Logo FEBRABAN
 Área Restrita      Fale Conosco      Newsletter    

Notícias

Você está em:
26/01/2023

Febraban traz recomendações para quem quer ter as contas no azul em 2023

Plataforma de educação financeira Meu Bolso em Dia traz conteúdo personalizado para ajudar o consumidor a sair das dívidas e equilibrar as finanças

Começar o ano com as contas em dia é o desejo da maioria das pessoas, mas todo início de ano costuma ser um desafio para o orçamento: tem o imposto da casa (IPTU), do carro (IPVA), a matrícula e o material escolar, além do cartão de crédito com os gastos de fim de ano, principalmente com festas, presentes e viagens.

Para evitar que as dívidas se acumulem e se tornem uma bola de neve, é preciso organizar o orçamento pondo no papel - ou planilha - todas as entradas e saídas de recursos. Sabendo para onde vai o dinheiro, é possível enxergar a situação atual, planejar medidas específicas para enfrentar as dificuldades do momento e se planejar para o futuro.

Amaury Oliva, diretor de Cidadania Financeira da Febraban, dá algumas orientações para quem deseja começar 2023 com as finanças em ordem.

“Se a situação financeira da pessoa já estiver comprometida, o primeiro passo é listar todas as contas fixas e atrasadas e tentar renegociá-las com os credores. Ou, ainda, trocar dívidas com juros mais altos, como cheque especial e cartão de crédito, por outras opções mais baratas, com juros menores. Outra orientação é restringir gastos supérfluos por um tempo, tendo em mente que pequenas despesas podem gerar um grande gasto no fim do mês, assim como as pequenas parcelas. O aperto será temporário, até as finanças voltarem ao equilíbrio”, orienta.

Colocar papéis, contratos, extratos e as contas em ordem ajuda no controle doméstico. Essa organização é importante para avaliar se há, ali, algo que se paga sem usar, os chamados “gastos invisíveis”. Segundo Amaury, vale analisar faturas e boletos de telefonia, internet, serviços financeiros, academia de ginástica e assinaturas de aplicativos, por exemplo, para ver se encontra alguma despesa que se possa enxugar.

Outra dica do diretor é fazer uma lista dos projetos para o ano e estabelecer metas. Independentemente do projeto escolhido, todos estão ligados à situação financeira. Por isso é importante um planejamento para poupar, levando em consideração o custo desse projeto e o tempo necessário para guardar o dinheiro para conquistar esse sonho. “A poupança, por exemplo, também vale como reserva de emergência, ainda que os recursos para isso sejam modestos no início. Ela pode ajudar a cobrir eventuais situações inesperadas, oferecer mais segurança em relação às finanças familiares e, consequentemente, uma rotina com menos preocupações”, completa.

A plataforma de educação financeira Meu Bolso em Dia Febraban traz um roteiro com orientações que podem ajudar a controlar o orçamento doméstico e restabelecer o equilíbrio das finanças.

#1 ENTENDA SEU ORÇAMENTO

Planejamento é o melhor aliado da saúde financeira e começa pelo orçamento. Comece anotando todos os gastos, das contas maiores às menores, sem esquecer de incluir os gastos de lazer e as parcelas de dívidas. Depois, faça o mesmo com os seus ganhos, como salário, benefícios e outras fontes de renda. Apure a diferença entre as entradas e saídas e descubra se você tem algum dinheiro sobrando ou se está fechando o mês no vermelho. Se você tem familiaridade com o Excel, a plataforma oferece uma planilha de orçamento gratuita prontinha; é só fazer o download e preencher para ver na hora o seu raio X financeiro.

#2 REVISE SEUS GASTOS

Com o orçamento pronto, é possível revisar os gastos do ano. Há algum item que pode ser reduzido ou que não faz mais sentido e pode ser cortado? Esse é um bom momento para caçar os chamados gastos invisíveis, que podem impactar as finanças e minar a capacidade de poupar. Você usa todos os serviços de streaming que contrata, por exemplo? Está vivendo dentro de um padrão que cabe no bolso? Muitas vezes, é melhor dar um passo atrás para conseguir reorganizar as contas e, depois, voltar a planejar cada conquista.

#3 RENEGOCIE CONTRATOS

Se há muitas contas vencidas, a recomendação é negociar os contratos com bancos e financeiras, buscando parcelas adequadas à sua realidade. Se tiver um dinheirinho guardado, é possível conseguir descontos nos juros ao antecipar parcelas ou quitar logo a dívida. Já se o que preocupa é o valor da prestação, uma alternativa é buscar o reescalonamento da dívida, esticando o número de prestações para reduzir o valor pago mensalmente, encaixando-o no orçamento. O importante é não protelar, evitando correr o risco de entrar no superendividamento.

#4 COMECE A SUA RESERVA DE EMERGÊNCIA

Comece 2023 separando, todo mês, um valor para começar a construir uma reserva de emergência, que servirá de apoio caso algo inesperado aconteça. Você pode começar guardando um valor pequeno e, para não acabar abandonando o esse plano, faça um investimento programado. Assim, todo mês o dinheiro sai da conta corrente direto para a aplicação que você escolher.

#5 ORGANIZE E PRIORIZE SUAS METAS

Tenha uma lista de metas e objetivos para o ano, assim você consegue pensar em caminhos para atingir cada sonho dentro de um determinado período, entendendo se precisa economizar ou buscar outras fontes de renda.

#6 CONSIDERE FAZER RENDA EXTRA

Considere explorar seus talentos para fazer renda extra. As pessoas buscam praticidade para o dia a dia, então, por que não preparar e entregar comida pronta para o final de semana, doces para festas ou cuidar de animais de estimação enquanto os donos estão viajando?

#7 DESAPEGUE E TENHA UMA VIDA MAIS LEVE

Outra dica é fazer uma limpeza na casa e nos armários, separando roupas, acessórios e objetos que estão em bom estado e que podem ser úteis para outras pessoas. Esses objetos podem ser doados - há várias instituições que retiram em casa - ou vendidos para a sua rede de contatos, usando as redes sociais.

#8 APRENDA MAIS SOBRE EDUCAÇÃO FINANCEIRA

Busque conteúdo gratuito sobre como se organizar, sair das dívidas e juntar dinheiro para viver com mais tranquilidade. Há muito conteúdo e ferramentas gratuitos para ajudar você nessa jornada. Na plataforma Meu Bolso em Dia também é possível medir como anda sua saúde financeira por meio do I-SFB/Febraban, índice de saúde financeira do brasileiro.

 

Febraban – Federação Brasileira de Bancos
Diretoria de Comunicação
imprensa@febraban.org.br

Assunto
Período
>>BUSCA AVANÇADA
Diretoria de Comunicação da Febraban
Email: imprensa@febraban.org.br

João Borges - Diretor Executivo Comunicação, Marketing, Mídias Sociais e Eventos


Atendimento à imprensa :
Gustavo Paul – Diretor-Adjunto de Comunicação
Adriana Mompean - Assessora de Imprensa
Patricia Polo - Assessora de Imprensa

Mídias Sociais :
Mona Dorf- Diretora-Adjunta de Mídias Sociais e Eventos
Carlos Cidra - Assessor de Mídias Sociais
Majory Cristine - Assessora de Mídias Sociais