Logo FEBRABAN
 Área Restrita      Fale Conosco      Newsletter    

Notícias

Você está em:
26/03/2019

Informativo Semanal de Economia Bancária (Iseb)

A ata do Copom, o Relatório Trimestral de Inflação, a Notas de Crédito do Banco Central, o IPCA-15 e a taxa de desemprego são os destaques da agenda econômica da semana, destaca o Informativo Semanal de Economia Bancária, publicado nesta segunda-feira (25) pela FEBRABAN.

Como esperado pelo mercado financeiro, o Copom manteve a taxa Selic estável em 6,5% ao ano em sua última reunião, realizada nos dias 19 e 20 de março. No comunicado pós-reunião, o comitê afirmou que os dados apontam para a continuidade da recuperação econômica, embora bem mais lenta que a esperada.

O Iseb também mostra que a Pesquisa Especial de Crédito da FEBRABAN, feita com os cinco maiores bancos do país, estima que o saldo total de crédito em fevereiro deve ter crescido 0,2% ante janeiro, e 5,4% na comparação com fevereiro do ano passado. 

Segundo o estudo, o resultado é positivo e sugere pequena aceleração do ritmo de crescimento da carteira, mas deve ser visto com ressalvas, já que o mês de fevereiro deste ano contou com um número de dias úteis maior, em função de o feriado de Carnaval ter caído em março.

Na terça-feira (26), o IBGE divulgará o IPCA-15, e, de acordo com estimativa feita pela Bloomberg, o mercado financeiro espera alta de 0,50% para o índice, levando o indicador a 4,14% no acumulado em 12 meses _ ante 3,73% observado em fevereiro. 

Outro dado importante que será divulgado na semana será o da Pnad Contínua, pelo IBGE na sexta-feira (29), que trará a taxa de desemprego do trimestre encerrado em fevereiro.

Estimativas feitas por representantes do mercado financeiro revelam que o desemprego poderá ter subido de 12,0% para 12,5% na passagem de janeiro para fevereiro. O fraco desempenho do mercado de trabalho é resultado de influências sazonais mas, também, reflexo do ritmo lento da recuperação econômica.

De acordo com o Iseb, na agenda externa, dois eventos devem concentrar as atenções do mercado financeiro: uma nova rodada de negociações entre norte-americanos e chineses para o acordo comercial entre os dois países; e nova votação sobre o Brexit no Parlamento Britânico, que pode adiar a saída da Grã-Bretanha do bloco europeu, prevista inicialmente ocorrer nesta sexta (29,) para o dia 22 de maio. 

O Informativo Semanal de Economia Bancária completo está disponível neste link.

Assunto
Período
>>BUSCA AVANÇADA
Diretoria de Comunicação da Febraban
Email: imprensa@febraban.org.br

João Borges - Diretor Executivo Comunicação, Marketing, Mídias Sociais e Eventos


Atendimento à imprensa :
Gustavo Paul – Diretor-Adjunto de Comunicação
Adriana Mompean - Assessora de Imprensa
Patricia Polo - Assessora de Imprensa

Mídias Sociais :
Mona Dorf- Diretora-Adjunta de Mídias Sociais e Eventos
Carlos Cidra - Assessor de Mídias Sociais
Majory Cristine - Assessora de Mídias Sociais