Doações do setor bancário para população do Rio Grande do Sul chegam a R$ 126 milhões
As doações da Febraban (Federação Brasileira de Bancos) e dos bancos associados (Itaú, Bradesco, Santander, BTG Pactual, Banco do Brasil, Caixa, Safra, Pine e UBS) para auxílio no socorro à população do Rio Grande do Sul se elevaram para R$ 126 milhões
As doações da Febraban (Federação Brasileira de Bancos) e dos bancos associados (Itaú, Bradesco, Santander, BTG Pactual, Banco do Brasil, Caixa, Safra, Pine e UBS) para auxílio no socorro à população do Rio Grande do Sul se elevaram para R$ 126 milhões.
Entre as iniciativas adotadas individualmente pelos bancos para amenizar a situação, estão as seguintes, variando de acordo com a instituição financeira:
- Flexibilização de carência e prazo nas ofertas de crédito para famílias e empresas, com revisão de taxas e ampliação de linha de crédito;
- Renegociação de dívidas, com taxas, prazos e condições especiais para clientes afetados;
- Prorrogação dos contratos dos clientes impactados em 90 dias com revisão de taxa;
- Suspensões da cobrança dos contratos em atraso curto, da negativação dos clientes com até 15 dias de atraso e de até 3 meses nos contratos de financiamento habitacional (desde que solicitado pelos mutuários);
- Suporte no acionamento do seguro habitacional;
- Isenções e reprecificações de tarifas;
- Priorização no atendimento dos clientes da região para seguros de pessoas, patrimônio, veículos;
Além do ações voltadas para os clientes, as ações dos bancos se estendem à área social, como:
- Direcionamento de doações para a campanha emergencial SOS Rio Grande do Sul.
- Parcerias diretas com Organizações da Sociedade Civil locais e de atuação nacional a fim de envio de recursos, kits de primeira necessidade, água e outros materiais arrecadados localmente por colaboradores e/ou clientes.
- Engajamento de clientes com campanha de doações via PIX para conta própria, de órgãos oficiais ou da organização da sociedade civil.
- Alerta para golpes na ajuda às vítimas das enchentes.
As instituições financeiras estão comprometidas em adotar medidas para garantir a continuidade dos serviços à sociedade, assim como a segurança e o bem-estar dos seus clientes e colaboradores.
Priorização dos Canais Digitais
Diante das dificuldades de mobilidade em vários locais do Rio Grande do Sul, em razão das enchentes históricas, a Febraban e seus bancos associados reforçam a orientação para que a população e as empresas deem preferência aos canais digitais das instituições financeiras quando houver a necessidade de realizar alguma atividade bancária. Para garantir maior segurança e conforto à população, as agências bancárias devem ser procuradas apenas em situações imprescindíveis.
Por meio do celular e da internet, os usuários podem fazer pagamento de contas, consulta de saldos e extratos, transferências financeiras, agendamento de pagamentos e contratação de serviços e empréstimos, entre outros. Nos aplicativos e Internet Banking, os clientes poderão encontrar ferramentas úteis para todas as necessidades, além de ter acesso a comunicados e canais de atendimento. Os canais de atendimento por telefone também estão funcionando normalmente.
O PIX, que funciona 24 horas todos os dias e feriados, poderá ser feito normalmente.
Atenção a Golpes
A Febraban alerta ainda que criminosos estão aproveitando o movimento de solidariedade da população brasileira nas doações às vítimas das chuvas históricas que atingem o Rio Grande do Sul para aplicar golpes.
A principal orientação é que, quando for fazer uma transferência com um número de chave Pix, o doador confira com muita atenção todos os dados do pagamento e se o beneficiário é realmente quem irá receber o dinheiro. A mesma orientação é válida para doações feitas por TED e boletos.
Outra situação de golpe ocorre por meio de links falsos e da engenharia social, que usa técnicas para enganar o indivíduo para que ele forneça dados confidenciais, além de realizar transações financeiras para o golpista.
Febraban - Federação Brasileira de Bancos
Diretoria de Comunicação
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