Logo FEBRABAN
 Área Restrita      Fale Conosco      Newsletter    

Eventos

53º Café com Sustentabilidade

24 de abril de 2018 - Auditório FEBRABAN

53º Café com Sustentabilidade
A gestão e precificação do carbono será o tema do 53º Café com Sustentabilidade da FEBRABAN, onde serão apresentados os resultados de dois estudos. O primeiro, realizado em parceria com o Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas (GVCes), identificou tendências para empresas e bancos ligadas às emissões de gases de efeito estufa e avaliou, por meio de simulações, o potencial impacto da precificação de carbono nos resultados de empresas de setores selecionados.
 
O segundo, elaborado em parceria com o CDP, organização internacional que fornece sistema global de dados ambientais, mapeou as práticas adotadas por empresas brasileiras para gestão dos riscos e oportunidades da mudança do clima. Os resultados das análises serão comentados por representantes de empresas e instituições financeiras.

 

08h30

Credenciamento e Café

Auditório FEBRABAN

09h00

Abertura institucional

Auditório FEBRABAN

Mário Sérgio Vasconcelos  (Palestrante) Diretor de Relações Institucionais da FEBRABAN

09h05

Gestão e precificação de carbono – riscos e oportunidades para as instituições financeiras

Auditório FEBRABAN

Annelise Vendramini (Palestrante) Gestora do Programa de Finanças Sustentáveis do GVces Annelise Vendramini é a coordenadora do Programa de Finanças Sustentáveis do Centro de Estudos em Sustentabilidade da FGV. Mestre e doutora em Administração pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo, é pesquisadora no tema de gestão estratégica corporativa para a sustentabilidade e finanças sustentáveis e leciona estes temas no mestrado em administração e economia da FGV. Possui vasta experiência profissional em finanças e planejamento estratégico, tendo trabalhado em organizações como International Finance Organization (IFC), PricewaterhouseCoopers, WWF, Enron, Whirpool S.A, Braskem, entre outras. Entre os temas de estudos e publicações que coordenou no GVces estão: modelagens econômicas e financeiras para a sustentabilidade, Agricultura de Baixo Carbono, sistema financeiro e sustentabilidade, valoração econômica de serviços ecossistêmicos e finanças da conservação.

09h25

Práticas empresariais para gestão do risco climático no Brasil

Auditório FEBRABAN

Juliana Lopes  (Palestrante) Diretora Executiva do CDP para América Latina Juliana Lopes é graduada em jornalismo, com um MBA em Marketing e Mestrado em Administração. Como diretora do CDP Latin America, é responsável expansão dos programas da organização na região. Atuando há 12 anos na área de sustentabilidade, Juliana começou sua carreira no terceiro setor, onde liderou projetos de capacitação para empoderar a sociedade civil para uma gestão mais participativa e eficiente da água. Foi editora da revista Ideia Sustentável, a primeira revista brasileira especializada em Responsabilidade Social Corporativa, onde também coordenou projetos de estudos e pesquisas, bem como de consultoria estratégica em sustentabilidade. Trabalhou em empresas multinacionais como BASF e Bridgestone-Firestone na área de comunicação corporativa. Também se dedicou a elaboração e implementação de campanhas de comunicação da sustentabilidade para clientes corporativos e organizações internacionais como WWF. Integra o Grupo de pesquisa internacional sobre Licença social para operar.

09h40

Apoio do setor privado à precificação de carbono

Auditório FEBRABAN

Ana Carolina Szklo  (Palestrante) Diretora de Desenvolvimento Institucional do CEBDS - Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável É diretora de Desenvolvimento Institucional do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), desde 2014, onde é ponto focal para o World Business Council for Sustainable Development (WBCSD) e responsável pelas Câmaras Temáticas e projetos e iniciativas institucionais, como Cidades, Eficiência Energética em Edificações, ODS, Ação 2020, Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura e Conselho de Líderes. Antes disto, trabalhou como Consultora Sênior no departamento de Mudanças Climáticas e Sustentabilidade na ICF International e foi Consultora Técnica no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação na Coordenação Geral de Mudança Global do Clima e na Autoridade Nacional Designada. Participou das negociações internacionais sobre mudança do clima na UNFCCC (COPs 15 e 16, além das reuniões intermediárias) e no IPCC e, ainda, em fóruns internacionais de discussão sobre biocombustíveis (GBEP) como membro da delegação brasileira. Atuou também como pesquisadora no Centro Clima e como Analista no Departamento de Finanças Corporativas da Globopar. Ana Carolina é Mestre em Planejamento Energético e Ambiental, Economista e membro do Roster of Experts da UNFCCC como especialista no setor de energia e Lead Reviewer para a revisão de inventários nacionais de países Anexo I e membro do Roster of Experts do Banco Mundial para o Partnership for Market Readiness.

09h55

Mudanças climáticas, precificação do carbono e NDCs: como viabilizar uma revolução nos negócios?

Auditório FEBRABAN

Paula Peirão (Moderador) Coordenadora do Programa de Finanças Sustentáveis do GVces
Azim Akbaraly (Debatedor) Especialista de Responsabilidade Social Corporativa, BNP Paribas Brasil É Especialista de Responsabilidade Social Corporativa (RSC) no BNP Paribas Brasil onde é responsável pela implementação da Política de Responsabilidade Socioambiental do banco. Azim coordena o desenvolvimento e a aplicação das políticas de RSC, incluindo o arcabouço de políticas, processos e treinamentos de gerenciamento do risco socioambiental. Atua também na promoção e desenvolvimento de iniciativas de Finanças Sustentáveis e de Negócios Sociais do BNP Paribas Brasil. É mestre em Administração Pública pela SciencesPo, em Paris, e possui uma pós-graduação em Gestão Internacional do Meio Ambiente pela Mines Paristech, em Paris, e Universidade Tsinghua, em Beijing.
João Carlos Augusti  (Debatedor) Gerente de Meio Ambiente Florestal da Fibria
Renato Eid Tucci (Debatedor) Responsável pela Área de Estratégias Beta & Integração ESG da Itaú Asset Management

11h00

Debate com o público e encerramento

Auditório FEBRABAN

LOCAL DO EVENTO

Auditório FEBRABAN

Avenida Brigadeiro Faria Lima, 1485 - 12º andar - Torre Norte - Pinheiros