Logo FEBRABAN
 Área Restrita      Fale Conosco      Newsletter    

Notícias

Você está em:
08/11/2022

FEBRABAN e BC debatem tendências da agenda regulatória nacional no 12º G-Riscs

Evento reunirá reguladores, especialistas e líderes do setor financeiro em torno de questões como os riscos socioambientais e climáticos, CBDCs, normatização da IFRS 9 e de Basileia 3

 

A Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN) promove nos dias 9 e 10 de novembro a 12ª edição do Congresso Internacional de Gestão de Riscos (G-Risc), tradicional evento no setor. Com o tema central “Tendências da Agenda Regulatória Nacional”, a edição deste ano debaterá sobre o cenário atual, a agenda regulatória nacional, CBDC, IFRS9 e Basileia 3, entre outros temas relevantes.

 

O evento é voltado a executivos das áreas de gestão de riscos, auditoria interna, compliance e controles internos das instituições financeiras que atuam no mercado financeiro brasileiro, além de representantes de seguradoras, previdência, consultorias e reguladores.

 

A abertura do evento, dia 9 de novembro, às 9 horas, será feita pelo presidente da FEBRBAN, Isaac Sidney e pelo diretor de Regulação do Banco Central do Brasil, Otávio Ribeiro Damaso. Eles falarão sobre a “Agenda regulatória brasileira e internacional – Tendências da agenda regulatória”.

 

Às 10h, o diretor de Fiscalização do Banco Central do Brasil, Paulo Sergio Neves, apresenta o “Panorama da Estabilidade Financeira Nacional”.

 

Às 11h15, falam sobre a “Resolução 4966/IFRS9 – Normatização no Brasil e principais desafios”:

  • Chefe adjunto do Departamento de Regulação do Sistema Financeiro - Denor do Banco Central do Brasil, Uverlan Primo;
  • Global Solution Lead for Expected Credit Loss do SAS Risk and Finance Advisory, Manuel Fortes; e
  • Superintendente-geral de Finanças do Safra e diretor do Comitê Contábil da Febraban, Jaime Nakata.

 

Na sequência do dia, às 13h30, o chefe de Subunidade Consultoria de Risco de Crédito do Banco Central do Brasil, Caio Rangel Praes, e o gerente de Controle de Riscos do Itaú Unibanco e coordenador do Fórum de Risco de Crédito e Capital da Febraban, Eduardo Monteoliva de Toledo, comentam o “Novo Arcabouço de Alocação de Capital para Risco de Crédito no Brasil – Resolução 229 e IRB (CP 92)”.

 

No encerramento do dia, às 14:30, a diretora de Riscos e Finanças da Oliver Wyman, Marina Gontijo; o superintendente de Riscos do Banco BMG, Rodrigo Lacerda Villalobos; e superintendente-executivo em Riscos Não Financeiros do Banco Votorantim, Américo Pinho, darão sua visão sobre “Conceito de cultura de riscos e os principais pontos em que existem oportunidades para serem trabalhados no Brasil”.

 

No dia 10, às 9h, o coordenador da iniciativa do Real Digital no Banco Central do Brasil, Fabio Araujo, e o diretor-executivo de Economia, Regulação Prudencial e Riscos da Febraban, Rubens Sardenberg, comentam sobre “Moedas digitais – CBDC e criptoativos: evolução e Regulação Prudencial”.

 

Na sequência, às 10h45, debatem em torno da “Revisão Fundamental da Carteira de Negociação (FRTB): Risco de Mercado de Basileia 3 - 1, 2 e 3 Fases”:

  • Conselheiro do Departamento de Regulação Prudencial e Cambial do Banco Central do Brasil, Rodrigo Debs;
  • Executivo de Tesouraria e Gestão de Riscos da SS&C, Anderson Vieira; e
  • Superintendente de Risco de Mercado do Bradesco e coordenador do Fórum Consultivo de Risco de Mercado e Liquidez da Febraban, Affonso Taciro.

 

Às 13h, falam sobre o “Novo arcabouço regulatório de Risco Operacional de Basileia 3”:

  • Chefe de subunidade no Departamento de Regulação Prudencial e Cambial do Banco Central do Brasil, Fabiano Ruiz Dutra; e
  • Diretora de Consulting, Mercado de Renda Fixa e Variável, Crédito, Tesouraria, Processos e Controles Internos, Auditoria, Compliance, Ouvidoria e Riscos Financeiros e Operacionais na Mazars, Janny Castro.

 

No último painel do evento, às 14h, a sócia de ESG Financial Risk Management na KPMG, Maria Eugênia Buosi, fala sobre “Risco Sociambiental e Climático – Evolução Normativa Internacional (ISSB) e no Brasil”.

 

O congresso é online, aberto e gratuito (não é preciso se logar ou se inscrever para assistir) e a transmissão será feita via plataforma Noomis.

 

FEBRABAN - Federação Brasileira de Bancos
Diretoria de Comunicação
imprensa@febraban.org.br

Assunto
Período
>>BUSCA AVANÇADA
Diretoria de Comunicação da Febraban
Email: imprensa@febraban.org.br

João Borges - Diretor Executivo Comunicação, Marketing, Mídias Sociais e Eventos


Atendimento à imprensa :
Gustavo Paul – Diretor-Adjunto de Comunicação
Adriana Mompean - Assessora de Imprensa
Patricia Polo - Assessora de Imprensa

Mídias Sociais :
Mona Dorf- Diretora-Adjunta de Mídias Sociais e Eventos
Carlos Cidra - Assessor de Mídias Sociais
Majory Cristine - Assessora de Mídias Sociais