Logo FEBRABAN
 Área Restrita      Fale Conosco      Newsletter    

Notícias

Você está em:
17/06/2021

Saiba como será o CIAB FEBRABAN 2021

Digital e gratuita, a 31ª edição do congresso de tecnologia, que ocorre de 22 a 25 de junho, terá plataforma virtual para que participante visite estandes com novidades do setor; abertura será feita por presidentes de seis dos maiores bancos do país, e encerramento terá Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central

 

CIAB FEBRABAN 2021 começa na próxima terça-feira (22) e acontece até a sexta-feira (25), com a participação de 110 especialistas em 28 painéis que abordarão temas relacionados à inovação e à tecnologia no setor financeiro. Os visitantes poderão navegar na plataforma do evento, ter acesso à programação e conhecer o perfil de cada palestrante que participará dos debates, que no congresso deste ano tem programação dividida em oito trilhas.

Especialistas do setor financeiro e de diferentes segmentos, como sustentabilidade, futurismo e tecnologia, vão abordar temas relacionados à experiência do cliente; inteligência artificial; ASG e finanças sustentáveis; open banking; Pix e o futuro dos meios de pagamentos; inovação, internet das coisas, negócios inteligentes e a chegada do 5G; LGPD, cibersegurança e privacidade dos dados.

Os detalhes foram apresentados a jornalistas ontem (16) pela FEBRABAN durante encontro para detalhar como será a 31ª edição do maior congresso de tecnologia e inovação do setor financeiro da América Latina. Confira mais sobre cada uma das oito trilhas do evento:

Trilha 1 – Keynotes speakers

Os presidentes dos seis dos maiores bancos do país vão discutir iniciativas sustentáveis, concessões recordes de crédito e o fortalecimento de canais digitais no enfrentamento da crise da Covid-19, logo após a abertura com o presidente da FEBRABAN, Isaac Sidney. Confirmaram participação, no dia 22 de junho, às 10h: Fausto de Andrade Ribeiro, presidente do Banco do Brasil; Milton Maluhy Filho, presidente do Itaú Unibanco; Octavio de Lazari Junior, diretor-presidente do Bradesco; Pedro Duarte Guimarães, presidente da Caixa; Roberto Sallouti, CEO do BTG Pactual; e Sergio Rial, presidente-executivo do Santander Brasil.

O escritor e empreendedor Scott Galloway, professor de Marketing da Stern School of Business da Universidade de Nova York, vai apresentar uma visão do mundo pré e pós-pandemia, o impacto no setor financeiro e as tendências de novos comportamentos no cotidiano das pessoas no primeiro dia do evento (22).

Enviado Especial das Nações Unidas para Ação Climática e Finanças, o economista Mark Carney, Vice Chair da Brookfield Asset Management e head de ESG e Investimentos de Impacto, vai falar no dia 23, entre outros assuntos, sobre sua atuação com foco no desenvolvimento de produtos que combinam resultados sociais e ambientais positivos para investidores.

Don Tapscott, cofundador e chairman do Blockchain Research Institute e CEO do Tapscott Group, vai mostrar no dia 24 a sua visão sobre a aplicação da tecnologia no mundo e as oportunidades de negócios no painel “Blockchain ganha escala e aparece no radar das empresas”.

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, fará o encerramento do evento e abordará os próximos passos das iniciativas e estratégias de digitalização e modernização do sistema financeiro.

 

Trilha 2 – A inteligência artificial e a conexão com o cliente    

Na trilha que abordará inteligência artificial e a conexão com o cliente, temas como o desenvolvimento de código automatizado, a popularização dos assistentes voz e a ética dos bots serão discutidos pelos especialistas do setor.

Trilha 3 – Open banking e inovação aberta        

A inovação aberta e o open banking também ganham destaque na trilha que vai mostrar como o setor está se relacionando e se preparando para esse novo cenário, que criará novas oportunidades para os clientes e para os bancos. Temas como a atuação das fintechs no país e os novos marcos regulatórios também estarão em pauta.

Trilha 4 - Pix e o avanço das transações digitais

O congresso vai debater ainda o sistema de pagamento instantâneo Pix, lançado em novembro do ano passado, e o avanço das transações digitais, com novos produtos, a moeda digital, o stablecoin, os ativos digitais e seus impactos no mercado, com especialistas do setor e do Banco Central. A bancarização, que ganhou impulso ainda maior com o isolamento social e o uso dos canais digitais, e o blockchain, também fazem parte dessa trilha.

Trilha 5 - Agenda ASG e as finanças sustentáveis

Uma das principais trilhas do CIAB FEBRABAN 2021 é sobre a agenda ASG e as finanças sustentáveis, que estarão em debate em diversos painéis dos eventos – começando no dia 22 de junho, com o primeiro painel de abertura do congresso, com os CEOs das seis das maiores instituições financeiras do país. Especialistas da área de sustentabilidade vão traçar um panorama das finanças verdes e a atuação do setor financeiro no tema.

Trilha 6 - Os dados, a nuvem e a segurança cibernética

Especialistas em segurança digital e proteção de dados mostram novas soluções, ações, campanhas de prevenção e os esforços no combate ao cibercrime. Se, de um lado, as tecnologias de proteção estão sendo aprimoradas, do outro, o cibercrime ganha escala e sofisticação. Em meio a essa "guerra digital", organizações de todos os setores buscam estratégias e tecnologias para garantir a segurança dos clientes e empresas no mundo online. 

Além de cybersegurança, a trilha vai debater ainda o uso de dados, a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) e tecnologias como analytics, nuvem, entre outras.

Trilha 7 - 5G, IoT, a era dos negócios inteligentes e conectados

A revolução do 5G e como o setor de telecomunicações brasileiro se mobiliza para a implementação da nova geração de dados móveis no país é parte da trilha 7 do evento, que abordará a integração dos mundos físico e digital com o chamado conceito phygital. A internet das coisas (IoT) e as oportunidades na era dos negócios inteligentes e conectados também ganham destaque nos painéis.

Trilha 8 - Pandemia, mercado digital e a retomada

As ações do setor bancário durante a pandemia e o comportamento do mercado digital nesse período entram em debate no CIAB 2021, que vai mostrar a importância de iniciativas do setor financeiro, além de apoio e incentivo ao papel fundamental da ciência e de laboratórios de pesquisa neste momento. A trilha vai abordar ainda o crescimento e surgimento de novas empresas de tecnologia, a expansão do e-commerce, fintechs e startups nesse cenário.

Pesquisa FEBRABAN de Tecnologia Bancária é um dos destaques

A Pesquisa FEBRABAN de Tecnologia Bancária 2021, com informações sobre o avanço dos canais digitais, os reflexos da pandemia na digitalização e o volume de investimentos dos bancos no último ano será divulgada no dia 24 de junho, em painel que acontece das 9h às 10h. Na sequência, haverá uma entrevista coletiva para detalhar o estudo, realizado em parceria com a consultoria Deloitte.

Plataforma virtual

Uma apresentação em 3D da plataforma vai entrar no ar no primeiro dia do evento (22), a partir das 9h, mas já é possível navegar pelo site do evento, ter acesso à programação completa e conhecer o perfil dos palestrantes e patrocinadores do congresso de TI. Além de navegar pelo auditório, é possível visitar os estandes virtuais das empresas parceiras do CIAB FEBRABAN 2021.

Quem navegar por todos os estandes da feira vai concorrer a cinco smartphones que serão sorteados no final do evento. É preciso fazer o check-in e registrar a participação em todos os estandes virtuais, a partir de um mesmo dispositivo eletrônico, no prazo de duração do CIAB 2021, para poder participar do concurso.

O congresso acontece de forma híbrida para alguns participantes e moderadores, que estarão no Espaço Iate, na avenida Higienópolis, em São Paulo, local escolhido para a sediar os debates. Um telão fará a transmissão dos palestrantes que vão participar de forma remota. Todas as medidas e protocolos de segurança que o momento exige serão seguidos com rigor, segundo os organizadores, para receber de forma segura os convidados.

Inscrição gratuita

Para participar do CIAB FEBRABAN 2021, basta preencher um cadastro simples com informações como nome, e-mail, CPF e empresa, além de criar uma senha para acesso. Faça a sua inscrição. Confira a programação completa do evento.

 

FEBRABAN - Federação Brasileira de Bancos
Assessoria de imprensa do CIAB FEBRABAN

WhatsApp: (11) 96623-5980

imprensa-ciab@febraban.org.br

Assunto
Período
>>BUSCA AVANÇADA
Diretoria de Comunicação da Febraban
Email: imprensa@febraban.org.br

João Borges - Diretor Executivo Comunicação, Marketing, Mídias Sociais e Eventos


Atendimento à imprensa :
Gustavo Paul – Diretor-Adjunto de Comunicação
Adriana Mompean - Assessora de Imprensa
Patricia Polo - Assessora de Imprensa

Mídias Sociais :
Mona Dorf- Diretora-Adjunta de Mídias Sociais e Eventos
Carlos Cidra - Assessor de Mídias Sociais
Majory Cristine - Assessora de Mídias Sociais