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02/10/2023

Febraban lança Guia de Boas Práticas de Relacionamento com os Vulneráveis

Documento lista mais de 200 práticas de 9 bancos sobre o tema e compartilha experiências sobre oferta de produtos e serviços voltados a consumidores que precisam de cuidado especial, e sobre atendimento mais qualificado e inclusivo

 

A  FEBRABAN (Federação Brasileira de Bancos) está lançando hoje (2) o Guia de Boas Práticas de Relacionamento com os Vulneráveis, que tem o objetivo de compartilhar experiências e boas práticas implementadas pelas instituições financeiras relacionadas às novas demandas e públicos da sociedade, que exigem ações direcionadas e específicas para atender as necessidades de clientes que precisam de cuidado especial em razão de deficiências, idade, escolaridade, conhecimento digital e superendividamento.

O Guia teve origem no Normativo SARB (Sistema de Autorregulação Bancária) 24/2021, que estabelece diretrizes para promoção do aperfeiçoamento dos padrões de qualidade e serviços das instituições financeiras signatárias no relacionamento com os consumidores considerados potencialmente vulneráveis, da Autorregulação Bancária da Febraban, criada há 15 anos, e que conta, hoje, com a adesão voluntária dos 25 maiores bancos do país, especificamente. O Guia também recebeu o apoio do Banco Central.

Foi apresentado, ainda, um rol com exemplos de características que, isolada ou conjuntamente, são indicativas de vulnerabilidade: capacidade civil; deficiência física ou mental; acometimento de doença grave, conforme previsto na legislação; superendividamento; grau de escolaridade; habilidade ou maturidade digital; idade; e renda do consumidor.

“Nosso objetivo foi dar concretude a um compromisso voluntário da Autorregulação Bancária e, a partir da experiência dos bancos com clientes em situações de vulnerabilidade, mapear boas práticas que contribuem para uma relação mais igualitária, inclusiva e sustentável com o consumidor. Foram mapeadas mais de 200 práticas de 9 bancos, que participaram de forma colaborativa, em um trabalho que envolveu o apoio de diversas áreas das instituições financeiras”, explica Amaury Martins, diretor de Sustentabilidade, Cidadania Financeira, Relações com o Consumidor e Autorregulação da Febraban.

“Foi um processo rico de diálogo, troca de experiências e levantamento de iniciativas existentes nos bancos. Conseguimos ver novas perspectivas para que os produtos e serviços bancários estejam cada vez mais adequados ao perfil e reais necessidades de um consumidor que precisa de um olhar especial. Assim, poderemos proporcionar um atendimento mais qualificado, inclusivo e solidário nas instituições financeiras”, acrescenta.

Entre as práticas mapeadas, por exemplo, um dos bancos participantes relatou que, quando o cliente vai a um caixa eletrônico, a instituição já tem mapeado seu grau de vulnerabilidade. Neste caso, se o consumidor quiser contratar crédito no autoatendimento, ele deve receber apoio e esclarecimentos de um funcionário identificado do banco.

Em outro caso, quando o cliente liga para o serviço de atendimento do banco, já é identificado que ele é um consumidor vulnerável e que precisa de atendimento especial. Já outro participante conta com um guia de linguagem. Trata-se de uma forma de explicar produtos e serviços bancários de uma forma mais simples e acessível a pessoas que tenham dificuldade de compreensão ou ainda pouca habilidade com o mundo digital.

A coleta das boas práticas se deu por meio de questionário e interações com os bancos participantes. Os temas abordados foram: definição e identificação dos públicos vulneráveis; política institucional de relacionamento com o consumidor e proteção dos públicos vulneráveis; oferta e publicidade de produtos e serviços adequadas ao perfil do consumidor; utilização da linguagem simples; atendimento equitativo; programas de educação e inclusão financeira dos vulneráveis; engajamento e treinamento dos colaboradores; concepção de produtos ao público vulnerável e contratação com o público vulnerável.

O Guia de Boas Práticas de Relacionamento com os Vulneráveis está disponível neste link.

Assista à entrevista sobre o Guia feita por Mona Dorf, diretora-adjunta de Mídias Sociais da Febraban, com Juliana Mozachi Sandri, chefe do Departamento de Supervisão de Conduta do Banco Central; Tatiana Grecco, presidente do Conselho da Autorregulação Febraban, e Amaury Oliva  a partir das 18h de hoje no Linkedin da Febraban neste link.

 

Febraban - Federação Brasileira de Bancos
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