conselho Internacional de Padrões de Sustentabilidade (International Sustainability Standards Board, ISSB), o programa do Governo Federal para transformação ecológica, a autorregulação das instituições brasileiras, bem como e as iniciativas do Banco Central
Evento contará com representante do BIS, Frank Elderson, o diretor de Regulação do BC, Otávio Damaso, e o diretor de Economia e Regulação da Febraban, Rubens Sardenberg
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban), o Banco Central do Brasil e o Banco de Compensações Internacionais (BIS) realizam na próxima quarta-feira, dia 27 de março, o seminário “Riscos Climáticos: Agenda Regulatória para o Sistema Financeiro”, no Teatro Eco Villa do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, a partir das 9h30, e com encerramento às 11h30.
Serão debatidos temas como as orientações para divulgação de informações financeiras sobre risco climático, o alinhamento da regulação com iniciativas internacionais, como as do Conselho Internacional de Padrões de Sustentabilidade (International Sustainability Standards Board, ISSB), o programa do Governo Federal para transformação ecológica, a autorregulação das instituições brasileiras, bem como e as iniciativas do Banco Central.
Participarão do evento o diretor de Regulação do Banco Central, Otavio Damaso, o diretor de Economia, Regulação Prudencial e Riscos da Febraban, Rubens Sardenberg, o Chair da Task Force on Climate-related Financial Risks do Comitê de Basileia para Supervisão Bancária, Frank Elderson, o presidente da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), João Pedro Nascimento e o secretário-executivo-adjunto do Ministério da Fazenda, Rafael Dubeux.
Também será feito o lançamento de uma Consulta Pública do Banco Central, com proposta de requerimentos quantitativos de divulgação de informações sobre risco social, ambiental e climático.
Os jornalistas interessados em acompanhar o evento poderão fazer uma pré-inscrição com o envio de uma mensagem para imprensa@bcb.gov.br até as 18 horas do dia 26 de março, informando o nome, o CPF e o veículo de comunicação para o qual trabalham.
No dia 27, os profissionais de imprensa pré-inscritos precisarão obter um crachá em guichê instalado no Teatro Eco Villa, que estará funcionando a partir das 9 horas.
O credenciamento para o acompanhamento do evento também poderá ocorrer diretamente no Teatro Eco Villa a partir das 9 horas, apresentando sua documentação.
Programação:
9:00 – Credenciamento
9:30 – Abertura
9:35 – Painel Iniciativas Associadas ao Risco Climático
- Otávio Ribeiro Damaso, Diretor de Regulação do BCB
- Rubens Sardenberg, diretor de Economia e Regulação da Febraban
- Frank Elderson (ECB/TFCR)
- João Pedro Nascimento, Presidente da CVM
- Rafael Dubeux, Secretário Executivo Adjunto no Ministério da Fazenda
10:45 - Apresentação Banco Central: Riscos climáticos - Mensuração, impacto e desafios na visão das instituições financeiras
11:30 - Encerramento
Evento: Riscos Climáticos: Agenda Regulatória para o Sistema Financeiro
Data: 27 de março
Horário: 9h30
Local: Teatro Eco Villa do Jardim Botânico do Rio de Janeiro
FEBRABAN - Federação Brasileira de Bancos
Diretoria de Comunicação
imprensa@febraban.org.br