Laboratório da Febraban abre novas turmas para curso gratuito em tecnologia e cibersegurança

Compartilhe:

O Laboratório de Segurança Cibernética da Febraban está com novas turmas para o Cyber Academy, projeto de capacitação direcionado a todos os interessados por temas relacionados à área de segurança cibernética ou estudantes cursando graduação em áreas correlatas. As inscrições começam em 1 de agosto e vão até o dia 28 de agosto e podem ser feitas neste link. O curso é totalmente gratuito e tem como pré-requisitos conhecimento básico de Computação, noções de Redes de Computadores, Sistemas Operacionais, motivação e interesse em Cibersegurança

Programa terá 40 horas e será realizado entre os dias 2 e 27 de setembro. As inscrições podem ser feitas a partir de 1 de agosto

 

O Laboratório de Segurança Cibernética da Febraban está com novas turmas para o Cyber Academy, projeto de capacitação direcionado a todos os interessados por temas relacionados à área de segurança cibernética ou estudantes cursando graduação em áreas correlatas.

As inscrições começam em 1 de agosto e vão até o dia 28 de agosto e podem ser feitas neste link. O curso é totalmente gratuito e tem como pré-requisitos conhecimento básico de Computação, noções de Redes de Computadores, Sistemas Operacionais, motivação e interesse em Cibersegurança.

Serão aproximadamente 40 horas de treinamento, com interações ao vivo via teams e aulas gravadas via plataforma de treinamento, ambas 100% online.

As aulas serão ministradas no período entre 02 e 27 de setembro, de segunda a sexta-feira.

 

O Cyber Academy é composto pelos seguintes módulos:

• Fundamentos de Segurança Cibernética

• Crimes Cibernéticos

• Engenharia Social

• Ameaças Cibernéticas

• Avaliação de Riscos de Segurança

• Segurança de Redes e Comunicações

• Segurança em Nuvem

• Inteligência Artificial

• Governança de Dados

• Gerenciamento de Identidades e Acesso

• Carreira em Cyber

 

A cada módulo o aluno terá acesso a aulas ao vivo e gravações, onde ao final de cada um deles, fará uma prova de 10 questões de múltipla escolha. Terminando o programa, caso atendam aos critérios mínimos, receberão um certificado de participação.

 

Sobre o Laboratório

 

O Laboratório de Segurança Cibernética da Febraban foi inaugurado em setembro de 2020 para unir forças em ações de prevenção, identificação e combate ao crime digital entre os bancos associados. A estrutura permite que as instituições financeiras melhorem a eficiência de compartilhamento de informações técnicas e promovam o treinamento e aperfeiçoamento de profissionais para atuar no combate às ameaças virtuais em ações colaborativas e integradas voltadas para proteção e solução de incidentes cibernéticos.

Até hoje já foram realizados 115 treinamentos e 50 simulações de ataques e defesa cibernética para os integrantes dos bancos associados. Também foram feitos mais de 50 relatórios de inteligência cibernética e guias de boas práticas para fornecedores de serviços do sistema financeiro.

Localizado em São Paulo, conta com as tecnologias mais avançadas disponíveis na área de inteligência e simulação. As atividades são desenvolvidas com base em cinco frentes: Treinamento, Simulação, Inteligência, Padronização e Inovação.

Os treinamentos são focados em segurança cibernética com conteúdo prático direcionado aos profissionais técnicos e de gestão das instituições financeiras. Nesta frente de atuação do laboratório, o objetivo é formar profissionais em diversos níveis de treinamento. São promovidos exercícios de ataque e defesa no espaço cibernético, estimulando práticas que exercitem respostas a incidentes virtuais.

Nas simulações entre os participantes do laboratório, são trabalhados cenários de situações de ataques cibernéticos em grupos de forma técnica e estratégica.

Na frente Inteligência, as instituições fazem uso estratégico de informações e dados de ameaças e atividades criminosas ocorridas no meio cibernético. O Laboratório desenvolve relatórios técnicos sobre ameaças e ainda informações atualizadas sobre segurança cibernética para o segmento financeiro.

No pilar Padronização, são trabalhadas melhorias com guias, treinamentos e workshops para fornecedores que atendem o Sistema Financeiro Nacional.

E na recém-lançada frente de Inovação, o objetivo é trazer tendências e novidades de segurança cibernética, abrangendo novas técnicas de ataques, tecnologia e exploração do tema da engenharia social. 

 

Febraban - Federação Brasileira de Bancos
Diretoria de Comunicação
imprensa@febraban.org.br

Compartilhe:

Leia também