Bancos e bancários apresentam Autorregulação Sindical
Representantes do Comando Nacional dos Bancários e da Comissão de Negociações dos Bancos apresentaram nesta quarta-feira (19/2) ao ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, o sistema informatizado da Autorregulação Sindical do Setor Bancário, acordado entre as entidades sindicais representantes dos bancos e dos bancários. É a primeira experiência no Brasil na qual entidades sindicais profissionais e as representativas da categoria econômica desenvolveram de forma conjunta sistema informatizado com várias funcionalidades
Iniciativa inédita no meio sindical brasileiro, sistema informatizado apesenta várias funcionalidades e torna mais democráticas e acessíveis as decisões que afetam a todos os trabalhadores do setor bancário
Representantes do Comando Nacional dos Bancários e da Comissão de Negociações dos Bancos apresentaram nesta quarta-feira (19/2) ao ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, o sistema informatizado da Autorregulação Sindical do Setor Bancário, acordado entre as entidades sindicais representantes dos bancos e dos bancários. É a primeira experiência no Brasil na qual entidades sindicais profissionais e as representativas da categoria econômica desenvolveram de forma conjunta sistema informatizado com várias funcionalidades.
A autorregulação, que reúne bancos e trabalhadores, está prevista em Convenção Coletiva de Trabalho e consiste na possibilidade de autocomposição entre as partes, para estabelecer normas mais adequadas às especificidades da atuação sindical do setor.
O sistema tornará ainda mais democráticas e acessíveis as decisões que afetam a todos os trabalhadores do setor. A automação dos dados das 237 entidades sindicais e de seus 6.385 dirigentes, que representam mais de 430 mil bancários, permite que, em tempo real, sejam identificados os representantes dos bancários de cada localidade do País, dando também mais velocidade na atualização dessas informações.
O novo sistema substituirá reuniões que eram realizadas especificamente para tratar de assuntos da organização sindical, tornando mais ágil e simples a solução de questões para a categoria.
Os bancários de todo o país terão acesso online aos textos normativos assinados entre os representantes do Movimento Sindical Bancário e dos Bancos, e poderão facilmente identificar a entidade sindical profissional representativa da categoria, em cada município.
O novo sistema também dará mais agilidade às negociações sindicais. A cada mês, cerca de cinco entidades sindicais, em média, passam por processos eleitorais e têm suas diretorias alteradas. Por isso, historicamente, toda negociação despendia um esforço inicial para atualização das representações das partes. Além disso, durante todo ano, e na data-base, todas as reuniões eram precedidas de um processo de atualização na identificação das partes legitimadas a negociar.
Agora, como o novo sistema, essa etapa se transfere para o meio digital, com atualização permanente, permitindo que as negociações tenham todo seu tempo dedicado, exclusivamente, aos interesses dos bancários e dos bancos representados.
O Sistema de Autorregulação prevê, dentre outros aspectos, um site da autorregulação sindical bancária: www.autorregulacaosindical.org.br, que disponibilizará as seguintes informações para acesso ao público em geral:
- acesso ao texto dos 37 instrumentos coletivos e 454 cláusulas, em mais de 400 páginas, que dispõe sobre: condições econômicas; benefícios e gratificações; mulheres; diversidade; saúde; teletrabalho; mudanças climáticas, a calamidade e os bancários; tecnologias como a inteligência artificial e a requalificação; autorregulação sindical; entre outros;
- pesquisa sobre a entidade sindical representativa dos bancários em cada um dos 5.570 municípios do país;
- lista de entidades sindicais profissionais que negociam pelos bancários e empresariais, que representam os bancos, com seus respectivos dados de contato.
O site também contará com uma área de acesso restrito aos bancos e às entidades sindicais profissionais, que poderão, por exemplo, inserir dados de suas diretorias.
Febraban - Federação Brasileira de Bancos
Diretoria de Comunicação
imprensa@febraban.org.br