Vídeo orienta consumidor a registrar solicitação para negociar dívida no Mutirão Nacional
A página do Mutirão Nacional de Negociação de Dívidas e Orientação Financeira ganhou nova funcionalidade: um vídeo tutorial que explica como registrar a solicitação na plataforma Consumidor.gov.br, primeiro passo para negociar dívidas em atraso. Desenvolvido pela FEBRABAN para facilitar o acesso do público ao serviço e estimular a adesão à campanha, que se encerra em 30 de novembro, o vídeo serve de guia de orientação ao consumidor que deseja participar da ação.
Objetivo é estimular a participação na campanha, que se encerra em 30 de novembro e tem como alvo devedores de bancos ou financeiras
A página do Mutirão Nacional de Negociação de Dívidas e Orientação Financeira ganhou nova funcionalidade: um vídeo tutorial que explica como registrar a solicitação na plataforma Consumidor.gov.br, primeiro passo para negociar dívidas em atraso.
Desenvolvido pela FEBRABAN para facilitar o acesso do público ao serviço e estimular a adesão à campanha, que se encerra em 30 de novembro, o vídeo serve de guia de orientação ao consumidor que deseja participar da ação.
Do cadastro inicial no site à escolha da instituição com a qual deseja negociar, o tutorial mostra as funcionalidades da plataforma e traz como referência um modelo de reclamação no qual o consumidor pode se basear para redigir a sua queixa.
“Com o tutorial, pretendemos esclarecer possíveis dúvidas que o consumidor possa ter sobre como negociar a sua dívida. Embora o site do mutirão tenha como objetivo principal direcionar o consumidor por caminhos de orientação financeira, as dívidas são negociadas diretamente no site de mediação de conflitos criado pela Senacon com os Procons, o Consumidor.Gov.Br”, explica o coordenador de Cidadania Financeira da FEBRABAN, Uelton Carvalho.
Poderão fazer parte da negociação no mutirão, dívidas que não possuem bens dados em garantia; que estejam em atraso e em nome de uma pessoa natural; e tenham sido contraídas de bancos ou financeiras.
Tutorial Passo a Passo
Depois de consultar o seu índice de Saúde Financeira (ISF) e fazer o rastreio das dívidas em seu nome acessando o Registrato, um relatório atualizado mantido pelo Banco Central de débitos no Cadin Federal (Cadastro Informativo de Créditos não Quitados do Setor Público Federal), o consumidor é convidado a acessar o site Consumidor.Gov.
O tutorial recomenda ao interessado que digite o nome da empresa reclamada e verifique se ela está cadastrada para que a reclamação possa ser registrada.
No passo seguinte, o consumidor é orientado a responder às perguntas: Procurou a empresa para solucionar o problema? Como comprou? Como contratou? E o orienta a selecionar o ícone “serviços financeiros” e o assunto relacionado à dívida.
Mais adiante, no campo “problema”, o tutorial ensina o consumidor a escolher o motivo do contato (renegociação/parcelamento de dívidas) e mostra o campo onde o valor a ser negociado deve ser digitado. Depois, basta ao interessado descrever a reclamação e o eu pedido à empresa e anexar documentos, se achar necessário.
O Mutirão Nacional de Negociação de Dívidas e Orientação Financeira é uma das iniciativas do acordo de cooperação técnica assinado entre a FEBRABAN e o Banco Central (BC) para desenvolver ações coordenadas de educação financeira e evitar o endividamento de risco.
FEBRABAN - Federação Brasileira de Bancos
Diretoria de Comunicação
imprensa@febraban.org.br