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07/11/2022

Superendividamento e Proteção ao Consumidor são temas de seminário promovido pela FEBRABAN

Evento reunirá representantes dos órgãos de proteção do consumidor, do Banco Central e de instituições financeiras para debater boas práticas do setor bancário e proteção do consumidor

 

A Febraban promove nos dias 8 e 9 de novembro o Seminário de Relacionamento com o Consumidor (SEMARC Nacional 2022), que neste ano tem como tema "A importância das boas práticas como instrumento de aperfeiçoamento na relação com o consumidor".

O evento será realizado em formato híbrido, com o encontro presencial para convidados e a transmissão dos painéis ao vivo e gratuita na plataforma noomis.

Representantes dos órgãos de proteção do consumidor, do Banco Central e de instituições financeiras vão debater importantes tópicos, como a Lei 14.181/21 (lei do superendividamento) e o tratamento aos superendividados; tecnologias para o crédito consignado; agenda ESG; os desafios contemporâneos na prevenção e no enfrentamento a fraudes e golpes financeiros; e sobre o novo decreto do SAC e a autorregulação da Febraban.

A abertura do evento, no dia 8 de novembro, às 14 horas, será feita pelo presidente da FEBRABAN, Isaac Sidney e pelo diretor de Relacionamento, Cidadania e Supervisão de Conduta do Banco Central do Brasil, Maurício Costa de Moura;

Às 14h45, o conselheiro independente da Autorregulação Febraban e professor da PUC/SP, Marcelo Sodré, abre as discussões em torno da Agenda ESG – Consumidor, seguido pelo coordenador de Cidadania Financeira da Febraban, Uelton Carvalho, às 16h, que apresentará a plataforma de educação financeira da FEBRABAN Meu Bolso em Dia.

Às 16h15, o diretor-executivo de Assuntos Jurídicos da Febraban, Vicente de Chiara, fala sobre “A Lei 14.181/21 e seus mecanismos de prevenção e tratamento extrajudicial e judicial do superendividamento”, com os seguintes palestrantes:

  • Coordenador do Núcleo de Atendimento aos Superendividados, Henrique Rocha Pereira das Neves;
  • Desembargador do Tribunal de Justiça do Distrito Federal, Leonardo Bessa;
  • Coordenadora-geral do SINDEC, da Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor (Senacon), Daniele Cardoso;
  • Diretor setorial adjunto de Ouvidoria, Relações com clientes e Canais de Atendimento da Febraban e ouvidor do Itaú Unibanco, Rogério Taltassori.

 

Já no dia 9 de novembro, às 9h, o diretor de Segurança Corporativa do Itaú Unibanco e diretor do Comitê de Prevenção a Fraudes da Febraban, Adriano Volpini, debate sobre “Os desafios contemporâneos na prevenção e no enfrentamento a fraudes e golpes financeiros” com:

  • Diretor-executivo do PROCON SP, Guilherme Farid;
  • Chefe do Departamento de Atendimento ao Cidadão (DEATI), do Banco Central do Brasil, Carlos Eduardo Rodrigues;
  • Titular da Delegacia de Fraudes Cibernéticas da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, Nayara Caetano Borlina Duque; e o
  • Diretor setorial de Ouvidoria, Relações com clientes e Canais de Atendimento da Febraban e diretor ouvidor do Bradesco, Nairo Vidal.

Para falar sobre os "Crédito consignado: o monitoramento e a tecnologia como aliados no fortalecimento da proteção ao consumidor”, às 10h45, participam:

  • Diretor setorial de Crédito Consignado da Febraban e diretor de Negócios do Itaú Unibanco, Alexandre Borin Ribeiro;
  • Coordenadora-geral de Pagamento de Benefícios da Diretoria de Benefícios do INSS, Ingrid Ambrozio Camilo;
  • Diretor do Procon DF e presidente da Associação Brasileira de Procons – Procons Brasil, Marcelo de Souza do Nascimento;
  • Promotor de Justiça, Paulo Roberto Binicheski, e a
  • Membro do Comitê de Ouvidoria, Relações com Clientes e Canais de Atendimento da Febraban e ouvidora do Banco Cetelem, Talita Bartolassi.

Às 12h15, a diretora-executiva de Experiência do Cliente do BTG Pactual, Jaqueline Machado, divide os debates sobre “O Novo Decreto do SAC e a Autorregulação FEBRABAN” com:

  • Diretora do PROCON PR, Claudia Silvano;
  • Diretora do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor, da Secretaria Nacional do Consumidor, Laura Postal Tirelli;
  • Ouvidora do Grupo Algar, Lúcia Farias; e a 
  • Membro do Comitê de Ouvidoria, Relações com clientes e Canais de Atendimento da Febraban, Beatriz Damasceno.

Enceram o seminário, às 13H45, o diretor-executivo de Sustentabilidade, Cidadania Financeira, Relações com o Consumidor e Autorregulação da Febraban, Amaury Oliva, e o diretor setorial de Ouvidoria, Relações com clientes e Canais de Atendimento da Febraban e diretor ouvidor do Banco Bradesco, Nairo Vidal.


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