Logo FEBRABAN
 Área Restrita      Fale Conosco      Newsletter    

Notícias

Você está em:
13/12/2022

Febraban oferece bolsas de estudos no exterior para incentivar jovens a poupar

Em sua 4ª edição, Concurso Cultural Febraban Quem Sonha Poupa premiará 15 ganhadores com bolsas de estudos no valor de R$ 20 mil, 3 para cada região do país

 

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) lança a 4ª edição do Concurso Cultural Febraban Quem Sonha Poupa, que premiará 15 jovens com bolsas de intercâmbio no exterior.

Divulgado na Semana Nacional de Educação Financeira (ENEF), que acontece entre os dias 12 e 18 de dezembro em todo o país, o concurso tem por objetivo estimular o conhecimento, a reflexão e a conscientização sobre a importância de criar, desde cedo, o hábito de poupar. Serão 3 ganhadores de cada região do país, com bolsas de estudo no valor de R$ 20 mil para realizar o curso no exterior.

As inscrições para participar do concurso vão até 28 de fevereiro de 2023 e podem se inscrever jovens com idade entre 18 e 28 anos.

A relevância da educação financeira para essa faixa da população está nos dados de poupança e endividamento no Brasil.

Segundo a pesquisa Raio X do Investidor Brasileiro 2022, da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima), 62% dos jovens da geração Z (16 a 25 anos de idade) não guardam dinheiro de forma alguma. Além disso, mais de 8,6 milhões de pessoas dessa faixa etária estão endividadas, de acordo com o Mapa da Inadimplência do Serasa (setembro/22).

“O desafio de acessar o público jovem e estimular a mudança de comportamento em relação às próprias finanças nos motivou a lançar o concurso de bolsas de estudo, que se tornou a maior iniciativa das três últimas edições da Semana ENEF. No ano passado, o conteúdo do site Quem Sonha Poupa, que aglutina informações, dicas e ferramentas de educação financeira, foi acessado por quase 263 mil usuários únicos. No total, 18,5 mil jovens se inscreveram e participaram do concurso”, comenta Amaury Oliva, diretor executivo de Sustentabilidade, Cidadania Financeira, Autorregulação e Relações com o Consumidor da Febraban.

As sanções de multa impostas pela Autorregulação Bancária também foram convertidas em bolsas de estudos para o Quem Sonha Poupa deste ano. Com isso, o número de bolsas oferecidas saltou de 10 para 15, sendo 3 para cada região do país.

 

Como vai funcionar

Confirmada a sua inscrição, o jovem estuda os conteúdos disponibilizados no site do Quem Sonha Poupa e responde a um quiz, de uma única vez, no período de 01/03/2023 a 15/03/2023.

Serão selecionados 100 jovens para a etapa seguinte, quando devem enviar um vídeo com até 2 minutos de duração, seguindo as regras estabelecidas no Regulamento.

A Comissão Julgadora, composta por executivos da Febraban, especialistas em finanças e em educação financeira, irá selecionar os 15 ganhadores. A divulgação do resultado será feita pelo site Quem Sonha Poupa no início da Semana ENEF de 2023.

 

Premiação

As bolsas de estudo dão direito à realização de um curso de língua inglesa semi-intensivo, com quatro semanas de duração, realizado em instituição de ensino no exterior, de comum acordo entre o participante ganhador e a FEBRABAN, observado o valor previsto da premiação.

O valor de cada bolsa engloba gastos relacionados à viagem e ao curso de língua inglesa, incluindo o pagamento da matrícula e do curso de inglês na instituição de ensino onde o curso será realizado; passagens aéreas de ida ao exterior e de volta ao Brasil; hospedagem em casa de família no período de realização do curso, com café da manhã e jantar inclusos oferecidos pela família; além do seguro-viagem.

 

SERVIÇO:

Concurso Cultural Febraban Quem Sonha Poupa

Inscrições: de 12/12/2022 a 28/02/2023 pelo site do Quem Sonha Poupa

Quem pode participar: jovens entre 18 e 28 anos de idade

 

Sobre a Semana ENEF

A Semana Nacional de Educação Financeira (Semana ENEF) é uma mobilização nacional para disseminar conhecimento e promover a tomada de decisões financeiras conscientes e autônomas na população brasileira. A cada ano, a Semana ENEF ganha amplitude, com um número cada vez maior de iniciativas de educação financeira articuladas por organizações públicas e privadas em todo o território nacional. Em 2021, a 8ª Semana ENEF alcançou público de aproximadamente 803 mil pessoas por meio de ações específicas (atendimento, curso, ferramenta de aprendizado, jogo, material de ensino, oficina, palestra, peças de teatro, quiz, seminário e outros) e de 102 milhões por alcance das campanhas em massa (rádio, TV, SMS, vídeos e outros).

 

FEBRABAN - Federação Brasileira de Bancos
Diretoria de Comunicação
imprensa@febraban.org.br

Assunto
Período
>>BUSCA AVANÇADA
Diretoria de Comunicação da Febraban
Email: imprensa@febraban.org.br

João Borges - Diretor Executivo Comunicação, Marketing, Mídias Sociais e Eventos


Atendimento à imprensa :
Gustavo Paul – Diretor-Adjunto de Comunicação
Adriana Mompean - Assessora de Imprensa
Patricia Polo - Assessora de Imprensa

Mídias Sociais :
Mona Dorf- Diretora-Adjunta de Mídias Sociais e Eventos
Carlos Cidra - Assessor de Mídias Sociais
Majory Cristine - Assessora de Mídias Sociais