Consulta FAQ

QUESTÕES MAIS FREQUENTES:


Clique sobre as questões para ver a resposta.


Quais as estruturas de governças da FEBRABAN e quem são seus representantes?

Informações disponíveis no Portal FEBRABAN, através do caminho FEBRABAN > Nossa Estrutura.

Qual a atual gestão e duração do mandato das estruturas de governança da FEBRABAN?

Informações disponíveis no Portal FEBRABAN, através do caminho FEBRABAN > Nossa Estrutura.

Como participar das Comissões Técnicas e outros fóruns da FEBRABAN?

Instituições Financeiras associadas à FEBRABAN podem participar de Comissões Técnicas e outros fóruns liderados pela FEBRABAN. Maiores informações estão disponíveis no Portal FEBRABAN, através do caminho FEBRABAN > Nossa Estrutura > Comissões Técnicas.

Quais são as atividades e estudos desenvolvidos pelas Comissões Técnicas e outros fóruns liderados pela FEBRABAN?

Os fóruns funcionam permanentemente sob a coordenação da Diretoria Executiva e Setorial da Federação, que desenvolvem trabalho especializado, representando todos os bancos associados. Além das Comissões Técnicas, Subcomissões e Grupos de Trabalho para exame de temas específicos também são conduzidos pela entidade com foco no aprimoramento da governança do sistema bancário em benefício da sociedade.

Como as instituições financeiras podem obter informações sobre os comunicados emitidos pela FEBRABAN?

Para obter informações sobre os comunicados emitidos pela FEBRABAN, entre em contato com a Secretaria Geral através do e-mail secretaria.geral@febraban.org.br ou ligue para (11) 3244-9801.

Onde encontro os arquivos das palestras para download?

Acesse: https://portal.febraban.org.br/pagina/29/2/pt-br/eventos, lembrando que apenas palestras autorizadas estarão disponíveis.

Como faço para obter a Declaração de Participação no evento?

Envie um e-mail para eventos@febraban.org.br informando o nome do evento, data de realização e nome completo do participante.

Onde encontro os valores para me inscrever em um evento?

Acesse https://portal.febraban.org.br/pagina/29/2/pt-br/eventos.

Como faço para me inscrever em um evento?

Todas as inscrições devem ser realizadas pelo site da FEBRABAN: https://portal.febraban.org.br/pagina/29/2/pt-br/eventos.

Como faço para obter a nota fisal da minha inscrição?

As Notas fiscais tem um prazo para emissão de até 10 dias úteis após a realização do evento. Para solicitar, enevie um email para cobranca@febraban.org.br.

Onde encontro o calendário com os eventos do ano?

Acesse https://portal.febraban.org.br/pagina/29/2/pt-br/eventos.

Quer apresentar sua empresa à FEBRABAN?

Envie uma apresentação para recursos.logisticos@febraban.org.br e eventos@febraban.org.br.

Como posso obter informações sobre oportunidades de patrocínio a eventos da FEBRABAN?

Para obter informações sobre as oportunidades de patrocínio de eventos FEBRABAN, envie um e-mail para marcelo.assumpcao@febraban.org.br ou ligue para (11) 3244-9941.

Onde encontro os arquivos das palestras para download?

Acesse: https://portal.febraban.org.br/pagina/29/2/pt-br/eventos, lembrando que apenas palestras autorizadas estarão disponíveis.

Como faço para obter a Declaração de Participação no evento?

Envie um e-mail para eventos@febraban.org.br informando o nome do evento, data de realização e nome completo do participante.

Onde encontro os valores para me inscrever no CIAB?

No site no evento: www.febraban.org.br.

Como faço para me inscrever no CIAB?

Todas as inscrições devem ser realizadas pelo site do evento: www.ciab.org.br.

Como faço para obter a nota fiscal da minha inscrição?

As notas fiscais tem um prazo para emissão de até 10 dias úteis após a realização do evento. Para solicitar, envie um email para cobranca@febraban.org.br.

Onde encontro a agenda com a programação dos auditórios do CIAB?

No site no evento: www.febraban.org.br.

Como posso obter informações sobre oportunidades de patrocínio do CIAB?

Para obter informações sobre as oportunidades de patrocínio do CIAB, envie um e-mail para marcelo.assumpcao@febraban.org.br ou ligue para (11) 3244-9941.

Quer apresentar sua empresa à FEBRABAN?

Envie uma apresentação para recursos.logisticos@febraban.org.br e eventos@febraban.org.br.

O que é Certificação Profissional FEBRABAN Correspondente?

A Certificação Profissional FEBRABAN Correspondente é um exame que os agentes de correspondentes que atuam no mercado de produtos financeiros fazem, para atestar seu adequado nível de especialização no desempenho de suas atividades, atendendo assim a Resolução 3.954/2011 do Banco Central do Brasil.

Por que devo ter a Certificação Profissional FEBRABAN Correspondente?

O Banco Central do Brasil na Resolução 3.954, de 24/02/11, exige a capacitação e certificação dos Correspondentes que atendem o público consumidor e a FEBRABAN é reconhecida no mercado como organismo de certificação desde 2007.

Quando será obrigatória a Certificação?

De acordo com a Resolução 3.954/2011 (BACEN), a certificação é obrigatória desde 24 de fevereiro de 2014.

A partir de que idade pode-se obter esta Certificação?

A partir de 18 anos de idade.

Qual é a validade desta Certificação?

A certificação é válida por 05 (cinco) anos, contados a partir da data de aprovação.

Como eu faço minha inscrição para prestar o exame presencial?

Para realizar o exame de certificação, o candidato deve, através da página de inscrições, realizar o seu cadastro. Basta acessar a página www.certificacaofebraban.com.br e seguir as orientações do site. Após o término do cadastro, o login e senha serão enviados para o e-mail informado.

Onde realizar o exame de Certificação?

Apesar de disponibilizarmos mais de 2.500 vagas semanalmente distribuídas por nossos 72 Centros de Testes pelo Brasil, a busca pela Certificação Profissional – Correspondente tem aumentado muito e em alguns centros de testes as vagas são preenchidas rapidamente, ocorrendo falta de vagas para o período visualizado, por isso orientamos os candidatos que acompanhem através do site a disponibilização de novas vagas diariamente.

Onde posso realizar treinamento para este exame?

A FEBRABAN não capacita profissionais e não indica cursos de capacitação e/ou materiais para a realização dos exames de certificação que aplica. Você poderá consultar o conteúdo programático (SÉRIE 300 - Presencial) no site www.certificacaofebraban.com.br/correspondente.asp. Clique na modalidade escolhida e visualize o link do arquivo no centro da página.

Como emitir o boleto para pagamento da taxa de inscrição?

O candidato pode obter o boleto através da página de inscrições. Para emitir o boleto é necessário que você acesse o site, na página de inscrições, com o seu CPF e SENHA. Clique na opção PAGAMENTO localizada no menu do lado esquerdo da página e gere o boleto.

Como emitir 2ª via do boleto?

Para emitir novo boleto não é necessário fazer uma nova inscrição. Basta que você acesse o sistema de Certificação com o seu CPF e SENHA, clique na opção PAGAMENTO e gere boleto para pagamento da taxa de inscrição. Se o boleto venceu, aguarde o cancelamento, que ocorrerá em até cinco dias após o vencimento, acesse o sistema de Certificação no site com o seu CPF e SENHA, e faça o mesmo procedimento descrito acima.

Como faço para receber de volta o valor pago?

De acordo com o Regulamento aceito no momento da inscrição, cláusula 8. CANCELAMENTO: 8.3.1 Não haverá restituição do valor pago referente à taxa de inscrição, seja qual for o motivo alegado, mesmo nos casos em que o candidato faltar ao exame agendado.

Como fazer inscrição para o exame de certificação?

Para realizar o exame de certificação o candidato deve, através da página de inscrições, realizar o seu cadastro. Basta acessar a página www.certificacaofebraban.com.br, clicar em QUERO ME CERTIFICAR e seguir as orientações do site.

Como é feita a certificação?

Através de um exame computadorizado, realizado no Centro de Testes. Será avaliado o conhecimento dos Correspondentes que atuam no mercado de produtos financeiros, atestando sua capacitação no desempenho de sua atividade profissional.

Eu tenho que ter formação superior para obter estas Certificações?

Não há exigência de formação escolar para obter qualquer uma destas Certificações.

Como desbloquear o acesso?

Caso o seu usuário esteja bloqueado você deverá clicar na opção Desbloquear Senha, localizada na página de inscrições, digitar o CPF e aguardar o recebimento em seu e-mail cadastrado.

Como realizar nova inscrição para candidatos reprovados ou ausentes?

Se você foi reprovado no exame ou não pode comparecer no dia agendado, poderá fazer uma nova inscrição e iniciar novamente todo o processo para o exame de Certificação. Não existe um limite de provas, você poderá prestar o exame quantas vezes forem necessárias. Basta que você se inscreva, pague a taxa de inscrição e agende a sua prova.

Qual é a data limite para realizar o agendamento?

Atualmente não temos nenhuma limitação quanto ao tempo para agendamento, porém recomendamos que realize o exame o quanto antes, uma vez que sem o Certificado você não poderá atuar como agente correspondente.

Como alterar o agendamento?

Conforme regulamento aceito no momento da inscrição, item 8.3, Cancelamento do agendamento por parte do candidato: “O cancelamento do agendamento deverá ser realizado com antecedência mínima de 08 (oito) dias da data do exame e deve ser feito pelo próprio candidato através do site da Certificação, na área restrita, com acesso via login e senha”.

Como cancelar o agendamento?

O cancelamento do agendamento é feito pelo próprio candidato. O candidato poderá alterar a data de agendamento por no máximo duas vezes, desde que seja feito com oito dias de antecedência da data do exame. O agendamento é confirmado faltando 7 dias para a data do exame, portanto o cancelamento do agendamento nesse período não é permitido.

Quantas questões têm cada exame e qual o tempo de duração?

O exame da Certificação Profissional Correspondente Completo é composto por 60 (sessenta) questões com duração de 02 (duas) horas. Os exames para Correspondente Consignado, Crédito Direto ao Consumidor e Crédito e Financiamento de Veículos são compostos por 50 (cinquenta) questões com duração de 02 (duas) horas.

Quais documentos devo apresentar no momento do exame?

De acordo com MANUAL DE CANDIDATURA, aceito no momento da inscrição, item 4.1. Documentos Necessários: " O candidato deve comparecer com 30 (trinta) minutos de antecedência no Centro de testes selecionado, munido de sua senha e login, documento original de seu CPF e carteira de identidade, devendo estes estarem em condições que permitam sua fácil identificação pelo fiscal do CT. "

O que eu posso levar no exame? É permitida a utilização de calculadora?

Não é permitida a utilização de nenhum material (equipamento eletrônico, relógio, celular, etc.). Embora o exame aborde o tema matemática financeira, nenhuma questão tem cálculos complexos que necessitem a utilização de alguma calculadora.

Qual é o percentual exigido para ser aprovado?

De acordo com o Regulamento aceito no momento da inscrição, item 9.4 e informações do site: " O candidato que tiver aproveitamento igual ou superior a 70% (setenta por cento) do exame será considerado aprovado e apto a receber a Certificação. "

Como faço para receber cópia da minha prova?

A FEBRABAN não fornece exemplares das questões aos candidatos, mesmo após o exame. Qualquer recurso ou pedido de revisão de uma questão integrante do exame, deveria ser realizado no momento do exame, conforme regulamento.

Se eu faltar, por questões de saúde e/ou óbito de familar, terei que pagar novamente?

De acordo com o Regulamento, item 8.3.3: "Em caso de não comparecimento por motivos de saúde e/ou óbito familiar, o atestado médico/óbito deverá ser encaminhado para o e-mail certificacao@febraban.org.br em até 48 horas após a data do exame. Os atestados recebidos após este prazo serão desconsiderados."

Em quais cidades o exame será oferecido?

Os locais, datas e horários, serão disponibilizados no momento do agendamento ( Correspondentes Série 300/Análise e Aprovação de Crédito/Ouvidoria). Você poderá consultar as cidades onde os exames são aplicados através do link https://certpessoas.fgv.br/febraban/FreeAccess/CTs.aspx.

Como visualizar o resultado do meu exame?

Após a realização do exame, o resultado fica disponível para consulta em até 5 (cinco) dias úteis através do site https://certpessoas.fgv.br/febraban. O candidato deve identificar-se com login e senha e clicar na opção RESULTADO.

Quando recebo o resultado do exame realizado?

Após a realização do exame, o resultado fica disponível para consulta em até 5 dias úteis através do site https://certpessoas.fgv.br/febraban. O candidato deve identificar-se com login e senha e clicar na opção Resultado, localizada no lado esquerdo da página. Em até 40 dias, os dados da certificação são disponibilizados para consulta pública no site www.certificacaofebraban.com.br/consulta.asp.

Se eu não atingir o percentual e for reprovado e/ou faltar no exame, poderei fazer nova prova?

Se você foi reprovado no exame ou não pode comparecer no dia agendado, poderá fazer uma nova inscrição e iniciar novamente todo o processo para o exame de Certificação. Não existe um limite de provas, você poderá prestar o exame quantas vezes forem necessárias. Basta que você se inscreva, pague a taxa de inscrição e agende a sua prova.

Quando recebo meu certificado?

Os aprovados no exame receberão um Certificado Eletrônico e um manual para utilização do selo da certificação. Estes documentos serão enviados através do e-mail cadastrado no ato da sua inscrição no prazo de 30 a 90 dias após a liberação do resultado do seu exame e somente após este prazo é que seu nome ficará disponível para consulta no site www.certificacaofebraban.com.br.

Como o Correspondente e a Instituição Financeira saberão da minha Certificação?

Seu nome e o número do seu certificado estarão disponíveis para consulta no site www.certificacaofebraban.com.br, na aba PROFISSIONAIS CERTIFICADOS.

A FEBRABAN emite carteirinha?

A FEBRABAN não fornece nenhum tipo de carteirinha e/ou crachá. Além do Certificado Eletrônico, seu nome e o número do seu Certificado estão disponíveis para consulta no site www.certificacaofebraban.com.br, na barra de menu, item PROFISSIONAIS CERTIFICADOS.

Como faço para alterar meus dados de e-mail e nome?

Favor encaminhar e-mail com os dados corretos para: certificacao@febraban.org.br. Informe nome, CPF e e-mail correto.

Como faço para consultar minha certificação na base CRCP?

Acesse o site http://www.certificacaofebraban.org.br/profissionais_certificados.asp e digite seu CPF.

O proprietário da loja correspondente deve ser certificado?

De acordo com a Resolução 3.954 do BACEN: "Admite-se a certificação de uma pessoa por ponto de atendimento, que se responsabilizará, perante a instituição contratante, pelo atendimento ali prestado aos clientes." Ou seja, para se certificar, não necessariamente precisa ser o proprietário da empresa, porém o candidato que for aprovado, responderá por todos os atendimentos prestados no local.

Com o meu certificado posso atender em dois CNPJs simultaneamente?

De acordo com a Resolução 3.954, admite-se a certificação de uma pessoa por ponto de atendimento, que se responsabilizará, perante a instituição contratante, pelo atendimento ali prestado aos clientes.

Como faço para adquirir o material de estudo para a prova de certificação?

Você poderá consultar o conteúdo programático no site http://certificacaofebraban.com.br/modalidades-correspondente.asp. Clique na modalidade escolhida e visualize o link do arquivo.

Em quanto tempo o resultado do exame é disponibilizado?

Após a realização do exame, o resultado fica disponível para consulta em até 5 dias úteis através do site https://certpessoas.fgv.br/febraban. O candidato deve identificar-se com login e senha e clicar na opção RESULTADO, localizada no lado esquerdo da página.

Como faço para recuperar minha senha de acesso?

Caso não recorde ou não tenha recebido a sua senha, você deverá clicar na opção RECUPERAR SENHA, localizada na página de inscrições, digitar o CPF e aguardar o recebimento em seu e-mail de cadastro.

Como faço para receber meu certificado da Certificação online?

Identificamos que você foi certificado (a) pelo modelo de certificação online e este não oferece certificado. A autenticidade da sua certificação pode ser confirmada através do site http://www.certificacaofebraban.com.br/consulta.asp.

É obrigatório que a cobrança passe a ser registrada para todos os clientes?

Informamos que a migração da cobrança sem registro para com registro é decisão operacional e comercial do Banco com seu cliente. Melhores esclarecimentos sobre a Nova Plataforma da Cobrança poderão ser obtidos no link abaixo: https://cmsportal.febraban.org.br/Arquivos/documentos/PDF/Nova_plataforma_cobranc%CC%A7a_final.pdf

Como obter a codificação ou atribuição de códigos para geração de boletos?

Favor enviar a solicitação para servicosbancarios@febraban.org.br.

Como faço para me candidatar ao Programa de Menor Aprendiz dos bancos?

Sugerimos que cadastrar-se diretamente no site do banco que você tem interesse. A FEBRABAN não tem acesso às vagas disponíveis nos bancos.

Gostaria de me candidatar a alguma vaga no setor bancário. Qual o procedimento?

Sugerimos que cadastrar-se diretamente no site do banco que você tem interesse. A FEBRABAN não tem acesso às vagas disponíveis nos bancos.

Gostaria de me candidatar a alguma vaga no setor bancário. Qual o procedimento?

Sugerimos que cadastrar-se diretamente no site do banco que você tem interesse. A FEBRABAN não tem acesso às vagas disponíveis nos bancos.

Como faço para me candidatar à vagas disponíveis na FEBRABAN?

Favor enviar o currículo para o e-mail: recursos.humanos@febraban.org.br, mencionando o cargo ou área pretendida.

Como faço para me candidatar ao Programa de Menor Aprendiz dos bancos?

Sugerimos que cadastrar-se diretamente no site do banco que você tem interesse. A FEBRABAN não tem acesso às vagas disponíveis nos bancos.

Como faço para me candidatar ao Programa de Menor Aprendiz dos bancos?

Sugerimos que cadastrar-se diretamente no site do banco que você tem interesse. A FEBRABAN não tem acesso às vagas disponíveis nos bancos.

O que é Certificação Profissional FEBRABAN Correspondente?

A Certificação Profissional FEBRABAN Correspondente é um exame que os agentes de correspondentes que atuam no mercado de produtos financeiros fazem, para atestar seu adequado nível de especialização no desempenho de suas atividades, atendendo assim a Resolução 3.954/2011 do Banco Central do Brasil.

Por que devo ter a Certificação Profissional FEBRABAN Correspondente?

O Banco Central do Brasil na Resolução 3.954, de 24/02/11, exige a capacitação e certificação dos Correspondentes que atendem o público consumidor e a FEBRABAN é reconhecida no mercado como organismo de certificação desde 2007.

Quando será obrigatória a Certificação de Correspondente Bancário?

De acordo com a Resolução 3.954/2011 (BACEN), a certificação é obrigatória desde 24 de fevereiro de 2014.

Quais são os tipos de Certificação para Correspondentes que a FEBRABAN oferece?

A FEBRABAN elaborou 04 (quatro) programas para Certificação de Correspondentes, segmentadas conforme o ramo de atuação do profissional. Todos os módulos atendem as exigências do Banco Central do Brasil, pois contemplam aspectos práticos das operações, relacionamento com o consumidor, ouvidorias e ética. • COMPLETO - FBB-100 – Visa à certificação plena do Correspondente, habilitando-o a atuar nos segmentos alcançados pela regulamentação (Crédito Consignado, Crédito Direto ao Consumidor e Financiamento de Veículos). • CONSIGNADO - FBB-110 – Visa à certificação do Correspondente, habilitando-o a atuar nos segmentos alcançados pela regulamentação (Crédito Consignado e Crédito Direto ao Consumidor). • CRÉDITO DIRETO - FBB-120 – Visa à certificação do Correspondente, habilitando-o a atuar no segmento alcançado pela regulamentação (Crédito Direto ao Consumidor). • CRÉDITO E FINANCIAMENTO DE VEÍCULOS - FBB-130 – Visa à certificação do Correspondente, habilitando-o a atuar nos segmentos alcançados pela regulamentação (Crédito e Financiamento de Veículos e Crédito Direto ao Consumidor).

Como é feita a certificação?

Através de um exame computadorizado, realizado online em nosso site: www.certificacaofebraban.org.br. Será avaliado o conhecimento dos usuário que atuam no mercado de produtos financeiros, atestando sua capacitação no desempenho de sua atividade profissional.

Eu tenho que ter formação superior para obter estas Certificações?

A Certificação Profissional FEBRABAN não exige dos Candidatos(as) nenhum nível de escolaridade mínima para inscrever-se nos exames de certificação.

A partir de que idade pode realizar esta Certificação?

É recomendável que a certificação seja realizada por pessoas que possuem 18 anos ou mais, porém não há impedimento que a certificação seja feita a partir dos 16 anos de idade. Basta acessar o site www.certificacaofebraban.org.br para proceder com a inscrição.

Qual é a validade desta Certificação?

A certificação de Correspondente Bancário é válida por 03 (três) anos, contados a partir da data de aprovação. A certificação de Ouvidoria é válida por 04 (quatro) anos, contados a partir da data de aprovação. E cada certificação terá sua validade específica, acesse nosso site para consulta: www.certificacaofebraban.org.br.

Como eu faço minha inscrição para prestar o exame presencial?

Informamos que nossa plataforma foi atualizada e não possuímos mais a modalidade de prova para ser realizada presencialmente. Para realizar o exame de certificação, o candidato deve, através do nosso site realizar o seu cadastro. Basta acessar a página www.certificacaofebraban.org.br e seguir as orientações do site. Após o término do cadastro, o candidato gerará o boleto de pagamento.

Onde posso fazer Treinamento para este exame?

A FEBRABAN não capacita profissionais e não indica cursos de capacitação e/ou materiais para a realização dos exames de certificação que aplica. Você poderá consultar o conteúdo programático (FBB 100 - Online) no site www.certificacaofebraban.org.br. Clique na modalidade escolhida, após clique em conteúdo da prova, e visualize o link do arquivo. Temos a parceria de cursos online nos site www.infi.com.br, para contratação de cursos preparatórios para a Certificação.

Como faça a minha inscrição na Certificação Online?

Acessar nosso site: www.certificacaofebraban.org.br, Clicar em Certificações > Correspondentes/ Ou a Modalidade de Prova desejável > Selecionar a Modalidade que deseja realizar a prova > Clicar em Não Sou cadastrado, inserir os seus dados caso seja um novo cadastro e selecionar a forma de pagamento. Caso você tenha já o login de acesso: Acesse com seu login e senha > Certificações > Correspondentes/ Ou a Modalidade de Prova desejável > Selecionar a Modalidade que deseja realizar a prova, e selecionar a forma de pagamento.

Como emitir o boleto para pagamento da taxa de inscrição?

O candidato pode obter o boleto através da página de inscrições. Para emitir o boleto é necessário que você acesse o site, na página de inscrições, com o seu LOGIN e SENHA. Clique na opção da Certificações localizada no menu do lado esquerdo da página, clique em Correspondentes e na modalidade de prova clique em Acessar a Prova, ela te direcionar para a emissão de um novo boleto.

Como emitir 2ª via do boleto?

Para reemissão do boleto o candidato deve logar com seu e-mail cadastrado e com a senha enviada ao e-mail, e seguir o passo a passo para a emissão e um novo boleto: Acessar nosso site: www.certificacaofebraban.org.br, com seu login e senha > Acessar > Certificações > Correspondentes > Selecionar a Modalidade que deseja realizar a prova e selecionar a forma de pagamento, ou a segunda via do boleto ou via cartão de crédito.

Como faço para receber de volta o valor pago?

De acordo com o Regulamento aceito no momento da inscrição, cláusula 11.2 Cancelamento por parte do Usuário: “ O pedido de cancelamento e/ou desistência poderá ser realizado em até *07 dias a contar da data da inscrição e/ou pagamento, o mesmo deve ser feito através do e-mail certificacao@febraban.org.br ou no acesso ao FALE-CONOSCO disponível no site www.certificacaofebraban.org.br. *Visando o art. 49 do Código de Defesa do Consumidor – Lei 8078/90 (Art. 49. O consumidor pode desistir do contrato, no prazo de 7 dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço, sempre que a contratação de fornecimento de produtos e serviços ocorrer fora do estabelecimento comercial, especialmente por telefone ou a domicílio.)”

Como fazer inscrição para o exame de certificação?

Para realizar o exame de certificação o candidato deve, através da página de inscrições, realizar o seu cadastro. Basta acessar a página www.certificacaofebraban.com.br e clicar em e seguir as orientações do site.

Como recuperar a senha de acesso?

Caso não recorde a sua senha, o candidato deverá acessar nosso site: www.certificacaofebraban.org.br, com seu e-mail que é o login, e clicar em Esqueci a senha > a mesma será enviada ao e-mail cadastrado do candidato e após o recebimento o candidato deve acessar novamente através do site.

Como realizar nova inscrição para candidatos reprovados?

Se você foi reprovado no exame, poderá fazer uma nova inscrição e iniciar novamente todo o processo para o exame de Certificação. Não existe um limite de provas, você poderá prestar o exame quantas vezes forem necessárias. Basta que você se inscreva, pague a taxa de inscrição e realize a prova online.

Qual é a data limite para realizar o agendamento?

Atualmente não temos nenhuma limitação quanto ao tempo para realizar a prova, porém recomendamos que realize o exame o quanto antes, uma vez que sem o Certificado você não poderá atuar como agente correspondente.

Paguei a taxa de inscrição, como faço o agendamento do exame?

Ao pagar a taxa de inscrição, você terá que aguardar o prazo de compensação (dois a três dias úteis) e após a confirmação do pagamento, o sistema disponibilizará a opção de Acessar a prova.

Como realizar o acessar a prova?

Após o pagamento da taxa de inscrição, você terá que aguardar o prazo de compensação (dois a três dias) e após a confirmação do pagamento o sistema disponibilizará a opção para acessar a prova. O candidato deve, Acessar nosso site: www.certificacaofebraban.org.br, com seu login e senha > Acessar >Acessar a Prova > Com o Login e Senha > Clicar em Concordo com o termo de responsabilidade para continuar com a prova > Acessar a Prova > e clicar em Iniciar a Prova.

Prova Travada?

Em caso de prova travada no sistema o candidato deve acessar novamente e clicar em FINALIZAR PROVA, para que possa gerar corretamente sua pontuação. Ressaltamos que para que você tenha êxito na execução da prova recomendamos as seguintes orientações: O acesso deve ser realizado através de internet banda larga fixa (internet cabeada) através do computador, não sendo recomendado o acesso por dispositivos móveis (aparelhos celulares, tablet e outros), pois pode ocorrer instabilidade na conexão de rede. NÃO É RECOMENDÁVEL ACESSO VIA WI-FI. Fechar todos os programas do computador (por exemplo: sistema de revenda, sistema de banco, páginas de internet, entre outros programas) mantendo somente o acesso à prova, pois poderá ocorrer lentidão no decorrer da realização da prova. Browsers e/ou navegadores indicados para acesso à prova: Google Chrome e Internet Explorer e em ambos os navegadores devem estar habilitados o Java Script. Requisitos mínimos técnicos da máquina: 4GB de RAM; Processador Intel core I3 ou superior; Windows 7, 8.1, 10; Internet de 2 MB ou superior. Caso tenha instabilidade em sua rede de internet, travando o funcionamento de sua prova, feche o navegador; acesse novamente quando a conexão estiver estável, digite seu e-mail e senha, pois será reiniciada a sua prova do mesmo ponto em que a prova parou, com o tempo restante a ser utilizado.

Quantas questões têm cada exame e qual o tempo de duração?

O exame da Certificação Profissional Correspondente Completo é composto por 50 (Cinquenta) questões com duração de 02 (duas) horas. Os exames para Correspondente Consignado, Crédito Direto ao Consumidor e Crédito e Financiamento de Veículos são compostos por 30 (cinquenta) questões com duração de 02 (duas) horas. Para maiores informações sobre dúvidas na quantidade de questões de cada certificação temos essas informações em nosso site: www.certificacaofebraban.org.br.

Qual é o percentual exigido para ser aprovado?

"O candidato que tiver aproveitamento igual ou superior a 70% (setenta por cento) do exame será considerado aprovado e apto a receber a Certificação."

Como faço para receber cópia da minha prova?

A FEBRABAN não fornece exemplares das Questões aos candidatos, mesmo após o exame. Por se tratar de uma plataforma online com questões randômicas, as quais foram validadas pela comissão de Certificação com a diretoria dos Bancos, o gabarito não é aberto ao público. Por medidas de precaução, visando o vazamento de conteúdo restrito do banco de questão, os gabaritos de provas não são divulgados, salvo solicitação via com processo jurídico da FEBRABAN. Quaisquer outras informações consideradas necessárias pelo Comitê de Certificação serão divulgadas dentro do Sistema de Certificação.

Como visualizar o resultado do meu exame?

O resultado da prova será divulgado dentro do Sistema de Certificação, o qual o(a) usuária(a) visualizará ao final da prova, o mesmo será demonstrado na tela em percentual de acerto.

Quando recebo o resultado do exame realizado?

Após a realização do exame, o resultado da prova será divulgado dentro do Sistema de Certificação, o qual o(a) usuária(a) visualizará ao final da prova, o mesmo será demonstrado na tela em percentual de acerto. O resultado fica disponível em nosso site para consultar pública em 24 horas após a aprovação acesse: www.crcp.org.br.

Se eu não atingir o percentual e for reprovado e/ou faltar no exame, poderei fazer nova prova?

Informamos que nossas Certificações possuem duas tentativas de provas se você foi reprovado nas duas provas, poderá fazer uma nova inscrição e iniciar novamente todo o processo para o exame de Certificação. Não existe um limite de provas, você poderá prestar o exame quantas vezes forem necessárias. Basta que você se inscreva, pague a taxa de inscrição e realize sua prova.

Consigo Cancelar a minha inscrição da Prova?

O cancelamento de prova de certificação, e direitos de todas as partes envolvidas no processo, serão analisadas e divulgadas aos mesmos através do contato de e-mail cadastrados em sistema.

Quando recebo meu certificado?

Para emitir o seu certificado, Acesse nosso sistema: www.certificacaofebraban.org.br com seu login e senha, clique em acessar a prova e vá em > Meus Certificado e Clique em Baixar Certificado para obter o arquivo e *.pdf de seu certificado. O resultado fica disponível em nosso site para consultar pública em 24 horas após a aprovação acesse: www.crcp.org.br.

Como o Correspondente e a Instituição Financeira saberão da minha Certificação?

Os dados de registros da certificação serão publicados no ambiente do Sistema de Certificação, cujo acesso é público (site: www.crcp.org.br) restrito às pessoas indicadas pela Certificação Profissional FEBRABAN e à pessoa certificada. As informações divulgadas incluem: Nome da certificadora, Nome do(a) profissional certificado(a), Número do certificado e/ou registro da certificação, Nome e/ou descrição da certificação, Data de aprovação e Data de validade.

A FEBRABAN emite carteirinha?

A FEBRABAN não fornece nenhum tipo de carteirinha e/ou crachá. Além do Certificado Eletrônico, seu nome e o número do seu Certificado estão disponíveis para consulta no site www.crcp.org.br. Para baixar o certificado em arquivo em *.pdf e adquirir o manual de uso da marca e o Selo da Certificação, o usuário deve acessar o site www.certificacaofebraban.org.br e informar o e-mail e senha cadastrados e acessar a prova realizada, clicar em Meus Certificados e Baixar Certificado.

A FEBRABAN pode Cancelar minha Certificação?

Relativamente ao Usuário(a), que não respeitar o Regulamento da FEBRABAN e/ou o Código de Conduta, faltar com a verdade, omitir dados ou usar de ma fé, falsificando ou emprestando dados pessoais para terceiros para que possam se prevalecer dos benefícios ofertados, ou infringir este regulamento.

Posso Excluir o Registro de minha Cetificação?

O cancelamento do Registro de Certificação é válido para os dados vigentes, o qual uma vez solicitado, após execução será uma ação permanente, não sendo possível reaver a certificação cancelada, pois os dados da mesma serão excluídos da base de dados do site de consulta www.crcp.org.br. Após o cancelamento para obter a certificação será apenas mediante a realização de nova inscrição. Para efetivar o cancelamento o usuário deve encaminhar carta de próprio punho solicitando o cancelamento e motivo por tal, devendo conter os dados: Nome completo, número do CPF, número, modalidade e validade do Certificado e também o telefone e e-mail de contato. A carta deverá ser assinada (assinatura deverá ser igual ao documento RG ou CNH) e enviada juntamente com a cópia do CPF e RG ou CNH ao endereço: FEBRABAN - Federação Brasileira de Bancos – Departamento de Certificação - Av. Brigadeiro Faria Lima, 1.485 – 14º andar - São Paulo – SP - CEP: 01452-002.

Como faço para consultar minha certificação na base CRCP?

Acesse o site www.crcp.org.br e digite seu C.P.F, faça o reconhecimento do NÃO SOU UM ROBÔ e consulte.

O proprietário da loja correspondente deve ser certificado?

De acordo com a Resolução 3.954 do BACEN: "Admite-se a certificação de uma pessoa por ponto de atendimento, que se responsabilizará, perante a instituição contratante, pelo atendimento ali prestado aos clientes." Ou seja, para se certificar, não necessariamente precisa ser o proprietário da empresa, porém o candidato que for aprovado, responderá por todos os atendimentos prestados no local.

Com o meu certificado posso atender em dois CNPJ's simultaneamente?

De acordo com a Resolução 3.954, admite-se a certificação de uma pessoa por ponto de atendimento, que se responsabilizará, perante a instituição contratante, pelo atendimento ali prestado aos clientes.

Como faço uma reclamação?

Os(as) Usuários(as) podem reclamar da atuação da FEBRABAN durante os processos de certificação, excetuadas as decisões da Comitê de Certificação. A Reclamação deve ser apresentada usando a ferramenta disponibilizada dentro do site, sempre obedecendo às orientações de procedimento, via FALE CONOSCO através do site www.certificacaofebraban.org.br. As reclamações serão tratadas de acordo com o procedimento interno da área de certificação. Após a análise da Reclamação, será dada resposta por escrito ao Reclamante, devidamente justificada.

Como faço para adquirir o material de estudo para a prova de certificação?

Você poderá consultar o conteúdo programático no site http://certificacaofebraban.com.br/modalidades-correspondente.asp. Clique na modalidade escolhida e visualize o link do arquivo. Informamos que você pode contratar o treinamento a parte, ou em nosso site baixar o conteúdo programático, onde consta todos os assuntos abordados na prova.

Como faço para recuperar minha senha?

Caso não recorde ou não tenha recebido a sua senha, o candidato deve Acessar nosso site: www.certificacaofebraban.org.br, com seu e-mail, e clicar em Esqueci a senha > a mesma será enviada ao e-mail cadastrado do candidato e após o recebimento o candidato deve acessar novamente através do site.

Como faço para receber meu certificado da Certificação Online Série 200?

Identificamos e informamos que o seu certificado é do modelo Online – Série - 200, e este não oferece certificado físico. Todos os bancos associados junto a FEBRABAN estão ciente deste tramite. A autenticidade da sua certificação pode ser confirmada através do site www.crcp.org.br.

Onde encontro os arquivos das palestras para download?

Acesse: https://portal.febraban.org.br/paginas/51/pt-br/#, lembrando que apenas palestras autorizadas estarão disponíveis.

Como faço para obter o Certificado de participação no evento?

Acesse o site da FEBRABAN (www.febraban.org.br), escolha no menu "Eventos", vá em "Acesse seu Cadastro", e dentro de "Minha Conta" você poderá emitir seu Certificado.

Como saber se a instituição que eu trabalho é Associada à FEBRABAN?

Acesse a página oficial da FEBRABAN www.febraban.org.br. Abra a aba FEBRABAN no menu horizontal e veja a lista de instituições associadas clicando na opção “Associados”.

Onde encontro os valores para me inscrever em um evento?

Acesse https://portal.febraban.org.br/pagina/29/2/pt-br/eventos

Como faço para me inscrever em um evento?

Todas as inscrições devem ser efetudas pelo site da FEBRABAN: https://portal.febraban.org.br/pagina/29/2/pt-br/eventos

Quais são as opções para pagamento das inscrições?

As inscrições podem ser pagas por boleto bancário ou cartão de crédito, nacional e internacional, em até 3 vezes, sem juros.

Como faço para cancelar minha inscrição?

Se a inscrição não estiver paga, acesse o site da FEBRABAN (www.febraban.org.br), escolha no menu "Eventos", vá em "Acesse seu Cadastro", e dentro de "Minha Conta" e cancele. No caso de a inscrição estar paga, você deve solicitar por e-mail, para eventos@febraban.org.br até 5 dias úteis antes da realização do evento. No caso da inscrição estar paga, os reembolsos serão efetuados pelo valor líquido, deduzidas todas as despesas bancárias provenientes da transferência bancária. Após o prazo estipulado acima não serão aceitos pedidos de reembolso ou cancelamentos.

Não poderei ir ao evento. Como posso alterar os dados do participante?

Acesse o site da FEBRABAN (www.febraban.org.br), escolha no menu "Eventos", vá em "Acesse seu Cadastro", e dentro de "Minha Conta" e efetue a substituição do participante. O prazo para essa ação está informada no site. Na realização do evento as substituições somente serão aceitas de forma completa e após a organização receber um e-mail do responsável ou superior imediato com a autorização. A organização cobrará uma taxa de R$ 250,00 pela reemissão de crachá, em caso de perda. O respectivo pagamento deverá ser efetuado no ato da solicitação.

Onde encontro a agenda com a programação dos auditórios do CIAB?

No portal da FEBRABAN: https://portal.febraban.org.br/pagina/29/2/pt-br/eventos

Como faço para obter a NF da minha inscrição?

As NFs tem um prazo para emissão de até 10 dias úteis após a realização do evento e são enviadas para o e-mail cadastrado na PMSP (PJ) e/ou para o indicado no ato da inscrição no caso de PF. Além disso ficam disponíveis para impressão em "Minha Conta"

Onde encontro o calendário com os eventos do ano?

Acesse https://portal.febraban.org.br/pagina/29/2/pt-br/eventos

Oportunidade de patrocínio

Para obter informações sobre as oportunidades de patrocínio de eventos FEBRABAN, envie um e-mail para: fernanda.castillo@febraban.org.br ou ligue para (11) 3244-9897.

Quer apresentar sua empresa a FEBRABAN?

Envie uma apresentação para gerencia.compras@febraban.org.br

Como faço para receber informações sobre os eventos da FEBRABAN? Me cadastrar no mailing da FEBRABAN?

Acesse https://portal.febraban.org.br/pagina/29/2/pt-br/eventos, e preencha seus dados em no item que está no final da página como "Cadastre-se".

Oportunidade de patrocínio

Para obter informações sobre as oportunidades de patrocínio de eventos FEBRABAN, envie um e-mail para fernanda.castillo@febraban.org.br ou ligue para (11) 3244-9897