Logo FEBRABAN
 Área Restrita      Fale Conosco      Newsletter    

Notícias

Você está em:
24/04/2017

Pedro Moreira Salles é o novo presidente do conselho diretor da FEBRABAN

No final de março, Pedro Moreira Salles foi eleito presidente do Conselho Diretor da FEBRABAN, em Assembleia Geral Ordinária que manteve Murilo Portugal na presidência executiva da entidade e elegeu os novos ocupantes do Conselho Diretor, da Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal da entidade para o triênio 2017/2020. Pedro substitui Roberto Setubal, ambos, respectivamente, presidente do conselho diretor e presidente do Itaú Unibanco.

Entre outras atividades, Pedro é também membro do conselho orientador da Fundação Osesp e membro do conselho deliberativo do INSPER. Filho do banqueiro e embaixador Walter Moreira Salles, graduou-se em economia e história pela Universidade da Califórnia e cursou o mestrado de Relações Internacionais em Yale. Em 1983 ingressou na Brasilpar, companhia paulista com participação acionária da família Moreira Salles; 15 anos depois tornou-se presidente do conselho do Unibanco e, em 2008, com a fusão com o Itaú, passou a presidir o conselho da instituição.

Em recente depoimento feito para o livro sobre a FEBRABAN e o setor bancário brasileiro, a ser lançado em dezembro como parte das comemorações pelos 50 anos da entidade, completados neste ano, Pedro Moreira Salles faz uma avaliação da importância do sistema financeira para um país.  “Nada transforma mais um sistema financeiro do que a economia de um País: o sistema financeiro é um grande reciclador da poupança, que, transformada em crédito, alimenta os investimentos e o consumo.”

Pedro Moreira Salles avalia que nas últimas cinco décadas o sistema financeiro evoluiu de tal forma que levou a entidade a ampliar de forma significativa a interlocução com vários setores da sociedade. Desde sua criação, a FEBRABAN foi um interlocutor preferencial do sistema financeiro com a autoridade reguladora. Hoje, porém, a entidade dialoga com a associação dos consumidores, sindicatos, a mídia, além, do legislativo, o judiciário, ministério da Fazenda, entre outros órgãos, fóruns e instâncias.

Para ele, um país que se industrializa, como  Brasil, que se transforma, o sistema financeiro tem um papel fundamental a cumprir. E os bancos têm cumprido esse papel.

Diretoria

A Assembleia Geral Ordinária da FEBRABAN, realizada em 23 de março para eleger o novo mandato dos ocupantes do comando da entidade, Murilo Portugal Filho, presidente executivo da FEBRABAN, foi reconduzido ao cargo que ocupa desde 2011. Com longa carreira no serviço público, trabalhou na presidência da República, no Ministério do Planejamento e no Ministério da Fazenda. Foi diretor-executivo do Banco Mundial e diretor executivo do Fundo Monetário Internacional, onde também atuou como vice-diretor-gerente. Bacharel em Direito pela Universidade Federal Fluminense, diplomou-se em Desenvolvimento Econômico pela Universidade de Cambridge e é mestre em Economia pela Universidade de Manchester, Inglaterra. 

Assunto
Período
>>BUSCA AVANÇADA
Diretoria de Comunicação da Febraban
Email: imprensa@febraban.org.br

João Borges - Diretor Executivo Comunicação, Marketing, Mídias Sociais e Eventos


Atendimento à imprensa :
Gustavo Paul – Diretor-Adjunto de Comunicação
Adriana Mompean - Assessora de Imprensa
Patricia Polo - Assessora de Imprensa

Mídias Sociais :
Mona Dorf- Diretora-Adjunta de Mídias Sociais e Eventos
Carlos Cidra - Assessor de Mídias Sociais
Majory Cristine - Assessora de Mídias Sociais