ABERTURA DE AGÊNCIAS

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Em razão da retomada da atividade econômica e do processo de flexibilização do isolamento social no país, a Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN) informa que cada banco associado irá adotar política própria de abertura e horário de funcionamento de suas agências, de acordo com suas características e estratégias internas. Pelo fato de o perfil da demanda de cada instituição financeira ser diferenciado, não haverá um processo padronizado para retorno ao horário anterior à pandemia

Em razão da retomada da atividade econômica e do processo de flexibilização do isolamento social no país, a Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN) informa que cada banco associado irá adotar política própria de abertura e horário de funcionamento de suas agências, de acordo com suas características e estratégias internas. Pelo fato de o perfil da demanda de cada instituição financeira ser diferenciado, não haverá um processo padronizado para retorno ao horário anterior à pandemia.

No período de isolamento social, a utilização dos meios digitais, como mobile banking e internet banking teve grande expansão, consolidando essas plataformas como majoritárias na preferência dos consumidores brasileiros.

Ao longo dos últimos anos os bancos aumentaram os seus investimentos em tecnologia como forma de acompanhar a aceleração da digitalização de seus serviços e de seu modo de trabalhar, com mais facilidade, conveniência e segurança aos consumidores. Apenas entre 2019 e 2020, os investimentos passaram de R$ 23,9 bilhões para R$ 25,7 bilhões, de acordo com dados da Pesquisa de Tecnologia Bancária 2021 FEBRABAN/ Deloitte.

Entre 2016 e 2020, os meios digitais passaram de 52% do total para 62% em 2019 e 67% em 2020. No celular o volume passou de 43% para 51% entre 2019 e 2002. A participação das transações em agências bancárias vem caindo nos últimos anos, de 9% em 2016 para 3% em 2020.

Durante o período da pandemia, foram reforçadas as ações sanitárias e de precaução para assegurar a saúde dos seus clientes, funcionários e do público em geral. Os bancos asseguraram aos funcionários toda a proteção disponível, como uso de máscaras, álcool gel e os demais equipamentos de proteção individual. Em casos de contaminação confirmada, as agências passam por um novo processo de higienização. Esses procedimentos permanecem vigentes.

A FEBRABAN ressalta a importância da utilização dos canais digitais para atendimento dos serviços bancários a fim de evitar a concentração de pessoas nas agências. Essas são ações eficazes de prevenção recomendadas pelas autoridades sanitárias.

O atendimento pelo celular (mobile banking), pelo computador (internet banking) e telefônico (call centers) estão disponíveis e oferecem praticamente a totalidade das transações financeiras do sistema bancário.

 

FEBRABAN - Federação Brasileira de Bancos
Diretoria de Comunicação
imprensa@febraban.org.br

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