Logo FEBRABAN
 Área Restrita      Fale Conosco      Newsletter    

Notícias

Você está em:
01/06/2023

Febraban é parceira do Banco Central e integra grupo técnico em testes do Real Digital

Bancos debatem temas como segurança, resiliência e escalabilidade da moeda digital, que terá início do piloto com a participação dos principais bancos do país em junho; moeda digital deve ser lançada até o final de 2024

A Febraban (Federação Brasileira de Bancos), participante ativa das discussões em torno do Real Digital desde o início do projeto junto ao Banco Central, formou um grupo de trabalho técnico para contribuir com o regulador para o início do desenvolvimento do projeto-piloto que começará nos próximos dias. O grupo conta com a participação de 20 bancos associados.

Nesse fórum, as instituições financeiras promovem o debate técnico sobre segurança, privacidade, resiliência, interoperabilidade e escalabilidade da moeda digital. Também fomentam a troca entre as instituições de avaliações sobre o futuro desta iniciativa, já antecipando discussões como possibilidades de negócios, papéis e responsabilidades dos envolvidos no processo.

Além disso, a Febraban assinou Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com o BC para a criação de um protótipo com infraestrutura de tecnologia distribuída para a realização de experimentos, testes e outras medidas necessárias para validar o projeto.

“A Febraban está colaborando com o regulador nos testes do Real Digital e ainda com seus bancos associados escolhidos para participarem dos testes que começam agora. O Real Digital e a economia tokenizada trarão muita inovação para as operações financeiras”, avalia Carolina Sansão, diretora-adjunta de Inovação, Tecnologia e Cibersegurança da Febraban.

O calendário de testes para implementação do projeto-piloto do Real Digital foi anunciado em março pelo BC e batizado de Piloto RD. O regulador recebeu 36 propostas de interesse na participação piloto, entre candidaturas individuais e consórcios de entidades, totalizando mais de 100 instituições de diversos segmentos financeiros. Foram selecionados 14 interessados, entre associados da Febraban, no qual se incluem os maiores bancos do país.

O objetivo é concluir a parte de testes até dezembro deste ano. Resolvidas as questões principais de segurança, de funcionamento da infraestrutura e de privacidade das informações, será a vez de expandir a participação da população. A estimativa do Banco Central é lançar uma moeda digital até o fim de 2024.

O Real Digital é uma CBDC (moeda digital emitida por um Banco Central, na sigla em inglês). O projeto vai permitir, por exemplo, que o cliente possa pedir ao seu banco a geração de um token (ativo digital) de um depósito bancário, de qualquer valor. Esse token poderá ter valor parcial ou integral do montante que o cliente tenha na instituição financeira.

Com isso, o cliente poderá pegar esse token e fazer transações financeiras fora do horário comercial e nos finais de semana para aquisição de produtos e serviços disponíveis para este nicho, como por exemplo, comprar um título público, diversificar os próprios investimentos, entre outros.

Na fase inicial, o real digital deverá ter mais aplicabilidade para a pessoa jurídica, não sendo utilizado em larga escala por pessoas físicas. Este mercado ainda vai se desenvolver. Está sendo construída a infraestrutura que permita a tokenização desses depósitos e a partir daí, o cliente terá um leque de oportunidades para outros produtos e serviços no sistema financeiro.

O projeto estará embasado em uma plataforma de blockchain - uma inovação em tecnologia da informação que, usando criptografia, permite criar registros, sem controle centralizado, encadeados e dependentes entre si (não há como alterar um registro sem modificar todas a cadeia de informações). Essa capacidade possibilita operações mais eficientes e seguras no sistema bancário.

A evolução do piloto RD abrirá um portal para outras transações mais complexas e comercialização através da rede blockchain, com os contratos inteligentes, no qual todos os detalhes do acordo e a sequência de passos são registrados. Assim, o negócio somente se concretizará e de forma automática, se as condições inseridas no contrato forem cumpridas entre as partes, sem a necessidade de intermediários não financeiros garantindo o processo.

 

FEBRABAN - Federação Brasileira de Bancos
Diretoria de Comunicação
imprensa@febraban.org.br

 

 

Assunto
Período
>>BUSCA AVANÇADA
Diretoria de Comunicação da Febraban
Email: imprensa@febraban.org.br

João Borges - Diretor Executivo Comunicação, Marketing, Mídias Sociais e Eventos


Atendimento à imprensa :
Gustavo Paul – Diretor-Adjunto de Comunicação
Adriana Mompean - Assessora de Imprensa
Patricia Polo - Assessora de Imprensa

Mídias Sociais :
Mona Dorf- Diretora-Adjunta de Mídias Sociais e Eventos
Carlos Cidra - Assessor de Mídias Sociais
Majory Cristine - Assessora de Mídias Sociais