Notícias

Compliance no mercado financeiro é tema de encontro realizado pelo Infi nesta quarta-feira (15)

O Instituto FEBRABAN de Educação (Infi) realiza, nesta quarta-feira (15), o summit “Políticas de Compliance: requisitos, responsabilidades e tendências”. O encontro irá reunir os principais players e profissionais de referência do mercado para debater novidades, funções e tendências da área de Compliance no mercado financeiro.

O evento também marcará o lançamento da Cartilha de Compliance. O material foi elaborado pela Comissão de Compliance da FEBRABAN, grupo formado por representantes dos principais bancos do País.  

Entre os pontos que serão abordados no evento estão as delimitações de funções e responsabilidades dos profissionais de Compliance, tendências de mercado, o que o os órgãos reguladores esperam das instituições financeiras, novo cenário regulatório global e os desafios trazidos pela ampliação do uso da tecnologia, tais como, segurança cibernética e o relacionamento 100% digital com clientes.

Para mais informações, acesse o site do evento.

Programação

WELCOME COFFEE E CREDENCIAMENTO

Das 08h às 08h50.

 

ABERTURA

Das 08h45 às 08h50 - Com: Alvir Hoffmann (Vice-Presidente Executivo da FEBRABAN).

 

COMENTÁRIOS INICIAIS DO FACILITADOR

Das 08h50 às 9h - Com: Frederico William Wolf (Diretor DO Departamento de Compliance, Conduta e Ética do Bradesco e Diretor da Comissão Setorial de Compliance)

 

PAINEL 1: PLATAFORMA DIGITAL – DESAFIOS E OPORTUNIDADES

Das 9h às 10h45 - Com: Marcelo Marques (Head de Compliance da Agibank), Teófilo Sette (Superintendente de Compliance, Riscos e Controles Internos do Banco Inter) e Patricia Peck Pinheiro (Sócia-fundadora do escritório Patricia Peck Pinheiro Advogados).

Moderador: Ramon Sanchez Diez (Diretor de Compliance do Banco Santander) e Marcelo Marques (Diretor de Compliance da Agibank).

Os desafios atuais e futuros para o mercado financeiro nas plataformas digitais:
- Documentos eletrônicos;
- Compartilhamento e cruzamento de informações;
- Proteção de dados e sigilo fiscal - controles;
- Riscos à economia digital com base na ética e nas novas tecnologias;
- Legislação digital;
- Gestão de crises – estudo de caso sob a ótica de Compliance.

 

COFFEE BREAK

Das 10h45 às 11h.

 

PAINEL 2: FUNÇÕES DE COMPLIANCE: MODELOS DE ATUAÇÃO NAS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS

Das 11h às 12h40 - Com: Ana Tereza Prandini (Superintendente Geral de Compliance e Controles Internos do Banco Safra), Carlos André Hermesindo da Silva (Diretor Financeiro e Diretor de Riscos e Compliance do Banco Original), Luiz Carlos Wanderer (Superintendente de Ouvidoria e Compliance do Banco Sicredi) e José Ricardo Fagonde Forni (Diretor de Controles Internos do Banco do Brasil).

Moderador: Carlos Donizeti Macedo Maia (Membro do Comitê de Auditoria do BNB).

- Funções de Compliance no novo cenário regulatório do Bacen (Res. 4595), inclusive no que se refere à independência da área; 
- Separação de responsabilidades entre primeira e segunda linhas de defesas, inclusive em relação às atividades de PLD e Compliance (modelos de atuação e estruturação das atividades de compliance);
- Perfil e Habilidades do Profissional de Compliance;
- Apresentar tendências nacionais e internacionais relacionadas aos principais temas de Compliance.

 

ALMOÇO BRUNCH

Das 12h40 às 14h.

 

PAINEL 3: POLÍTICAS DE COMPLIANCE - EXPECTATIVAS DOS REGULADORES EM RELAÇÃO ÀS IFS

Das 14h às 15h40 - Com: Carlos Eduardo Pereira da Silva (Gerente de Análise de Negócios, da Superintendência de Relações com o Mercado e Intermediários SMI/GMN da CVM) e Francisco José Barbosa da Silveira (Chefe Adjunto do Departamento de Supervisão de Conduta do BACEN). 

Moderador: Paulo Vita (Superintendente de Compliance do Itaú-Unibanco e Diretor Adjunto da Comissão Setorial de Compliance).

- Melhores práticas de Compliance observadas nas Instituições;
- Principais pontos de atenção na elaboração e implementação das Políticas relacionadas à Compliance e relacionamento com clientes, usuários e mercados;
- Expectativas em relação a políticas, relatório de conformidade e procedimentos internos das Instituições;
- Avaliações de conhecimento ideais para uma efetiva aplicação das Políticas de Compliance;
- Programa de capacitação e interação com fornecedores; e
- Aplicação de sanções previstas nas regulamentações e a Lei 13.506/17.

 

COFFEE BREAK

Das 15h40 às 16h.

 

PAINEL 4: LANÇAMENTO DO GUIA DE BOAS PRÁTICAS DE COMPLIANCE

Das 16h às 17h - Com: Paulo Vita (Superintendente de Compliance do Itaú-Unibanco e Diretor Adjunto da Comissão Setorial de Compliance), Gabriela Mendes (Compliance do Banco ABN AMRO), Leonardo Abate (Compliance/PLD-FT da INTL FCStone DTVM e Banco de Câmbio) e Alvir Hoffmann (Vice-Presidente Executivo da FEBRABAN), 

- A Febraban, em conjunto com a Comissão de Compliance elaborou a Cartilha de Compliance, com o intuito de informar o mercado financeiro sobre os principais conceitos de Compliance, seus impactos sobre a governança corporativa e as potenciais consequências do não cumprimento das normas aplicáveis;
- A Cartilha de Compliance inicia um novo caminho na condução das questões institucionais, permitindo aos profissionais da área compreenderem de forma clara e uniforme as suas funções e atividades;
- Estudo de casos e aplicabilidade da Cartilha de Compliance.

 

ENCERRAMENTO

Das 17h às 17h15.

Assunto
Período
>>BUSCA AVANÇADA
Diretoria de Comunicação da Febraban
Email: imprensa@febraban.org.br
Tel: 55 11 3244-9942/9831
Twitter: @febraban

Equipe:
Cleide Rodriguez - Gerente de Comunicação
Adriana Mompean - Assessora de Imprensa
Arthur Chioramital - Assessor de Imprensa
Anna Gabiatti - Assistente