Notícias

FEBRABAN premia trabalhos acadêmicos sobre economia bancária

Um modelo para prever bons e maus pagadores no programa de habitação popular foi o primeiro colocado entre os melhores trabalhos acadêmicos inscritos na 8ª edição do Prêmio INFI-FEBRABAN de Economia Bancária, que realiza, na próxima quarta-feira (22/03), a cerimônia de premiação. Os efeitos do crédito bancário, sobre as famílias e sobre os próprios bancos; a regulação do sistema financeiro e a política monetária foram os temas tratados pelos vencedores. Os premiados receberão um total de R$ 57 mil na cerimônia, que será realizada em São Paulo.

O primeiro lugar ficou com o trabalho “Predição do bom e do mau pagador no Programa Minha Casa, Minha Vida”, de José Rômulo de Castro Vieira. “Conhecer a dinâmica do crédito realizado por instituições públicas despertou o desejo de pesquisar os possíveis efeitos gerados na economia, dada a problemática atual no processo de aquisição de uma habitação”, destaca o autor premiado.

Na mesma categoria, de teses e dissertações, o segundo lugar ficou com o trabalho de Marco Antonio Borges, intitulado “Expansão do Crédito, comprometimento de renda e vulnerabilidade das famílias brasileiras na década de 2000”, enquanto a terceira colocação é da pesquisa “Harmonizando as dimensões macro e micro da regulação financeira: evidências do mercado brasileiro”, de José Américo Pereira Antunes e Claudio Oliveira de Moraes.

Na categoria de graduação, o primeiro lugar ficou com Vinícius José Gimenes Strano, com trabalho sobre “O impacto das atas do Copom sobre a estrutura a termo da taxa de juros”. O segundo colocado é o trabalho de Ana Vitória Cunha, intitulado “A relação entre o perfil das operações de crédito e a rentabilidade dos bancos no Brasil”.

Já na categoria especial Educação Financeira, o trabalho de Gabriel Garber e Sérgio Mikio Koyama foi o vencedor, sob o título “Policy-effective financial knowledge and atitude factors”.

O diretor de Regulação Prudencial, Riscos e Assuntos Econômicos da FEBRABAN, Rubens Sardenberg, ressalta a qualidade dos artigos e dissertações premiados neste ano. “É um orgulho, por mais um ano, realizar uma ação que incentiva a pesquisa na área bancária, especialmente cientes da importância da educação no desenvolvimento econômico de qualquer sociedade”, declarou.

 

 

 

Assunto
Período
>>BUSCA AVANÇADA
Diretoria de Comunicação da Febraban
Email: imprensa@febraban.org.br
Tel: 55 11 3244-9942/9831
Twitter: @febraban

Equipe:
Cleide Rodriguez - Gerente de Comunicação
Adriana Mompean - Assessora de Imprensa
Arthur Chioramital - Assessor de Imprensa
Anna Gabiatti - Assistente