Eventos

13º Fórum de Segurança e Saúde no Trabalho

29 e 30 de março de 2017 - Hotel Intercontinental São Paulo

13º Fórum de Segurança e Saúde no Trabalho

TEMA CENTRAL: Saúde Integral - Da Prevenção ao Tratamento

Temas de discussão:

Bloco I - O novo ambiente de trabalho num mundo em transformação

Bloco II - Prevenção e Promoção da Saúde

Bloco III - Prevenção e Promoção da Saúde Mental

Bloco IV - Saúde Integral e Bem-Estar

 

Perfil: Executivos e Gestores das Áreas de Negócios, Executivos de Gestão de Pessoas e profissionais das áreas de Desenvolvimento Organizacional, Educação Corporativa, Atração e Retenção de Talentos, Planejamento de Carreira, Avaliação de Desempenho, Remuneração e Benefícios, Gestão de Saúde, Segurança no Trabalho, Serviço Social, Diversidade e Responsabilidade Social.

08h30

Credenciamento

Foyer - Piso 2

09h00

Abertura

Sala Di Cavalcanti - Piso 2

Alvir Hoffmann (Palestrante) Vice-Presidente Executivo da Federação Brasileira de BancosFormado em Ciências Contábeis, com especialização em Auditoria e MBA em Finanças, trabalhou por mais de 30 anos no Banco Central do Brasil, onde exerceu diversos cargos, entre eles Diretor de Fiscalização e membro da Diretoria Colegiada e do Comitê de Política Monetária. Trabalhou de 2005 a 2007 no FMI (Fundo Monetário Internacional), na Divisão de Risco Sistêmico do Departamento de Assuntos Monetários e de Capitais, onde assessorou a avaliação e reestruturação do setor financeiro de vários países. Mais recentemente, trabalhou na Ernst & Young como líder da prática regulatória para a América Latina, no conselho do Toronto Centre for Financial Supervision Leadership, entidade internacional de formação de supervisores financeiros e no Banco BTG Pactual, onde presidiu o Comitê de Auditoria.

09h15

Um novo mundo do trabalho com as redes colaborativas

Sala Di Cavalcanti - Piso 2

Alina Correa (Palestrante) Consultora Sênior na BMIPossui MBA Executivo em Gestão pela ESADE e Mestrado em Gestão pela FGV-EAES. Especialização em Marketing pelo IMD (Suiça) e Kellog School of Business; e também em Estratégia pela Harvard Business School e University of Michigan. Foi executiva pela Cetelem BNP Paribas, Banco Fator, Santander e Credicard, e também atuou como consultora associada na Mckinsey. Foi CEO do Universia Santander.

09h55

O novo papel do gestor na educação e na promoção da saúde

Sala Di Cavalcanti - Piso 2

Glaucimar Peticov (Palestrante) Diretora de Recursos Humanos do BradescoFormada em Psicologia pela Universidade São Marcos com Pós-Graduação em Administração de Recursos Humanos pela Fundação Armando Alvares Penteado e Programa de Gestão Avançada, realizado pela Fundação Dom Cabral. Atualmente responde pelo Departamento de Recursos Humanos e pela UNIBRAD - Universidade Corporativa Bradesco. É Membro da Mesa Regedora da Fundação Bradesco, Diretora-Presidente da ARFAB - Associação Recreativa dos Funcionários da Atlântica-Bradesco e do Clube Bradesco de Seguros, Diretora da ADC Bradesco - Associação Desportiva Classista e Membro Suplente do Conselho Fiscal do Top Clube Bradesco, Segurança, Educação e Assistência Social. Além dessas atividades é Diretora Secretária da FENACREFI - Federação Interestadual das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento e do SINDICREFI - Sindicato das Sociedades de Crédito, Financiamento e Investimento do Estado de São Paulo.

10h35

Coffee Break

Foyer - Piso 2

10h55

O desafio do novo ambiente de trabalho para a Gestão de Pessoas

Sala Di Cavalcanti - Piso 2

Francisco Aquilino (Palestrante) Diretor Regional - Nordeste IGraduado em Administração pela Faculdade de Ciências Humanas de Fortaleza, com MBA em Marketing e Branding pela Universidade de Salvador e em Finanças pela Universidade de Fortaleza. Atualmente é Diretor-Presidente do Sindicato dos Bancos dos Estados da Bahia e de Sergipe, e também tua como Representante junto a FENABAN do Sindicato dos Bancos dos Estados de Pernambuco, Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte.
Igor Felippe de Freitas (Palestrante) Superintendente de Arquitetura Enterprise no Itaú-UnibancoSuperintendente de Arquitetura Enterprise do Itaú Unibanco, ele acumula 20 anos de experiência na área de tecnologia. No banco desde 2010, também atuou como gerente de sistemas, coordenando projetos de desenvolvimento de sistemas em vários segmentos.
Euzivaldo Vivi Oliveira Reis  (Palestrante) Superintendente Estadual de Varejo-SP do Banco do BrasilExperiência de 34 anos em varejo bancário, no Banco do Brasil, com atuação em todos os cargos desse segmento. Também exerceu cargo executivo em unidade estratégica de distribuição. Graduação em Ciências Contábeis, com especialização em Controladoria e Finanças Corporativas, MBA de Altos Executivos e Executivo Gestão Avançada.

11h55

Debate - Bloco I: O novo ambiente de trabalho num mundo em transformação

Sala Di Cavalcanti - Piso 2

José Caetano de Andrade Minchillo (Moderador) Diretor de Gestão de Pessoas do Banco do Brasil

12h30

Almoço

Salas Piso 2

14h00

ROI de Programas de Promoção da Saúde e Prevenção de Doenças

Sala Di Cavalcanti - Piso 2

Eduardo Arantes  (Palestrante) Diretor Técnico na BEECORPMédico com especialização em Medicina do Trabalho pela Universidade São Francisco de São Paulo, Ergonomia pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais e em Gestão de Saúde pela FGV. Autor dos livros: O Retorno Financeiro de Programas de Promoção da Segurança, Saúde e Qualidade de Vida nas Empresas, Ciências da Vida Humana e o recém-lançado Crônicas de Saúde, Ciência e Cotidiano. Atualmente é Diretor Técnico na Beecorp – Bem Estar Corporativo.

14h40

Melhoria dos indicadores de gestão através da abordagem integrada em saúde populacional

Sala Di Cavalcanti - Piso 2

Alberto Ogata (Palestrante) Professor do Mestrado em Gestão para Competitividade na FGVPresidente-eleito da Associação Internacional de Promoção da Saúde no Ambiente de Trabalho (IAWHP), Coordenador do Laboratório de Inovação Assistencial da Organização Panamericana da Saúde (OPAS) e Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), Coordenador do MBA em Programas de Promoção da Saúde (Centro Universitário São Camilo), Membro da Comissão de Promoção da Saúde da ANAMT, Diretor Técnico da Associação Brasileira de Qualidade de Vida (ABQV), Professor do Mestrado Profissional em Gestão da Competitividade (Saúde) da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV-SP).

15h20

Coffee Break

Foyer - Piso 2

15h40

Contribuições da ergonomia da atividade e da psicodinâmica do trabalho para a Excelência Organizacional do Setor Bancário

Sala Di Cavalcanti - Piso 2

Claudio Marcelo Brunoro (Palestrante) Doutor em Engenharia de Produção na Escola Politécnica, Universidade de São PauloGraduado e doutor em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (POLI-USP). Abordou em sua tese as questões organizacionais para uma perspectiva de sustentabilidade corporativa com foco na dimensão social (público interno). Palestrante, Consultor e Pesquisador em Desenvolvimento e Reestruturação Organizacional envolvendo os temas Gestão de pessoas, Ergonomia, Sustentabilidade, Organização do Trabalho, Análise organizacional, Complexidade e Psicodinâmica do Trabalho. Ergonomista certificado pela ABERGO. Supervisor em Ergonomia – Fundação Vanzolini. Professor de Gestão de Pessoas no curso de Pós-graduação de Gestão de Pessoas – Fundação Getúlio Vargas (FGV).

16h20

Ergonomia Cognitiva – A busca de ambientes produtivos e saudáveis para todos

Sala Di Cavalcanti - Piso 2

Patrícia Rossafa (Palestrante) Sócia-diretora da Clinivida Soluções CorporativasFisioterapeuta, Ergonomista, Professora Universtaria, Empresária e Assistente Técinica para Pericia em Ergonomia. Conselheira Federal efetiva do COFFITO (Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional ), desde 2013. Sócia Proprietária Clinivida Soluções Corportivas em Qualidade de Vida no Trabalho com atuação nas áreas de Ergonomia, Saúde Ocupacional e Qualidade de Vida no Trabalho.

17h00

Debate - Bloco II: Prevenção e Promoção da Saúde

Sala Di Cavalcanti - Piso 2

Marcelo Luis Orticelli (Moderador) Diretoria de Gestão Corporatica e Relações Trabalhistas do Itaú-UnibancoTrabalha desde 1988 no Itaú-Unibanco, tendo atuado como Diretor das áreas de Planejamento, de RH, de Riscos, Ouvidoria e Eficiência. Atualmente é Diretor de RH e Relações Trabalhistas. Graduado em Administração de Empresas pela PUC-SP. Mestrado (MBA profissional) pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP), com extensão na University of Texas, Austin.

17h50

Coquetel

Foyer - Piso 2

08h30

Credenciamento

Foyer - Piso 2

09h00

Retorno ao trabalho após afastamento de longa duração por transtornos mentais

Sala Di Cavalcanti - Piso 2

João Silvestre (Palestrante) Diretor de Relações Internacionais na Associação Nacional de Medicina do TrabalhoDoutor e Mestre em Saúde Pública (USP); Especialista em Medicina do Trabalho (AMB/ANAMT); Diretor de Relações Internacionais (ANAMT); Professor Convidados dos Cursos de Especialização em Medicina do Trabalho da Santa Casa de São Paulo e Faculdade de Medicina da USP; Perito Médico do INSS na Gerência São Paulo Norte.

09h40

Como atuar na Promoção da Saúde Mental

Sala Di Cavalcanti - Piso 2

Guilherme Malaquias (Palestrante) Diretor da DOr Soluções em Saúde e Segurança do TrabalhoPsiquiatra pelo Instituto de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da UFRJ - IPUB, Médico do Trabalho pela Universidade Federal Fluminense - UFF e Sócio e Diretor da D’Or Soluções – Consultoria em Saúde e Segurança do Trabalho do Grupo Rede D’Or São Luiz (2012-2017)
Victor Bigelli (Palestrante) Diretor Técnico da DOr Soluções em Saúde e Segurança do TrabalhoPsiquiatra pelo Instituto de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP, Pós-graduado em Medicina Legal pela Faculdade de Medicina da USP e Preceptor da Residência Médica do Instituto de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP (2011-2013)

10h20

Coffee Break

Foyer - Piso 2

10h40

Estudos epidemiológicos sobre adoecimento mental relacionado com o trabalho

Sala Di Cavalcanti - Piso 2

Duílio Antero de Camargo (Palestrante) Coordenador e Professor na Faculdade de Medicina da USPPsiquiatra clínico e forense; e Médico do Trabalho. Coordenador e Docente do Grupo de Saúde Mental e Psiquiatria do Trabalho, do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

11h20

Equilíbrio na vida para a saúde mental

Sala Di Cavalcanti - Piso 2

Márcia Bandini (Palestrante) Presidente da Associação Nacional de Medicina do TrabalhoEspecialista em Medicina do Trabalho; Doutora em Ciências pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo; Docente da Área de Saúde do Trabalhador do Departamento de Saúde Coletiva da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP; Consultora Sênior da René Mendes Consultoria; Diretora da Associação Nacional de Medicina do Trabalho – ANAMT.

12h00

Debate - Bloco III: Prevenção e Promoção da Saúde Mental

Sala Di Cavalcanti - Piso 2

Ronaldo Farães (Moderador) Superintendente Executivo de Recursos Humanos do Banco Safra

12h30

Almoço

Salas Piso 2

14h00

Case - Saúde Integral e Integrada

Sala Di Cavalcanti - Piso 2

Gracia Fragalá (Palestrante) Diretora Titular do CORES - Comitê de Responsabilidade Social FIESPProfissional com formação em Serviço Social e MBA em Gestão de Pessoas e Negócios pela FIA – Fundação Instituto de Administração. Experiência de mais de 15 anos como responsável pelo planejamento, gestão, controle e execução das atividades de Saúde Corporativa, Segurança no Trabalho, Saúde Ocupacional, Programas de Inclusão de Pessoas com Deficiência, de Gestão do Afastamento e do FAP/NTEP.

14h40

Gestão Integrada da Saúde Ocupacional + Assistencial

Sala Di Cavalcanti - Piso 2

Sheila Mittelstaedt (Palestrante) Senior Manager of Health Strategy na DeloitteExecutiva com 18 anos de experiência no mercado da saúde suplementar, administradora Hospitalar e Nutricionista com MBA Executivo em Gestão de Saúde pelo INSPER e Auditora na ONA. Especialista em Nutrição Enteral e Parenteral pelo GANEP e Especialista em Gestão de Sinistro Saúde Empresarial (Modelagem do Benefício, Redução Sinistralidade, Apoio à Negociação junto às Operadoras, Análise de Contas Médicas para detecção de Irregularidades, Gestão de Risco à Judicialização da Saúde, Estruturação da Área Médica nas empresas, Programas de Saúde e Wellness). Sete anos de atuação em Consultoria na Saúde, gerenciando projetos de Viabilidade Econômico-Financeira, “Business Plan”, Arquitetura Organizacional, Gerenciamento de Portfolio, Mapeamento e Redesenho de Processos, Análise de Mercado, Planejamento Estratégico e Implementação, PMO de implantação de sistemas de gestão hospitalar (ERP); implantação de SLAs para gerenciamento de contratos; análise de custos hospitalares.

15h20

Coffee Break

Foyer - Piso 2

15h40

Debate - Bloco IV: Saúde Integral e Bem-Estar

Sala Di Cavalcanti - Piso 2

Vanessa Lobato Barbosa (Moderador) Vice Presidente de Recursos Humanos do SantanderAssumiu a Vice Presidência de Recursos Humanos do Grupo Santander no Brasil em setembro de 2013 com o desafio de fortalecer a atuação da área num contexto competitivo. Sua trajetória se deu nas áreas comerciais do segmento financeiro, onde teve a oportunidade de atuar em diversas funções sendo, por último, superintendente da rede comercial no Interior de São Paulo.

16h00

FIB – Felicidade Interna Bruta

Sala Di Cavalcanti - Piso 2

Tarsia Gonzalez (Palestrante) Presidente do Conselho da TranspesGestora, psicóloga, especialista em finanças, presidente do conselho de uma das maiores companhias do país, consultora e palestrante, Tarsia Gonzalez construiu uma carreira de sucesso observando as pessoas, angariando conhecimento e expertise para gerenciar com propriedade e criar times fortes e coesos. Seu esforço para equilibrar governança corporativa e profissionalização com a felicidade das pessoas que formam a empresa levou a Transpes, companhia fundada por seu pai, a receber por três anos consecutivos o prêmio da Revista Você S/A como Melhor Empresa para se Trabalhar do Brasil.

17h00

Encerramento

Sala Di Cavalcanti - Piso 2

Vanessa Lobato Barbosa (Palestrante) Vice Presidente de Recursos Humanos do SantanderAssumiu a Vice Presidência de Recursos Humanos do Grupo Santander no Brasil em setembro de 2013 com o desafio de fortalecer a atuação da área num contexto competitivo. Sua trajetória se deu nas áreas comerciais do segmento financeiro, onde teve a oportunidade de atuar em diversas funções sendo, por último, superintendente da rede comercial no Interior de São Paulo.

O congressista deve identificar-se na recepção do evento para retirada da credencial e material do congresso;

A credencial é pessoal e instransferível, sua utilização é obrigatório em todos os ambientes do evento;

Para cancelamentos e substituições de participantes, favor consultar as regras junto à informação de valores do congresso;

O Hotel oferece serviço de estacionamento, porém a despesa corre por conta do congressista.

 

 

 

Em caso de dúvidas, entrar em contato com o Depto. de Eventos da FEBRABAN: eventos@febraban.org.br

LOCAL DO EVENTO

Hotel Intercontinental São Paulo

Hotel Intercontinental - Alameda Santos, 1.123 - Jardim Paulista, São Paulo/SP

Inscrições

Informações complementares sobre a inscrição abaixo:

Para participação em 2 (dois) dias do evento:

Preços

(Inscrições Abertas)

Filiados FEBRABAN

Não filiados FEBRABAN

R$ 1.925,00

R$ 2.420,00

 

Para participação em 1 (um) dia do evento:

Preços

(Inscrições Abertas)

Filiados FEBRABAN

Não filiados FEBRABAN

R$ 1.177,00

R$ 1.475,00

 

A cada 10 inscrições da mesma categoria a 11ª é gratuita, válidas somente para compras em lote com 10 ou mais inscrições.

No valor da inscrição está incluso: material do evento, coffee breaks e almoços durante a realização do evento.

OPÇÕES DE PAGAMENTO
Boleto Bancário e Cartões de Crédito Nacionais e Internacionais

REEMBOLSO E CANCELAMENTO
Os pedidos de cancelamento de inscrições devem ser solicitados por e-mail, para 
eventos@febraban.org.br até 5 dias úteis antes da realização do evento.
Os reembolsos serão efetuados pelo valor líquido, deduzidas todas as despesas bancárias provenientes da transferência bancária.
Após o prazo estipulado acima não serão aceitos pedidos de reembolso ou cancelamentos.

SUBSTITUIÇÃO DE PARTICIPANTE
Os pedidos de substituição de participante devem ser solicitados por e-mail, para 
eventos@febraban.org.br até 2 dias úteis antes da realização do evento.
Para substituições solicitadas durante a realização do evento a Organização cobrará uma taxa de R$ 250,00 pela reemissão do crachá. O respectivo pagamento deverá ser efetuado no ato da solicitação.

FAZER INSCRIÇÃO