Logo FEBRABAN
 Área Restrita      Fale Conosco      Newsletter    

Notícias

Você está em:
08/05/2017

FEBRABAN e Abecs orientam sobre uso consciente do cartão de crédito

Entidade também anuncia, em parceria com o Sebrae, novo aplicativo de gestão financeira para microempreendedores

 

A FEBRABAN – Federação Brasileira de Bancos e a Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços) se uniram na 4ª Semana Nacional de Educação Financeira para uma campanha sobre o uso consciente o cartão de crédito. A ação vai estimular os gerentes de atendimento bancário a serem orientadores financeiros de seus clientes, dedicando-se a explicar o funcionamento das tarifas, taxas e encargos dessa modalidade de pagamento, bem como o crédito rotativo, pagamento mínimo e parcelamento da fatura.

Sob o slogan “O planejamento leva ao equilíbrio”, as entidades lançaram ainda um hotsite (http://abecs.org.br/semanaenef), de modo que todas as orientações estejam acessíveis a população em geral.

“A atual situação econômica do País exige ainda mais prudência da população no controle de seu orçamento. Isso passa por entender e usar de forma eficiente as linhas de crédito oferecidas pelos bancos, como o cartão de crédito. Essa campanha mostra o quanto o setor está mobilizado por uma agenda comum voltada à educação financeira dos brasileiros”, ressalta o diretor de Educação Financeira da FEBRABAN, Fábio Moraes.

A Semana Enef é uma iniciativa do Comitê Nacional de Educação Financeira (Conef) para promover a Estratégia Nacional de Educação Financeira (Enef). Nesta quarta edição, que ocorre entre 8 e 14 de maio, serão promovidas diversas atividades entre as entidades participantes. Mais informações, pelo site http://www.semanaenef.gov.br/. 


Finanças dos microempreendedores
Paralelamente à Semana Enef, o Sebrae realiza, de 8 a 13 de maio, a Semana do MEI  - Microempreendedor Individual, com palestras, oficinas e consultorias voltadas a atuais e potenciais empreendedores. Para o evento, realizado em nível nacional, a FEBRABAN vai lançar a nova versão do aplicativo Meu Negócio em Dia.

No ar desde 2016, o app já alcançou a marca de 15 mil downloads. “A partir da experiência dos usuários, o aplicativo Meu Negócio em Dia incorporou uma série de novidades que facilitam ainda mais o controle da vida financeira de pequenos negócios e do microempreendedor individual”, destaca Fábio Moraes. A nova versão do aplicativo já está disponível para download gratuito nas lojas Google Play, App Store e Windows Phone.

Mais informações sobre os recursos de educação financeira disponíveis no Meu Negócio em Dia podem ser obtidas no Canal do Empreendedor, do portal Meu Bolso em Dia. (http://www.meubolsoemdia.com.br/lps/canal-do-empreendedor/canal-do-empreendedor) 


Mutirão de Renegociação
A FEBRABAN também apoia, de 8 a 31 de maio, o mutirão de renegociação de dívidas e de orientação financeira para microempreendedores individuais e consumidores pessoa física por meio da plataforma www.consumidor.gov.br. A iniciativa da Secretaria Nacional do Consumidor, do Ministério da Justiça, visa a promover oportunidades para as pessoas limparem seus nomes e aprenderem a organizar suas finanças pessoais.


Sobre o Programa Meu Bolso em Dia
Lançado em março de 2010, o Programa Meu Bolso em Dia oferece informações didáticas sobre finanças pessoais para que as pessoas possam tomar decisões conscientes, quando relacionadas ao uso do dinheiro, do crédito e de bens financiados. O portal oferece ferramentas como o simulador de sonhos, tabelas para controlar os gastos de acordo com o público (estudantes, donas de casa, famílias e aposentados), enquetes, dicas de economia, aplicativos que ajudam no planejamento financeiro e orçamentário da pessoa, da família e do negócio, aplicativos que estimulam o consumo consciente, além de um canal com conteúdo exclusivo para empreendedores.

Assunto
Período
>>BUSCA AVANÇADA
Diretoria de Comunicação da Febraban
Email: imprensa@febraban.org.br

João Borges - Diretor Executivo Comunicação, Marketing, Mídias Sociais e Eventos


Atendimento à imprensa :
Gustavo Paul – Diretor-Adjunto de Comunicação
Adriana Mompean - Assessora de Imprensa
Patricia Polo - Assessora de Imprensa

Mídias Sociais :
Mona Dorf- Diretora-Adjunta de Mídias Sociais e Eventos
Carlos Cidra - Assessor de Mídias Sociais
Majory Cristine - Assessora de Mídias Sociais