Febraban lança segunda fase de campanha antifraudes

Compartilhe:

A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) e seus bancos associados lançam hoje (22) a segunda fase da campanha de conscientização da população sobre golpes e fraudes eletrônicas, que tem como tema principal “Se é golpe, tem contragolpe”. Para esse ano, o direcional como contragolpe é: “Capricha no NÃO, que não tem golpe”. O objetivo é orientar a população a dizer “Não” diante de qualquer suspeita de golpe. A partir de hoje, o público poderá ver as peças publicitárias em redes sociais, portais jornalísticos, sites de e-commerce e nos perfis dos influenciadores parceiros

Nova ação trará a participação de cidadãos como protagonistas para ensinar como reconhecer e se proteger dem golpes financeiros; Meta, Polícia Federal, Ministério da Justiça, Banco Central, Fin e Zetta apoiam a campanha

 

A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) e seus bancos associados lançam hoje (22) a segunda fase da campanha de conscientização da população sobre golpes e fraudes eletrônicas, que tem como tema principal “Se é golpe, tem contragolpe”. Para esse ano, o direcional como contragolpe é: “Capricha no NÃO, que não tem golpe”. O objetivo é orientar a população a dizer “Não” diante de qualquer suspeita de golpe.

A partir de hoje, o público poderá ver as peças publicitárias em redes sociais, portais jornalísticos, sites de e-commerce e nos perfis dos influenciadores parceiros.

Na primeira fase, a campanha usou o carisma e o poder de comunicação de Fábio Porchat para ensinar de maneira simples e direta como reconhecer os golpes financeiros e como escapar deles.  Nesta segunda fase, a campanha trará cidadãos como protagonistas, mostrando que qualquer pessoa pode aplicar o contragolpe: dizer “não” com convicção. O objetivo da abordagem é ampliar o alcance da mensagem e fortalece o senso de empoderamento da população frente às tentativas de golpes.

“A Febraban e seus bancos associados investem de maneira ininterrupta e massiva em campanhas de conscientização e esclarecimento com a população por meio de ações de marketing em TVs, rádios e redes sociais. A segurança de nossos clientes sempre foi prioridade. Além das ações de comunicação, os bancos investem anualmente cerca de R$ 5 bilhões em cibersegurança e prevenção a fraudes, para que o cliente faça suas transações financeiras cotidianas com total tranquilidade e confiança”, afirma Walter Faria, diretor-adjunto de Serviços e Segurança da Febraban.

A nova etapa da campanha terá uma parceria estratégica com a Meta, que disponibilizará criadores de conteúdo para amplificar a campanha nas redes sociais. Juntos, lançam a iniciativa “Diga não aos golpes: Sua Segurança é Coisa Séria”, com o objetivo de disseminar informações de utilidade pública de forma leve, acessível e envolvente.

Nas próximas semanas, criadores de conteúdo abordarão diferentes temas que atingem os públicos mais diversos, vão demonstrar como as tentativas de golpes acontecem na internet e compartilharão dicas práticas de prevenção. Os conteúdos vão abordar desde fraudes bancárias até as formas mais comuns de engenharia social, reforçando a importância da atenção e da postura vigilante como ferramentas de proteção no dia a dia. Os conteúdos serão autênticos e bem-humorados, mas sem perder o caráter educativo.

Além da Meta, a campanha da Febraban também conta com a parceria do Ministério da Justiça, Polícia Federal, Banco Central, Fin e Zetta.

Resultados da primeira fase

Na comparação com a campanha realizada pela Federação em 2024, a ação deste ano já cresceu 77,65% em alcance, 120% em impressões e 246% em cliques.

“A nova fase da campanha trará uma abordagem ampliada, com o objetivo de empoderar a população para reconhecer e reagir a tentativas de fraude, além de fortalecer o senso de segurança dos clientes. Com nossos parceiros estratégicos, acreditamos que a nova ação terá grande alcance e impacto positivo”, finaliza Faria.

A campanha pode ser vista nas redes sociais da Febraban: Instagram, Youtube, Facebook e TikTok.

Veja todos os vídeos da campanha no Youtube da Febraban neste link.

 

Febraban - Federação Brasileira de Bancos
Diretoria de Comunicação
imprensa@febraban.org.br

 

 

 

 

Compartilhe:

Leia também