Logo FEBRABAN
 Área Restrita      Fale Conosco      Newsletter    

Eventos

54º Café com Sustentabilidade

23 de maio de 2018 - Auditório FEBRABAN

54º Café com Sustentabilidade
O novo Código Florestal (Lei 12.651/12) exige a recuperação da vegetação nativa em mais de 20 milhões de hectares que sofreram desmatamentos ao longo das últimas décadas. Os passivos localizados nas Áreas de Preservação Permanente (APP) e na Reserva Legal (RL), parcela do imóvel rural que deve ser destinado à conservação ambiental, demandam investimentos e são um mercado potencial da ordem de R$ 69 bilhões, considerando o financiamento em apenas 25% da área total a ser recomposta. Os custos do reflorestamento não são desprezíveis e podem ser especialmente elevados para pequenos e médios produtores. A exploração econômica da Reserva Legal, como permitido pelo novo Código Florestal, pode contribuir para melhorar o fluxo de caixa da propriedade.
 
O 54° Café com Sustentabilidade da FEBRABAN apresentará os resultados do estudo “Financiamento de recomposição florestal com exploração econômica da Reserva Legal”, fruto de uma parceria com o Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas (FGVces) com o objetivo de identificar e avaliar modelos para o financiamento da recomposição florestal em áreas de Reserva Legal onde há possibilidade de exploração econômica. Foram realizadas análises e modelagens para três estados (Mato Grosso, São Paulo e Paraná), considerando a gestão da propriedade e modelos que possam reduzir o risco de crédito das operações. O estudo buscou ainda identificar potenciais regiões e clientes para atuação dos bancos nesse mercado. Após a apresentação, representantes de bancos, do setor produtivo, Governo e academia discutirão os possíveis arranjos produtivos e alternativas de funding para viabilizar os projetos de restauração florestal no Brasil.

 

08h30

Welcome Coffee e Credenciamento

Auditório FEBRABAN

09h00

Abertura Institucional

Auditório FEBRABAN

Mário Sérgio Vasconcelos  (Palestrante) Diretor de Relações Institucionais da FEBRABAN

09h05

Financiamento da recomposição florestal com exploração econômica da Reserva Legal

Auditório FEBRABAN

Annelise Vendramini (Palestrante) Coordenadora do Programa de Finanças Sustentáveis do FGVcesAnnelise Vendramini é a coordenadora do Programa de Finanças Sustentáveis do Centro de Estudos em Sustentabilidade da FGV. Mestre e doutora em Administração pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo, é pesquisadora no tema de gestão estratégica corporativa para a sustentabilidade e finanças sustentáveis e leciona estes temas no mestrado em administração e economia da FGV. Possui vasta experiência profissional em finanças e planejamento estratégico, tendo trabalhado em organizações como International Finance Organization (IFC), PricewaterhouseCoopers, WWF, Enron, Whirpool S.A, Braskem, entre outras. Entre os temas de estudos e publicações que coordenou no GVces estão: modelagens econômicas e financeiras para a sustentabilidade, Agricultura de Baixo Carbono, sistema financeiro e sustentabilidade, valoração econômica de serviços ecossistêmicos e finanças da conservação.

09h35

Arranjos possíveis: fatores essenciais para viabilizar os projetos de restauração florestal

Auditório FEBRABAN

Eduardo Gusson (Debatedor) Pesquisador da FGV
Susian Martins (Debatedor) Pesquisadora da FGVFormada em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de São Carlos; Mestrado e Doutorado pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” da Universidade de São Paulo. Trabalhou em instituições como Embrapa, Cepagri/Unicamp, FGV, Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas. Atualmente é Pesquisadora do Observatório ABC, uma iniciativa da FGVAgro com o objetivo de envolver a sociedade no debate sobre economia de baixo carbono.
Annelise Vendramini (Moderador) Coordenadora do Programa de Finanças Sustentáveis do FGVcesAnnelise Vendramini é a coordenadora do Programa de Finanças Sustentáveis do Centro de Estudos em Sustentabilidade da FGV. Mestre e doutora em Administração pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo, é pesquisadora no tema de gestão estratégica corporativa para a sustentabilidade e finanças sustentáveis e leciona estes temas no mestrado em administração e economia da FGV. Possui vasta experiência profissional em finanças e planejamento estratégico, tendo trabalhado em organizações como International Finance Organization (IFC), PricewaterhouseCoopers, WWF, Enron, Whirpool S.A, Braskem, entre outras. Entre os temas de estudos e publicações que coordenou no GVces estão: modelagens econômicas e financeiras para a sustentabilidade, Agricultura de Baixo Carbono, sistema financeiro e sustentabilidade, valoração econômica de serviços ecossistêmicos e finanças da conservação.

10h20

Alternativas de funding e estruturação financeira

Auditório FEBRABAN

Érico Rocha (Debatedor) Coordenador de Desenvolvimento Internacional e Sustentabilidade da Secretaria de Assuntos Internacionais do Ministério da FazendaEconomista formado pela UFRJ, com Mestrado em Ciências Econômicas no PPGE/UFRJ, possui experiência nas áreas de financiamento à mudança climática, precificação de carbono, contabilidade ambiental, análise de políticas públicas, macroeconomia e desenvolvimento econômico. Estudou desenvolvimento econômico comparado, com ênfase no desenvolvimento da América Latina, na Universidade de Salamanca (Espanha) e na Universidade de Ghent (Bélgica). Após trabalhar durante três anos na Secretaria do Tesouro Nacional, atualmente exerce o cargo de Coordenador de Desenvolvimento Internacional e Sustentabilidade na Secretaria de Assuntos Internacionais do Ministério da Fazenda, acompanhando diretamente as diretrizes e políticas dos organismos e fóruns internacionais de financiamento e desenvolvimento nos quais o Ministério tem representação, em especial no Fundo Verde do Clima.
Aline Aguiar (Debatedor) Analista Sênior de Risco Socioambiental do Rabobank
Márcio Costa (Debatedor) Gerente do BNDESMárcio Macedo Costa é doutor em Planejamento Energético e Ambiental pela COPPE, na Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde se dedicou a projetos de pesquisa nos campos da Eficiência Energética e Ecologia Industrial. A partir de 2001 passou a integrar os quadros do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), e hoje é gerente no Departamento de Meio Ambiente do Banco com foco no setor de restauração e economia florestal.
Paula Peirão (Moderador) Gestora do Programa de Finanças Sustentáveis do FGVces

11h20

Encerramento

Auditório FEBRABAN

LOCAL DO EVENTO

Auditório FEBRABAN

Avenida Brigadeiro Faria Lima, 1485 - 12º andar - Torre Norte - Pinheiros