Logo FEBRABAN
 Área Restrita      Fale Conosco      Newsletter    

Notícias

Você está em:
03/01/2023

Startups do Programa de Aceleração da Febraban levam educação financeira a quase 900 mil brasileiros

Empresas receberam aporte financeiro de R$ 1 milhão. Programa, realizado em 2021 e 2022, elegeu soluções inovadoras, inclusivas e gratuitas de fomento à educação financeira

 

As cinco startups vencedoras do Programa de Aceleração Meu Bolso em Dia Febraban, realizado em 2021 e 2022, levaram educação financeira para 881.400 pessoas em seu primeiro ano após a premiação do Programa de Aceleração. Com mentorias e aporte financeiro que receberam, no valor de R$ 1 milhão, as empresas impulsionaram seus projetos - o faturamento saltou de R$ 885 mil para R$ 5,5 milhões até o final do ano (+643%), assim como o número de funcionários, que cresceu de 37 para 130.

A iniciativa da Febraban, voltada a startups de educação financeira, viabilizada em parceria com a aceleradora Voe Sem Asas, faz parte do Acordo de Cooperação Técnica da Febraban com o Banco Central (BC) para a promoção de ações coordenadas de educação financeira. A aceleração teve por objetivo impulsionar projetos autossustentáveis e de alto impacto social que apresentassem soluções inovadoras, inclusivas e gratuitas de fomento à educação financeira da população.

Noventa e cinco empresas concorreram às vagas ofertadas nas três etapas de aceleração. Do total de projetos inscritos, 20 foram selecionados, entre abril e junho de 2021, para a primeira fase do programa, focada na modelagem, estruturação e testagem da experiência do consumidor.

Dez foram selecionadas para a segunda etapa e, durante cinco semanas, se debruçaram sobre temas como crescimento, estruturação das operações, comunicação e finanças. Em outubro de 2021 foram anunciadas 5 empresas vencedoras, que receberam recursos que somaram R$1 milhão para impulsionar seus projetos.

“O balanço deste primeiro ano é bastante positivo. As iniciativas vencedoras estão se desenvolvendo e se fortalecendo, gerando impacto social, ampliando o alcance da educação financeira e contribuindo para a melhoria da saúde financeira dos brasileiros”, afirma Amaury Oliva, Diretor de Sustentabilidade, Cidadania Financeira, Relações com o Consumidor e Autorregulação da Febraban.

No total, foram 54 horas de encontros coletivos, mais de 100 horas de mentorias com 24 aceleradores convidados e 3 encontros com especialistas da Febraban e do BC. Durante toda a sua jornada, as startups tiveram acesso à plataforma de apoio do programa para acessar conteúdos, frameworks e agendar as mentorias.

Além dos recursos destinados pelo programa, as startups receberam novos aportes de investimentos de outras empresas. Muitas das empresas selecionadas para a primeira fase, e que não foram selecionadas nas fases seguintes, conseguiram viabilizar seus negócios por meio do apoio recebido de investidores sociais e por contratos firmados com bancos associados à Febraban.

“O Programa de Aceleração é mais uma iniciativa de sucesso do Acordo de Cooperação Técnica do BC com a Febraban para a promoção de ações de educação financeira e reflete o comprometimento do setor financeiro com essa agenda. Nossa expectativa é que as empresas selecionadas cresçam ainda mais e que milhões de brasileiros sejam alcançados com soluções inovadoras e eficazes nos próximos anos”, afirma Maurício Moura, Diretor de Relacionamento, Cidadania e Supervisão de Conduta do Banco Central.

"Os resultados impressionantes que essas startups obtiveram são só um reflexo da paixão que elas possuem por suas causas, do extremo compromisso com o programa de aceleração, de viver intensamente a metodologia e de não perder a conexão com os objetivos da Febraban e do Banco Central de expandir seus impactos através dos programas Meu Bolso em Dia", afirma Augusto Aielo, Acelerador e CEO da Voe Sem Asas.

 

Conheça as 5 startups aceleradas

IARA/BARKUS: Chatbot disponível no site da Barkus, que ensina educação financeira pelo WhatsApp, de forma individual e automatizada, com linguagem descomplicada e personalização dos conteúdos para cada usuário. Público-alvo: empresas que tenham como objetivo apoiar a educação financeira de seus clientes e colaboradores.

JORNADA YOUNGERS: Capacitação 100% online para pessoas que trabalham na informalidade e empreendedores, com duração de cinco semanas e seis meses de mentorias para os usuários. Patrocinada por empresas interessadas em investimentos ESG.

MOONEY: Plataforma que oferece um plano de aulas e um aplicativo gratuito que torna a alfabetização financeira de jovens divertida e humanizada, envolvendo a família, escola e a sociedade no progresso dos aprendizados.

TINDIN: Explora diferentes maneiras de ensinar educação financeira em escolas, com trilhas de aprendizagem e games. Seus clientes são grandes grupos educacionais privados e escolas, além de empresas parceiras. A cada dois alunos pagantes, um aluno em situação de vulnerabilidade tem acesso gratuito aos conteúdos.

PLANO FINTECH: Capta informações financeiras do usuário por meio de bot (WhatsApp), monta o orçamento para os próximos 24 meses, um diagnóstico da situação financeira e um plano de ação para sair das dívidas e poupar. E acompanha o usuário, mantendo-o engajado e promovendo a mudança de hábitos financeiros.

 

FEBRABAN - Federação Brasileira de Bancos
Diretoria de Comunicação
imprensa@febraban.org.br

Assunto
Período
>>BUSCA AVANÇADA
Diretoria de Comunicação da Febraban
Email: imprensa@febraban.org.br

João Borges - Diretor de Comunicação e Eventos


Atendimento à imprensa :
Gustavo Paul – Diretor-Adjunto de Comunicação
Adriana Mompean - Assessora de Imprensa
Patricia Polo - Assessora de Imprensa

Mídias Sociais :
Mona Dorf- Diretora-Adjunta de Mídias Sociais e Eventos
Carlos Cidra - Assessor de Mídias Sociais
Thiago Silva - Assessor de Mídias Sociais