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14/06/2023

Bancos negociam mais de 2 milhões de contratos durante Mutirão de Negociação e Orientação Financeira

Volume de contratos repactuados desde o início da pandemia, em 2020, supera 26 milhões

 

Os bancos repactuaram 2,057 milhões contratos no mais recente Mutirão de Negociação e Orientação Financeira, que ocorreu entre os dias 1º e 31 de março de 2023. Com isso, sobe para 26,3 milhões o número total de contratos repactuados pelo sistema bancário desde o início da pandemia, em março de 2020.

O volume de março supera em 21% o resultado de março de 2022, quando 1,7 milhão de contratos foram renegociados pelos bancos. No mutirão realizado entre 1º e 30 de novembro de 2022 foram negociados 2,325 milhões de contratos.

O Mutirão Nacional de Negociação de Dívidas e Orientação Financeira é uma iniciativa conjunta da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Banco Central do Brasil, Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e Procons e tem por objetivo contribuir para reduzir o endividamento do consumidor bancário.

As ações acontecem nos meses de março (mês do consumidor) e de novembro desde 2019 e, por meio delas, podem ser negociadas dívidas em atraso no cartão de crédito, cheque especial e outras modalidades de crédito que não tenham bens dados em garantia, como veículos, motocicletas e imóveis.

Como os bancos costumam ofertar, além de orientação financeira, condições especiais para a regularização de contratos em atraso durante os mutirões (parcelamento, descontos no valor da dívida ou taxas de juros reduzidas para refinanciamento), a mobilização costuma contribuir para o aumento da procura por negociações.

Segundo dados da Senacon, por meio da plataforma Pro Consumidor, que reúne dados dos 615 Procons do país, durante o mutirão em março foram registradas 11.700 solicitações de consumidores por renegociação e parcelamento de dívidas, das quais 5.988 (51,2%) foram dirigidas a bancos, financeiras e administradoras de cartão. O volume é maior que a somatória dos registros abertos nos dois primeiros meses do ano (8.350) nos Procons, confirmado o interesse do consumidor por regularizar suas pendências financeiras.

No ConsumidorGovBr, do Ministério da Justiça, 86,3% das demandas abertas pelos consumidores em março foram direcionadas a bancos, financeiras e administradoras de cartão. Cartão de crédito, crédito pessoal e empréstimos foram os assuntos mais reclamados, respondendo por 76,5% dos registros.

Das demandas finalizadas (14.781), 99% foram respondidas pelas instituições financeiras em até 6 dias. O índice médio de solução foi de 82,7%.

“Mais uma vez a ação teve efeito positivo e concreto para o consumidor. A renegociação de dívidas previne o superendividamento e reduz o custo da inadimplência. Ganham todos. Além disso, fomentam a economia e contribuem para uma expansão das operações de crédito”, afirma Isaac Sidney, presidente da Febraban.

Como ocorreu nas edições anteriores, o foco dos mutirões é também a educação financeira. Uma página eletrônica exclusiva com orientações sobre como gerir o orçamento doméstico, ter hábitos saudáveis e evitar a inadimplência foi disponibilizada durante a campanha por meio da plataforma Meu Bolso em Dia Febraban, que é aberta, gratuita, e traz um programa de recompensas para incentivar o engajamento do consumidor.

Nesta edição do mutirão, o site recebeu mais de 468 mil acessos.

O Mutirão também teve ampla repercussão na mídia, com 1.608 citações nominais por veículos de imprensa, reproduzido por 924 rádios em 808 municípios.

 

Febraban – Federação Brasileira de Bancos
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