Logo FEBRABAN
 Área Restrita      Fale Conosco      Newsletter    

Notícias

Você está em:
22/03/2023

Medidas de Crédito

Isaac Sidney - Presidente da Federação Brasileira de Bancos (Febraban)

 

A Febraban entende como bastante positiva informação, veiculada nesta quarta-feira pela imprensa, que a secretaria de Reformas Econômicas do Ministério da Fazenda apresentará medidas voltadas para solução de problemas observados no mercado de crédito brasileiro. Entre elas estão a redução da assimetria de informações entre os tomadores de crédito e credores (proposta de compartilhamento das informações do IR) e a recuperação de garantias (Marco de Garantias e Execução de Dívidas). A prioridade dada ao aperfeiçoamento do mercado de crédito, em especial o marco de garantias, é muito bem-vinda.

Algumas das medidas fazem parte de sugestões que a Febraban e o setor bancário já haviam sugerido ao novo governo e a entidade se compromete a continuar trabalhando, em conjunto com entidades governamentais, para a redução do custo de crédito e o aumento da sua oferta para as famílias e empresas.

O mercado de crédito no Brasil possui amplo espaço para aperfeiçoamento, o que permitiria maior penetração das operações de crédito entre os diversos segmentos da economia, contribuindo para maior expansão do PIB. A relação crédito bancário/PIB, na faixa de 54%, ainda é baixa para os padrões internacionais, especialmente comparando com os países desenvolvidos, cuja razão crédito/PIB na maioria dos casos ultrapassa 100%.

As medidas anunciadas, uma vez implementadas, serão um reforço importante para redução das taxas de juros cobradas no país, que ainda são elevadas e atrapalham o desenvolvimento do mercado de crédito. Isso decorre principalmente dos altos custos de intermediação financeira. Aproximadamente 80% da composição do spread bancário decorre dos custos de intermediação, enquanto a margem financeira das instituições representa apenas 20%, segundo o Banco Central. 

A inadimplência é um dos principais custos relacionados à intermediação financeira, representando cerca de 30% do total. Ainda há custos operacionais/administrativos e com tributos, que também pesam nas taxas. Além das próprias perdas decorrentes da inadimplência, o país apresenta baixo nível de recuperação de garantias, apenas 18,2% do total emprestado, segundo o Banco Mundial. Nos países desenvolvidos, o grau de recuperação, em média, ultrapassa 80% e nos países emergentes o nível de recuperação supera o dobro do observado no Brasil.   

Assunto
Período
>>BUSCA AVANÇADA
Diretoria de Comunicação da Febraban
Email: imprensa@febraban.org.br

João Borges - Diretor Executivo Comunicação, Marketing, Mídias Sociais e Eventos


Atendimento à imprensa :
Gustavo Paul – Diretor-Adjunto de Comunicação
Adriana Mompean - Assessora de Imprensa
Patricia Polo - Assessora de Imprensa

Mídias Sociais :
Mona Dorf- Diretora-Adjunta de Mídias Sociais e Eventos
Carlos Cidra - Assessor de Mídias Sociais
Majory Cristine - Assessora de Mídias Sociais