Febraban participa de comitê para o planejamento estratégico do Programa Selo Verde Brasil

Compartilhe:

A Febraban está entre as entidades escolhidas para compor o Comitê Consultivo do Programa Selo Verde Brasil, iniciativa do Governo Federal que estabelecerá a estratégia nacional para a normalização e certificação de produtos e serviços brasileiros que atendam a critérios de sustentabilidade. Coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), o programa vai aprimorar a qualidade dos produtos e serviços brasileiros, fortalecer a sustentabilidade nas cadeias produtivas e elevar a competitividade desses produtos no mercado nacional e internacional

Comitê estabelecerá diretrizes para a criação dos critérios de sustentabilidade a serem cumpridos para a concessão do Selo Verde Brasil

 

A Febraban está entre as entidades escolhidas para compor o Comitê Consultivo do Programa Selo Verde Brasil, iniciativa do Governo Federal que estabelecerá a estratégia nacional para a normalização e certificação de produtos e serviços brasileiros que atendam a critérios de sustentabilidade.

Coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), o programa vai aprimorar a qualidade dos produtos e serviços brasileiros, fortalecer a sustentabilidade nas cadeias produtivas e elevar a competitividade desses produtos no mercado nacional e internacional.

A Febraban trará contribuições sob a perspectiva do setor bancário. Com mais de uma década orientando os bancos na implementação de práticas sustentáveis, a federação promove outras iniciativas, como a Autorregulação Bancária, que conta com um eixo socioambiental, e a Taxonomia Verde da Febraban, referência no país para a mensuração dos fluxos de crédito do sistema bancário com base em critérios socioambientais e climáticos.

As ações da Febraban na área de Sustentabilidade têm como objetivo fomentar o volume de recursos direcionados a negócios mais verdes e inclusivos, além de contribuir para o aperfeiçoamento da gestão dos riscos socioambientais e climáticos pelo setor bancário.

O Programa Selo Verde Brasil será integrado a outras políticas públicas do Plano de Transformação Ecológica, a exemplo da Taxonomia Sustentável Brasileira (TSB), políticas de precificação de carbono e de valoração de serviços ecossistêmicos. A convergência dessas iniciativas é primordial para que se criem os incentivos adequados ao setor privado, contribuindo para que o Brasil avance de forma estratégica e coesa rumo a uma economia de baixo carbono.

 

Febraban - Federação Brasileira de Bancos
Diretoria de Comunicação
imprensa@febraban.org.br

Compartilhe:

Leia também