Logo FEBRABAN
 Área Restrita      Fale Conosco      Newsletter    

Notícias

Você está em:
28/02/2019

Octavio de Lazari Junior abrirá CIAB FEBRABAN 2019

Presidente do Bradesco está confirmado para congresso de tecnologia para o setor financeiro, que ocorrerá de 11 a 13 de junho em São Paulo

O 29º Ciab FEBRABAN - Congresso e Exposição de Tecnologia da Informação das Instituições Financeiras já confirmou seu primeiro palestrante: Octavio de Lazari Junior, presidente do Bradesco, uma das instituições bancárias que mais investe em inovação no país, de parcerias com fintechs, com o InovaBra, à criação de um banco totalmente digital desde sua origem, o Next. O Ciab FEBRABAN será realizado de 11 a 13 de junho no Transamerica Expo Center, em São Paulo.

Economista de formação, Lazari tem especialização em Finanças e Marketing pela FIA, Fundação Dom Cabral e IESE. O presidente do Bradesco iniciou a carreira no banco em 1978. Foi executivo e diretor em diversas áreas, entre as quais Varejo, Alta Renda, Crédito, Financiamento, Consórcio e Produtos e Serviços. No começo do ano passado, ao ter confirmado o nome para a presidência do banco, em substituição a Luiz Carlos Trabuco Cappi (que passou a ser presidente do Conselho de Administração da instituição financeira), confirmou a ênfase nos investimentos em tecnologia, que levaram o Bradesco a dispender cerca de R$ 6 bilhões em 2017, mas teve o cuidado de garantir que a tecnologia não fará o banco deixar em segundo plano os clientes tradicionais.

Lazari costuma lembrar que, pioneiro em várias iniciativas tecnológicas, o Bradesco foi o primeiro a fornecer aos clientes um cartão para saques emergenciais em máquinas de atendimento, o SOS, na época, um cartão perfurado. Hoje, diz ele, os bancos convivem com quatro gerações de clientes: os chamados boomers, os baby boomers, a geração xyz e os millenials, cada uma com modos diferentes de se relacionar com finanças e com a tecnologia. O banco tem de ter políticas distintas para cada uma delas, defende. Hoje, mais de 90% das transações da instituição são feitas por meios remotos. Mas as agências físicas, ainda que menores, vão sobreviver, com gente treinada para esses novos tempos, acredita ele.

Nas três últimas edições do CIAB FEBRABAN, presidentes dos maiores bancos brasileiros foram os destaques do congresso de tecnologia. Em 2018, Candido Bracher, presidente do Itaú Unibanco; em 2017, Sérgio Rial, do Santander, e Paulo Caffarelli, do Banco do Brasil; e em 2016, Roberto Setubal, presidente do Itaú Unibanco à época, debateram a transformação digital em suas instituições.

Campeonato entre fintechs

Com o tema central “Conectado com o Cliente – Contribuindo para a Sociedade”, o congresso debaterá e mostrará aos participantes como a inovação no sistema financeiro brasileiro contribui para o desenvolvimento da sociedade. Entre os temas já definidos para a 29ª edição estão tendências tecnológicas, fintechs & startups, serviços de tecnologia, meios de pagamento, seguros, futurismo, segurança & cybersecurity, jornada do cliente, provedores de soluções e negócios, além de regulação.

O congresso continua com iniciativas que tiveram enorme êxito, entre elas o Ciab Fintech Lounge, agora em sua quarta edição, considerado um dos mais importantes encontros entre instituições financeiras e fintechs do Brasil. Neste ano, o fórum terá 40 startups no Lounge Fintech, mais do que o dobro registrado em 2018. Deste total, 35 serão fintechs brasileiras, e 5, internacionais.

Das 40 fintechs, o júri do evento selecionará dez para um campeonato em 13 de junho. Segundo a organização, as cinco mais bem avaliadas poderão fazer reuniões com pelo menos três líderes de bancos. Já representantes das três fintechs melhores avaliadas pelo júri no campeonato ganharão passagem e hospedagem para participar do estande do CIAB FEBRABAN no congresso Money 2020, que ocorrerá em outubro, em Las Vegas. As inscrições para participar do CIAB foram abertas no último dia 28 de janeiro e ocorrem até 25 de março pelo site http://ciab.org.br/fintech.

A reportagem completa está disponível na edição 79 da revista CIAB FEBRABAN, divulgada hoje, neste link.

Assunto
Período
>>BUSCA AVANÇADA
Diretoria de Comunicação da Febraban
Email: imprensa@febraban.org.br

João Borges - Diretor Executivo Comunicação, Marketing, Mídias Sociais e Eventos


Atendimento à imprensa :
Gustavo Paul – Diretor-Adjunto de Comunicação
Adriana Mompean - Assessora de Imprensa
Patricia Polo - Assessora de Imprensa

Mídias Sociais :
Mona Dorf- Diretora-Adjunta de Mídias Sociais e Eventos
Carlos Cidra - Assessor de Mídias Sociais
Majory Cristine - Assessora de Mídias Sociais