Consulta FAQ

QUESTÕES MAIS FREQUENTES:


Clique sobre as questões para ver a resposta.


Quais as estruturas de governças da FEBRABAN e quem são seus representantes?

Informações disponíveis no Portal FEBRABAN, através do caminho FEBRABAN > Nossa Estrutura.

Qual a atual gestão e duração do mandato das estruturas de governança da FEBRABAN?

Informações disponíveis no Portal FEBRABAN, através do caminho FEBRABAN > Nossa Estrutura.

Como participar das Comissões Técnicas e outros fóruns da FEBRABAN?

Instituições Financeiras associadas à FEBRABAN podem participar de Comissões Técnicas e outros fóruns liderados pela FEBRABAN. Maiores informações estão disponíveis no Portal FEBRABAN, através do caminho FEBRABAN > Nossa Estrutura > Comissões Técnicas.

Quais são as atividades e estudos desenvolvidos pelas Comissões Técnicas e outros fóruns liderados pela FEBRABAN?

Os fóruns funcionam permanentemente sob a coordenação da Diretoria Executiva e Setorial da Federação, que desenvolvem trabalho especializado, representando todos os bancos associados. Além das Comissões Técnicas, Subcomissões e Grupos de Trabalho para exame de temas específicos também são conduzidos pela entidade com foco no aprimoramento da governança do sistema bancário em benefício da sociedade.

Como as instituições financeiras podem obter informações sobre os comunicados emitidos pela FEBRABAN?

Para obter informações sobre os comunicados emitidos pela FEBRABAN, entre em contato com a Secretaria Geral através do e-mail secretaria.geral@febraban.org.br ou ligue para (11) 3244-9801.

Onde encontro os arquivos das palestras para download?

Acesse: https://portal.febraban.org.br/pagina/29/2/pt-br/eventos, lembrando que apenas palestras autorizadas estarão disponíveis.

Como faço para obter a Declaração de Participação no evento?

Envie um e-mail para eventos@febraban.org.br informando o nome do evento, data de realização e nome completo do participante.

Onde encontro os valores para me inscrever em um evento?

Acesse https://portal.febraban.org.br/pagina/29/2/pt-br/eventos.

Como faço para me inscrever em um evento?

Todas as inscrições devem ser realizadas pelo site da FEBRABAN: https://portal.febraban.org.br/pagina/29/2/pt-br/eventos.

Como faço para obter a nota fisal da minha inscrição?

As Notas fiscais tem um prazo para emissão de até 10 dias úteis após a realização do evento. Para solicitar, enevie um email para cobranca@febraban.org.br.

Onde encontro o calendário com os eventos do ano?

Acesse https://portal.febraban.org.br/pagina/29/2/pt-br/eventos.

Quer apresentar sua empresa à FEBRABAN?

Envie uma apresentação para recursos.logisticos@febraban.org.br e eventos@febraban.org.br.

Como posso obter informações sobre oportunidades de patrocínio a eventos da FEBRABAN?

Para obter informações sobre as oportunidades de patrocínio de eventos FEBRABAN, envie um e-mail para marcelo.assumpcao@febraban.org.br ou ligue para (11) 3244-9941.

Onde encontro os arquivos das palestras para download?

Acesse: https://portal.febraban.org.br/pagina/29/2/pt-br/eventos, lembrando que apenas palestras autorizadas estarão disponíveis.

Como faço para obter a Declaração de Participação no evento?

Envie um e-mail para eventos@febraban.org.br informando o nome do evento, data de realização e nome completo do participante.

Onde encontro os valores para me inscrever no CIAB?

No site no evento: www.febraban.org.br.

Como faço para me inscrever no CIAB?

Todas as inscrições devem ser realizadas pelo site do evento: www.ciab.org.br.

Como faço para obter a nota fiscal da minha inscrição?

As notas fiscais tem um prazo para emissão de até 10 dias úteis após a realização do evento. Para solicitar, envie um email para cobranca@febraban.org.br.

Onde encontro a agenda com a programação dos auditórios do CIAB?

No site no evento: www.febraban.org.br.

Como posso obter informações sobre oportunidades de patrocínio do CIAB?

Para obter informações sobre as oportunidades de patrocínio do CIAB, envie um e-mail para marcelo.assumpcao@febraban.org.br ou ligue para (11) 3244-9941.

Quer apresentar sua empresa à FEBRABAN?

Envie uma apresentação para recursos.logisticos@febraban.org.br e eventos@febraban.org.br.

O que é Certificação Profissional FEBRABAN Correspondente?

A Certificação Profissional FEBRABAN Correspondente é um exame que os agentes de correspondentes que atuam no mercado de produtos financeiros fazem, para atestar seu adequado nível de especialização no desempenho de suas atividades, atendendo assim a Resolução 3.954/2011 do Banco Central do Brasil.

Por que devo ter a Certificação Profissional FEBRABAN Correspondente?

O Banco Central do Brasil na Resolução 3.954, de 24/02/11, exige a capacitação e certificação dos Correspondentes que atendem o público consumidor e a FEBRABAN é reconhecida no mercado como organismo de certificação desde 2007.

Quando será obrigatória a Certificação?

De acordo com a Resolução 3.954/2011 (BACEN), a certificação é obrigatória desde 24 de fevereiro de 2014.

A partir de que idade pode-se obter esta Certificação?

A partir de 18 anos de idade.

Qual é a validade desta Certificação?

A certificação é válida por 05 (cinco) anos, contados a partir da data de aprovação.

Como eu faço minha inscrição para prestar o exame presencial?

Para realizar o exame de certificação, o candidato deve, através da página de inscrições, realizar o seu cadastro. Basta acessar a página www.certificacaofebraban.com.br e seguir as orientações do site. Após o término do cadastro, o login e senha serão enviados para o e-mail informado.

Onde realizar o exame de Certificação?

Apesar de disponibilizarmos mais de 2.500 vagas semanalmente distribuídas por nossos 72 Centros de Testes pelo Brasil, a busca pela Certificação Profissional – Correspondente tem aumentado muito e em alguns centros de testes as vagas são preenchidas rapidamente, ocorrendo falta de vagas para o período visualizado, por isso orientamos os candidatos que acompanhem através do site a disponibilização de novas vagas diariamente.

Onde posso realizar treinamento para este exame?

A FEBRABAN não capacita profissionais e não indica cursos de capacitação e/ou materiais para a realização dos exames de certificação que aplica. Você poderá consultar o conteúdo programático (SÉRIE 300 - Presencial) no site www.certificacaofebraban.com.br/correspondente.asp. Clique na modalidade escolhida e visualize o link do arquivo no centro da página.

Como emitir o boleto para pagamento da taxa de inscrição?

O candidato pode obter o boleto através da página de inscrições. Para emitir o boleto é necessário que você acesse o site, na página de inscrições, com o seu CPF e SENHA. Clique na opção PAGAMENTO localizada no menu do lado esquerdo da página e gere o boleto.

Como emitir 2ª via do boleto?

Para emitir novo boleto não é necessário fazer uma nova inscrição. Basta que você acesse o sistema de Certificação com o seu CPF e SENHA, clique na opção PAGAMENTO e gere boleto para pagamento da taxa de inscrição. Se o boleto venceu, aguarde o cancelamento, que ocorrerá em até cinco dias após o vencimento, acesse o sistema de Certificação no site com o seu CPF e SENHA, e faça o mesmo procedimento descrito acima.

Como faço para receber de volta o valor pago?

De acordo com o Regulamento aceito no momento da inscrição, cláusula 8. CANCELAMENTO: 8.3.1 Não haverá restituição do valor pago referente à taxa de inscrição, seja qual for o motivo alegado, mesmo nos casos em que o candidato faltar ao exame agendado.

Como fazer inscrição para o exame de certificação?

Para realizar o exame de certificação o candidato deve, através da página de inscrições, realizar o seu cadastro. Basta acessar a página www.certificacaofebraban.com.br, clicar em QUERO ME CERTIFICAR e seguir as orientações do site.

Como é feita a certificação?

Através de um exame computadorizado, realizado no Centro de Testes. Será avaliado o conhecimento dos Correspondentes que atuam no mercado de produtos financeiros, atestando sua capacitação no desempenho de sua atividade profissional.

Eu tenho que ter formação superior para obter estas Certificações?

Não há exigência de formação escolar para obter qualquer uma destas Certificações.

Como desbloquear o acesso?

Caso o seu usuário esteja bloqueado você deverá clicar na opção Desbloquear Senha, localizada na página de inscrições, digitar o CPF e aguardar o recebimento em seu e-mail cadastrado.

Como realizar nova inscrição para candidatos reprovados ou ausentes?

Se você foi reprovado no exame ou não pode comparecer no dia agendado, poderá fazer uma nova inscrição e iniciar novamente todo o processo para o exame de Certificação. Não existe um limite de provas, você poderá prestar o exame quantas vezes forem necessárias. Basta que você se inscreva, pague a taxa de inscrição e agende a sua prova.

Qual é a data limite para realizar o agendamento?

Atualmente não temos nenhuma limitação quanto ao tempo para agendamento, porém recomendamos que realize o exame o quanto antes, uma vez que sem o Certificado você não poderá atuar como agente correspondente.

Como alterar o agendamento?

Conforme regulamento aceito no momento da inscrição, item 8.3, Cancelamento do agendamento por parte do candidato: “O cancelamento do agendamento deverá ser realizado com antecedência mínima de 08 (oito) dias da data do exame e deve ser feito pelo próprio candidato através do site da Certificação, na área restrita, com acesso via login e senha”.

Como cancelar o agendamento?

O cancelamento do agendamento é feito pelo próprio candidato. O candidato poderá alterar a data de agendamento por no máximo duas vezes, desde que seja feito com oito dias de antecedência da data do exame. O agendamento é confirmado faltando 7 dias para a data do exame, portanto o cancelamento do agendamento nesse período não é permitido.

Quantas questões têm cada exame e qual o tempo de duração?

O exame da Certificação Profissional Correspondente Completo é composto por 60 (sessenta) questões com duração de 02 (duas) horas. Os exames para Correspondente Consignado, Crédito Direto ao Consumidor e Crédito e Financiamento de Veículos são compostos por 50 (cinquenta) questões com duração de 02 (duas) horas.

Quais documentos devo apresentar no momento do exame?

De acordo com MANUAL DE CANDIDATURA, aceito no momento da inscrição, item 4.1. Documentos Necessários: " O candidato deve comparecer com 30 (trinta) minutos de antecedência no Centro de testes selecionado, munido de sua senha e login, documento original de seu CPF e carteira de identidade, devendo estes estarem em condições que permitam sua fácil identificação pelo fiscal do CT. "

O que eu posso levar no exame? É permitida a utilização de calculadora?

Não é permitida a utilização de nenhum material (equipamento eletrônico, relógio, celular, etc.). Embora o exame aborde o tema matemática financeira, nenhuma questão tem cálculos complexos que necessitem a utilização de alguma calculadora.

Qual é o percentual exigido para ser aprovado?

De acordo com o Regulamento aceito no momento da inscrição, item 9.4 e informações do site: " O candidato que tiver aproveitamento igual ou superior a 70% (setenta por cento) do exame será considerado aprovado e apto a receber a Certificação. "

Como faço para receber cópia da minha prova?

A FEBRABAN não fornece exemplares das questões aos candidatos, mesmo após o exame. Qualquer recurso ou pedido de revisão de uma questão integrante do exame, deveria ser realizado no momento do exame, conforme regulamento.

Se eu faltar, por questões de saúde e/ou óbito de familar, terei que pagar novamente?

De acordo com o Regulamento, item 8.3.3: "Em caso de não comparecimento por motivos de saúde e/ou óbito familiar, o atestado médico/óbito deverá ser encaminhado para o e-mail certificacao@febraban.org.br em até 48 horas após a data do exame. Os atestados recebidos após este prazo serão desconsiderados."

Em quais cidades o exame será oferecido?

Os locais, datas e horários, serão disponibilizados no momento do agendamento ( Correspondentes Série 300/Análise e Aprovação de Crédito/Ouvidoria). Você poderá consultar as cidades onde os exames são aplicados através do link https://certpessoas.fgv.br/febraban/FreeAccess/CTs.aspx.

Como visualizar o resultado do meu exame?

Após a realização do exame, o resultado fica disponível para consulta em até 5 (cinco) dias úteis através do site https://certpessoas.fgv.br/febraban. O candidato deve identificar-se com login e senha e clicar na opção RESULTADO.

Quando recebo o resultado do exame realizado?

Após a realização do exame, o resultado fica disponível para consulta em até 5 dias úteis através do site https://certpessoas.fgv.br/febraban. O candidato deve identificar-se com login e senha e clicar na opção Resultado, localizada no lado esquerdo da página. Em até 40 dias, os dados da certificação são disponibilizados para consulta pública no site www.certificacaofebraban.com.br/consulta.asp.

Se eu não atingir o percentual e for reprovado e/ou faltar no exame, poderei fazer nova prova?

Se você foi reprovado no exame ou não pode comparecer no dia agendado, poderá fazer uma nova inscrição e iniciar novamente todo o processo para o exame de Certificação. Não existe um limite de provas, você poderá prestar o exame quantas vezes forem necessárias. Basta que você se inscreva, pague a taxa de inscrição e agende a sua prova.

Quando recebo meu certificado?

Os aprovados no exame receberão um Certificado Eletrônico e um manual para utilização do selo da certificação. Estes documentos serão enviados através do e-mail cadastrado no ato da sua inscrição no prazo de 30 a 90 dias após a liberação do resultado do seu exame e somente após este prazo é que seu nome ficará disponível para consulta no site www.certificacaofebraban.com.br.

Como o Correspondente e a Instituição Financeira saberão da minha Certificação?

Seu nome e o número do seu certificado estarão disponíveis para consulta no site www.certificacaofebraban.com.br, na aba PROFISSIONAIS CERTIFICADOS.

A FEBRABAN emite carteirinha?

A FEBRABAN não fornece nenhum tipo de carteirinha e/ou crachá. Além do Certificado Eletrônico, seu nome e o número do seu Certificado estão disponíveis para consulta no site www.certificacaofebraban.com.br, na barra de menu, item PROFISSIONAIS CERTIFICADOS.

Como faço para alterar meus dados de e-mail e nome?

Favor encaminhar e-mail com os dados corretos para: certificacao@febraban.org.br. Informe nome, CPF e e-mail correto.

Como faço para consultar minha certificação na base CRCP?

Acesse o site http://www.certificacaofebraban.org.br/profissionais_certificados.asp e digite seu CPF.

O proprietário da loja correspondente deve ser certificado?

De acordo com a Resolução 3.954 do BACEN: "Admite-se a certificação de uma pessoa por ponto de atendimento, que se responsabilizará, perante a instituição contratante, pelo atendimento ali prestado aos clientes." Ou seja, para se certificar, não necessariamente precisa ser o proprietário da empresa, porém o candidato que for aprovado, responderá por todos os atendimentos prestados no local.

Com o meu certificado posso atender em dois CNPJs simultaneamente?

De acordo com a Resolução 3.954, admite-se a certificação de uma pessoa por ponto de atendimento, que se responsabilizará, perante a instituição contratante, pelo atendimento ali prestado aos clientes.

Como faço para adquirir o material de estudo para a prova de certificação?

Você poderá consultar o conteúdo programático no site http://certificacaofebraban.com.br/modalidades-correspondente.asp. Clique na modalidade escolhida e visualize o link do arquivo.

Em quanto tempo o resultado do exame é disponibilizado?

Após a realização do exame, o resultado fica disponível para consulta em até 5 dias úteis através do site https://certpessoas.fgv.br/febraban. O candidato deve identificar-se com login e senha e clicar na opção RESULTADO, localizada no lado esquerdo da página.

Como faço para recuperar minha senha de acesso?

Caso não recorde ou não tenha recebido a sua senha, você deverá clicar na opção RECUPERAR SENHA, localizada na página de inscrições, digitar o CPF e aguardar o recebimento em seu e-mail de cadastro.

Como faço para receber meu certificado da Certificação online?

Identificamos que você foi certificado (a) pelo modelo de certificação online e este não oferece certificado. A autenticidade da sua certificação pode ser confirmada através do site http://www.certificacaofebraban.com.br/consulta.asp.

É obrigatório que a cobrança passe a ser registrada para todos os clientes?

Informamos que a migração da cobrança sem registro para com registro é decisão operacional e comercial do Banco com seu cliente. Melhores esclarecimentos sobre a Nova Plataforma da Cobrança poderão ser obtidos no link abaixo: https://cmsportal.febraban.org.br/Arquivos/documentos/PDF/Nova_plataforma_cobranc%CC%A7a_final.pdf

Como obter a codificação ou atribuição de códigos para geração de boletos?

Favor enviar a solicitação para servicosbancarios@febraban.org.br.

Como faço para me candidatar ao Programa de Menor Aprendiz dos bancos?

Sugerimos que cadastrar-se diretamente no site do banco que você tem interesse. A FEBRABAN não tem acesso às vagas disponíveis nos bancos.

Gostaria de me candidatar a alguma vaga no setor bancário. Qual o procedimento?

Sugerimos que cadastrar-se diretamente no site do banco que você tem interesse. A FEBRABAN não tem acesso às vagas disponíveis nos bancos.