Logo FEBRABAN
 Área Restrita      Fale Conosco      Newsletter    

Notícias

Você está em:
22/07/2020

FEBRABAN e ABBC propõem carência nos empréstimos consignados

Recentemente, a Medida Provisória 936, convertida na Lei nº 14.020/2020, concedeu carência de até 90 dias para trabalhadores celetistas contaminados pelo novo coronavírus.

Com o objetivo de dar alívio financeiro também a servidores, aposentados e pensionistas de órgãos públicos que contraíram Covid-19, as instituições financeiras vinculadas à Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN) e à Associação Brasileira de Bancos (ABBC) permitirão a repactuação dos atuais empréstimos consignados concedidos a esse público, mediante solicitação do cliente junto ao banco credor, de forma a viabilizar carência pelo prazo previsto na Lei nº 14.020, nas mesmas condições atualmente praticadas, seguindo a política de crédito de cada instituição financeira.

A carência também poderá ser solicitada para novas contratações por esse público, desde que comprovada a contaminação pelo Covid-19.

Para os aposentados e pensionistas do INSS, conforme aprovado pelo Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS), os bancos associados à Febraban e à ABBC poderão, dentro do interesse e da conveniência entre as partes envolvidas, analisar pedidos e conceder carência pelo prazo previsto na Instrução Normativa nº 28 (até 90 dias) para novas contratações, repactuação e portabilidade de empréstimos consignados durante o período de calamidade pública, independentemente de estarem infectados pelo novo coronavírus, também respeitada a política de crédito de cada instituição.

Nas repactuações ou em novas contratações em qualquer hipótese, serão devidos os encargos remuneratórios pelo período da carência acordado entre as partes. Para que seja operacionalmente viável a concessão da carência, os órgãos pagadores precisarão adequar seus normativos e efetuar as alterações necessárias nos sistemas informatizados. A Febraban e a ABBC conduzirão as tratativas neste sentido.

“Trata-se de mais uma medida para apoiar a população mais diretamente impactada pela Covid-19, que se soma a outras ações já empreendidas pelo setor bancário na proteção à saúde”, afirma Isaac Sidney, Presidente da FEBRABAN.

“Dentre os públicos que propomos atender, destaco os aposentados, população com idade mais avançada que necessita do nosso apoio neste momento”, diz Ricardo Gelbaum, Presidente da ABBC.

FEBRABAN – Federação Brasileira de Bancos
Diretoria de Comunicação
11 3244-9831/9942
imprensa@febraban.org.br

 

Assunto
Período
>>BUSCA AVANÇADA
Diretoria de Comunicação da Febraban
Email: imprensa@febraban.org.br

João Borges - Diretor Executivo Comunicação, Marketing, Mídias Sociais e Eventos


Atendimento à imprensa :
Gustavo Paul – Diretor-Adjunto de Comunicação
Adriana Mompean - Assessora de Imprensa
Patricia Polo - Assessora de Imprensa

Mídias Sociais :
Mona Dorf- Diretora-Adjunta de Mídias Sociais e Eventos
Carlos Cidra - Assessor de Mídias Sociais
Majory Cristine - Assessora de Mídias Sociais