Logo FEBRABAN
 Área Restrita      Fale Conosco      Newsletter    

Notícias

Você está em:
18/01/2024

Crédito deve crescer 6,8% em 2023, liderado pelos recursos às famílias, com expansão de 8,9%

Pesquisa mensal da Febraban mostra que expansão da carteira no mês de dezembro pode chegar a 1,2%, mas ritmo de crescimento perde força e aponta estabilização

 

A carteira de crédito em dezembro deverá registrar alta de 1,2% e com isso o resultado do saldo total no ano passado poderá registrar crescimento de 6,8%. Como ocorreu nos últimos anos, em 2023 o avanço da carteira será novamente liderado pelo crédito às pessoas físicas, que deverá registrar expansão de 8,9%. A carteira para pessoas jurídicas deve mostrar resultado mais modesto no ano, com alta de 3,6%.

É o que revela a Pesquisa Especial de Crédito da Febraban, divulgada mensalmente como uma prévia da Nota de Política Monetária e Operações de Crédito do Banco Central. As projeções são feitas com base em dados consolidados dos principais bancos do país. O Banco Central deverá divulgar a Nota de Política Monetária e Operações de Crédito em 26 de janeiro.

“Nossa pesquisa mostra que teremos o sexto ano de crescimento no estoque de crédito para as famílias e empresas, com altas de dois dígitos entre 2020 e 2022. Como esperado, o ritmo de crescimento anual da carteira tem perdido ímpeto e deve seguir assim em dezembro, porém de maneira mais contida, dando sinais de estabilização”, avalia Isaac Sidney, presidente da Febraban.

“Os bancos querem emprestar mais e com taxas mais baixas, em condições mais acessíveis. Basta termos condições estruturais que facilitem esse processo. É fundamental menos intervenção estatal nas variáveis que tocam de perto o preço do crédito, mais informações sobre os tomadores de crédito, com qualidade e quantidade e garantias para minimizar o risco das operações de crédito, vale dizer, garantias que tenham liquidez e baixo custo de recuperação”, acrescenta Isaac Sidney.

Em relação às concessões, o ano de 2023 deve apresentar volume 3,7% superior ao concedido no ano anterior. A concessão de crédito às empresas deve finalizar o ano com uma leve retração (-0,5%) e o crédito às famílias ainda registra uma alta importante, de 7,3%. 

“O modesto resultado geral das concessões reflete um ano marcado por algumas adversidades ao segmento, como o aumento da inadimplência, episódios de recuperação judicial de grandes empresas, incluindo infelizmente episódios de fraude, além da política monetária restritiva. O volume acumulado de novas concessões em 12 meses deve continuar em trajetória de desaceleração, mas, assim como no saldo, também sugerindo que tal processo está próximo do fim”, avalia Rubens Sardenberg, diretor de Economia da Febraban.

 

Resultados de dezembro

 

No último mês de 2023, a alta deve ser disseminada entre as diferentes carteiras (por fontes de recursos e segmentos). Destaque para a carteira PJ Livre, que deve avançar 2,4%, impulsionada pelas linhas de fluxo de caixa, beneficiadas pela sazonalidade positiva de fechamento de trimestre e as compras de fim de ano. Já a carteira PF Livre, com crescimento de 0,5%, também é impulsionada pelas compras de dezembro, que eleva o saldo do cartão à vista.

Por outro lado, deve haver um recuo no saldo das linhas rotativas, que perderam força diante do recebimento do 13º salário pelos trabalhadores, movimento este que deve ter sido mais intenso em 2023, diante do movimento de redução de risco por parte das Instituições financeiras já observado ao longo do ano.

As carteiras direcionadas também avançam, com alta estimada de 1,0% no segmento PF e 1,2% em PJ, ambas impulsionadas por suas maiores linhas (crédito rural e imobiliário).

No mês, a alta das concessões deve ser liderada pelas operações com recursos livres às empresas, também em função da forte elevação das linhas de fluxo de caixa (descontos de duplicatas e recebíveis e antecipação de faturas).

Já as concessões com recursos livres destinadas às famílias devem mostrar um comportamento mais tímido: de um lado, impulsionadas pelas compras de fim de ano (cartão à vista); do outro, contidas pelo recebimento de rendas extras (13º salário, por exemplo), limitando a tomada de outras formas de crédito (pessoal e linhas rotativas).

 

A íntegra da Pesquisa Especial de Crédito pode ser acessada neste link

 

Febraban - Federação Brasileira de Bancos
Diretoria de Comunicação
imprensa@febraban.org.br

Assunto
Período
>>BUSCA AVANÇADA
Diretoria de Comunicação da Febraban
Email: imprensa@febraban.org.br

João Borges - Diretor Executivo Comunicação, Marketing, Mídias Sociais e Eventos


Atendimento à imprensa :
Gustavo Paul – Diretor-Adjunto de Comunicação
Adriana Mompean - Assessora de Imprensa
Patricia Polo - Assessora de Imprensa

Mídias Sociais :
Mona Dorf- Diretora-Adjunta de Mídias Sociais e Eventos
Carlos Cidra - Assessor de Mídias Sociais
Majory Cristine - Assessora de Mídias Sociais