Indicadores

Com o objetivo de proporcionar transparência, liberdade de escolha e fortalecer as boas práticas de mercado, a Autorregulação do Consignado consolida e divulga informações relativas a demandas apresentadas por clientes e usuários atendidos por correspondentes no país.

Evolução do índice até Março 2023

Menor que 0,06% Acima ou igual a 0,06%
Em conformidade Não Conforme

O índice de reclamações considera a divisão do volume de reclamações pelo número de contratos ativos.

O índice de ações judiciais considera a divisão do volume de ações judiciais pelo número de contratos ativos.

Em ambos os casos, são apontadas apenas reclamações e ações judiciais entrantes consideradas procedentes no mês.

Evolução do índice até Abril 2023

Menor que 0,04% Acima ou igual a 0,04%
Em conformidade Não Conforme

Evolução do índice até Julho 2023

Menor que 0,02% Acima ou igual a 0,03%
Em conformidade Não Conforme

O índice de reclamações considera o resultado da divisão do volume de reclamações pelo número de contratos produzidos nos últimos 12(doze) meses.

O índice de ações judiciais considera o resultado da divisão do volume de ações judiciais pelo número de contratos produzidos nos últimos 12(doze) meses.

Em ambos os casos, são apontadas apenas reclamações e ações judiciais entrantes consideradas procedentes no mês, desde que se refiram a operações produzidas em até 12(doze) meses.

Cálculo

Reclamação
Índice = Qnt de Reclamações
Qnt. de Contratos produzidos nos últimos 12 meses
Ação Judicial
Índice = Qnt de Ações Judiciais
Qnt. de Contratos produzidos nos últimos 12 meses

As informações aqui disponíveis são fornecidas e atualizadas mensalmente pelas Instituições Financeiras participantes da Autorregulação do Consignado e as consultas podem ser feitas por CNPJ, nome fantasia ou razão social dos Correspondentes.

Base de dados dos Correspondentes de Crédito Consignado

Mês base: Julho/2024

(¹) Índice de reclamações procedentes: Demandas provenientes dos canais internos das Instituições Financeiras, Banco Central do Brasil, Consumidor.gov.br, SINDEC e canal Não me Perturbe (www.naomeperturbe.com.br). O índice corresponde ao total de reclamações procedentes registradas por consumidores e encerradas no mês base (relacionadas a condutas praticadas por correspondentes), dividido pela quantidade de contratos de operações de consignado do Correspondente produzidos nos últimos 12 meses.

(²) Índice de ações judiciais procedentes: Ações relacionadas a condutas praticadas por correspondentes. O índice corresponde ao total de ações judiciais procedentes no mês base (relacionadas a condutas praticadas por correspondentes), dividido pela quantidade de contratos de operações de consignado do Correspondente produzidos nos últimos 12 meses.

  • Composição da base de dados: correspondentes com mais de 3.000 operações ativas de crédito consignado ou mais de 3 reclamações no mês de referência.