Logo FEBRABAN
 Área Restrita      Fale Conosco      Newsletter    

Notícias

Você está em:
30/06/2020

FEBRABAN apoia Movimento AR: Nós Queremos Respirar, Vidas Negras Importam

Dando continuidade à sua política de aproximar ainda mais os bancos da sociedade brasileira, a Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN) formalizou nesta terça-feira (30) a adesão ao Movimento AR: Nós Queremos Respirar, Vidas Negras Importam. Lançado pela Faculdade Zumbi dos Palmares e a ONG Afrobrás, o movimento é uma mobilização nacional com objetivo de gerar mudança e transformação social por meio de ações práticas e objetivas de combate ao racismo, ao preconceito e à discriminação racial contra negros.

“Não poderíamos deixar de aderir ao Movimento AR: Nós Queremos Respirar, Vidas Negras Importam, pois a FEBRABAN tem parceria de longa data com a Faculdade Zumbi dos Palmares e compartilha os mesmos valores de respeito e igualdade, fundamentais para uma sociedade mais justa, inclusiva e sustentável”, destaca Isaac Sidney, presidente da FEBRABAN.

O Movimento AR atuará na construção e operacionalização de 10 ações estratégicas. Entre as ações propostas destacam-se mudanças nos protocolos policiais e de segurança privada, a criação de bolsas de estudo para qualificação de jovens negros, mais vagas de estágios, trainees e profissionais nas empresas públicas e privadas, construção de fundos para fomento, apoio e financiamento educacional, empreendedor, tecnológico e de economia cultural criativa para jovens negros, entre outras medidas.

Projeto Diversidade Racial: capacitação de jovens talentos para o mercado de trabalho

Dentre as parcerias entre a FEBRABAN e a Faculdade Zumbi dos Palmares destaca-se a capacitação de jovens negros de 18 a 30 anos, com ensino médio completo ou no primeiro ano do ensino superior ou técnico, para melhorar a formação e ampliar as chances e oportunidades no mercado de trabalho, especialmente no setor financeiro.

O projeto já capacitou sete turmas em São Paulo (2018-2019) e Salvador (2020). Dos 321 jovens formados em São Paulo, 191 terminaram o curso já empregados em companhias do segmento financeiro, da indústria e do setor de serviços. Os alunos ocuparam não só posições de aprendizes e estagiários, mas também foram contratados como empregados efetivos em áreas como sustentabilidade, auditoria e jurídico. Em Salvador, serão formados mais 61 jovens.

Os cursos têm duração de 246 horas e foram pensados para desenvolver habilidades e conhecimentos muito demandados pelo mercado de trabalho. Entre as disciplinas do curso estão noções de macroeconomia, matemática financeira, técnicas de abordagem comercial e aulas preparatórias para obtenção da CPA-10, certificação importante para quem pretende atuar no setor financeiro. 

Durante a capacitação, os jovens também participam de atividades com profissionais do mercado e empresas para ampliar sua rede de contatos e aproximarem-se do universo corporativo.

 

FEBRABAN – Federação Brasileira de Bancos
Diretoria de Comunicação
imprensa@febraban.org.br

Assunto
Período
>>BUSCA AVANÇADA
Diretoria de Comunicação da Febraban
Email: imprensa@febraban.org.br

João Borges - Diretor Executivo Comunicação, Marketing, Mídias Sociais e Eventos


Atendimento à imprensa :
Gustavo Paul – Diretor-Adjunto de Comunicação
Adriana Mompean - Assessora de Imprensa
Patricia Polo - Assessora de Imprensa

Mídias Sociais :
Mona Dorf- Diretora-Adjunta de Mídias Sociais e Eventos
Carlos Cidra - Assessor de Mídias Sociais
Majory Cristine - Assessora de Mídias Sociais