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17/11/2021

Vídeo orienta consumidor a registrar solicitação para negociar dívida no Mutirão Nacional

Objetivo é estimular a participação na campanha, que se encerra em 30 de novembro e tem como alvo devedores de bancos ou financeiras

 

A página do Mutirão Nacional de Negociação de Dívidas e Orientação Financeira ganhou nova funcionalidade: um vídeo tutorial que explica como registrar a solicitação na plataforma Consumidor.gov.br, primeiro passo para negociar dívidas em atraso.

 

Desenvolvido pela FEBRABAN para facilitar o acesso do público ao serviço e estimular a adesão à campanha, que se encerra em 30 de novembro, o vídeo serve de guia de orientação ao consumidor que deseja participar da ação.

Do cadastro inicial no site à escolha da instituição com a qual deseja negociar, o tutorial mostra as funcionalidades da plataforma e traz como referência um modelo de reclamação no qual o consumidor pode se basear para redigir a sua queixa.

“Com o tutorial, pretendemos esclarecer possíveis dúvidas que o consumidor possa ter sobre como negociar a sua dívida. Embora o site do mutirão tenha como objetivo principal direcionar o consumidor por caminhos de orientação financeira, as dívidas são negociadas diretamente no site de mediação de conflitos criado pela Senacon com os Procons, o Consumidor.Gov.Br”, explica o coordenador de Cidadania Financeira da FEBRABAN, Uelton Carvalho.

Poderão fazer parte da negociação no mutirão, dívidas que não possuem bens dados em garantia; que estejam em atraso e em nome de uma pessoa natural; e tenham sido contraídas de bancos ou financeiras.

 

Tutorial Passo a Passo

Depois de consultar o seu índice de Saúde Financeira (ISF) e fazer o rastreio das dívidas em seu nome acessando o Registrato, um relatório atualizado mantido pelo Banco Central de débitos no Cadin Federal (Cadastro Informativo de Créditos não Quitados do Setor Público Federal), o consumidor é convidado a acessar o site Consumidor.Gov.

O tutorial recomenda ao interessado que digite o nome da empresa reclamada e verifique se ela está cadastrada para que a reclamação possa ser registrada.

No passo seguinte, o consumidor é orientado a responder às perguntas: Procurou a empresa para solucionar o problema? Como comprou? Como contratou? E o orienta a selecionar o ícone “serviços financeiros” e o assunto relacionado à dívida.

Mais adiante, no campo “problema”, o tutorial ensina o consumidor a escolher o motivo do contato (renegociação/parcelamento de dívidas) e mostra o campo onde o valor a ser negociado deve ser digitado. Depois, basta ao interessado descrever a reclamação e o eu pedido à empresa e anexar documentos, se achar necessário.

O Mutirão Nacional de Negociação de Dívidas e Orientação Financeira é uma das iniciativas do acordo de cooperação técnica assinado entre a FEBRABAN e o Banco Central (BC) para desenvolver ações coordenadas de educação financeira e evitar o endividamento de risco.

 

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