Logo FEBRABAN
 Área Restrita      Fale Conosco      Newsletter    

Notícias

Você está em:
19/01/2023

Crédito deve crescer em torno de 14% em 2022, com alta de 17,6% nos recursos voltados às famílias

Pesquisa da Febraban mostra também que expansão da carteira no mês de dezembro pode chegar a 1%, a 11ª alta consecutiva no ano

A carteira de crédito em dezembro deverá registrar alta de 1%, a 11ª elevação consecutiva de 2022, e com isso o resultado do saldo total no ano passado poderá registrar crescimento de 13,8%. Em 2022, o avanço da carteira será novamente liderado pelo crédito às pessoas físicas, que deverá registrar expansão de 17,6%. A carteira para pessoas jurídicas também deve mostrar resultado relevante no ano, com alta de 8,5%.

É o que revela a Pesquisa Especial de Crédito da Febraban, divulgada mensalmente como uma prévia da Nota de Política Monetária e Operações de Crédito do Banco Central. As projeções são feitas com base em dados consolidados dos principais bancos do país.

“Nossa pesquisa mostra que teremos o terceiro ano de expressivo crescimento na concessão de crédito para as famílias e empresas, após as altas de 15,6% e 16,3% em 2020 e 2021, respectivamente. Cumprimos o nosso papel de irrigar a economia com expansão da carteira em patamar bastante elevado, acima de dois dígitos, em um ano desafiador, com condições financeiras mais restritivas”, avalia Isaac Sidney, presidente da Febraban.

“Entretanto, nos últimos meses de 2022, o ritmo de crescimento anual da carteira tem perdido ímpeto e deveremos ter uma menor expansão do crédito em 2023, devido a um cenário externo ruim com inflação elevada, juros altos e atividade econômica em desaceleração. Em outra pesquisa divulgada recentemente pela Febraban, os bancos estimaram avanço de 8,2% da carteira neste ano, que ainda será expressivo”, acrescenta Isaac Sidney.

Em relação às concessões, o volume de 2022 deverá ser 19,7% superior ao concedido no ano anterior. O resultado sinaliza que a injeção de crédito na economia se manteve expressiva, mesmo com a alta da Selic e o aumento da inadimplência.

No ano, o forte crescimento é visto tanto nas operações livres (+19,7%) quanto nas direcionadas (+20,3%). A pesquisa mostra que as operações direcionadas ganharam tração no final do ano com a nova rodada de programas públicos. Já as operações livres têm mostrado algum arrefecimento, em linha com a perda de ímpeto da atividade econômica. Ainda assim, apresentam resultados expressivos, especialmente nas concessões com recursos livres às famílias, cujo volume se encontra na máxima histórica.

Resultados de dezembro

No último mês de 2022, a alta da carteira de crédito deve ser disseminada entre recursos e segmentos, com destaque para o crédito às empresas (+1,3%), em especial a carteira com recursos livres (+1,4%), beneficiada pelas compras no final de ano. Já a estimativa para a carteira direcionada é de alta de 1,1%.

No crédito às famílias (+0,8%), a carteira direcionada deve crescer 1,5% em dezembro, impulsionada pelo crédito rural, enquanto a carteira livre deve mostrar expansão mais modesta, de 0,3%, refletindo a acomodação do consumo e a redução típica do saldo em linhas rotativas nesta época do ano, devido ao recebimento do 13º salário pelos trabalhadores.

As concessões de crédito devem crescer 3,5% em dezembro. O resultado sinaliza que a injeção de crédito na economia se manteve expressiva, a despeito do aperto das condições financeiras (alta da Selic) e aumento da inadimplência.

O resultado deve ficar abaixo da média histórica do período (que é tipicamente positivo em função dos eventos de final de ano) e com variação mensal negativa quando ajustada por dias úteis (-5,9%), diante da acomodação da atividade econômica, elevada taxa Selic e inflação ainda pressionada.

O Banco Central divulgará a Nota de Política Monetária e Operações de Crédito em 27 de janeiro.

A Pesquisa Especial de Crédito pode ser acessada neste link.

 

FEBRABAN – Federação Brasileira de Bancos
Diretoria de Comunicação
11 3244-9831/9942
imprensa@febraban.org.br

Assunto
Período
>>BUSCA AVANÇADA
Diretoria de Comunicação da Febraban
Email: imprensa@febraban.org.br

João Borges - Diretor de Comunicação e Eventos


Atendimento à imprensa :
Gustavo Paul – Diretor-Adjunto de Comunicação
Adriana Mompean - Assessora de Imprensa
Patricia Polo - Assessora de Imprensa

Mídias Sociais :
Mona Dorf- Diretora-Adjunta de Mídias Sociais e Eventos
Carlos Cidra - Assessor de Mídias Sociais
Thiago Silva - Assessor de Mídias Sociais