Semana da Segurança Digital orienta população sobre golpes

Compartilhe:

A FEBRABAN – Federação Brasileira de Bancos, mais 25 bancos associados e a Acrefi (Associação Nacional das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento) realizam entre os dias 25 e 29 de outubro a 2ª edição deste ano da Semana da Segurança Digital, que tem o objetivo de promover a conscientização da sociedade para uso dos canais digitais de forma segura, orientando sobre como se prevenir dos principais golpes e fraudes digitais que tanto dão dor de cabeça aos consumidores e geram prejuízos financeiros

FEBRABAN e bancos promovem de 25 a 29 de outubro a 2ª edição do ano de 2021 de campanha de conscientização; live com o cantor Léo Santana no dia 26 é destaque

  

A FEBRABAN – Federação Brasileira de Bancos, mais 25 bancos associados e a Acrefi (Associação Nacional das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento) realizam entre os dias 25 e 29 de outubro a 2ª edição deste ano da Semana da Segurança Digital, que tem o objetivo de promover a conscientização da sociedade para uso dos canais digitais de forma segura, orientando sobre como se prevenir dos principais golpes e fraudes digitais que tanto dão dor de cabeça aos consumidores e geram prejuízos financeiros.

Um dos destaques desta edição será uma live que ocorrerá no próximo dia 26, às 10h, sobre fraudes e golpes digitais, que será transmitida no Youtube da entidade, e contará com a participação do cantor Léo Santana.

Esta é a quarta edição da Semana da Segurança Digital, e o setor bancário se alinha mais uma vez a ações similares desenvolvidas tanto Estados Unidos desde 2003, como na Europa, desde 2012, e que envolvem vários setores da economia. Durante este período, os participantes divulgarão dicas de como se prevenir dos principais golpes e fraudes digitais. Cada participante desenvolverá livremente suas ações de conscientização para seus clientes, usando a hashtag #SemanadaSegurançaDigital.

Participam desta edição da Semana da Segurança Digital: Acrefi, Afinz, Banco do Brasil, Banco de Brasília, Banco do Estado do Pará, Banco Master, Banco Nordeste do Brasil, Banese, Banestes, Banrisul, BMG, Bradesco, BS2, Caixa, Digimais, Genial ,Itaú Unibanco, Mercantil, Pan, Pine, Safra, Santander, Sicoob, Sicredi, Toyota e XP.

Na FEBRABAN, as informações estarão disponíveis no site antifraudes.febraban.org.br e nas redes sociais da Federação - Youtube, Facebook, Twitter, Linkedln e Instagram.

“Os bancos brasileiros atuam em várias frentes com o objetivo de contribuir para o combate aos golpes e fraudes e promovem constantemente campanhas educativas para disseminar a importância da segurança online no Brasil. As instituições investem anualmente cerca de R$ 2,5 bilhões em cibersegurança para que nossos clientes façam suas transações bancárias com total tranquilidade em seu dia a dia”, afirma Isaac Sidney, presidente da FEBRABAN.

“É essencial criar uma forte cultura de proteção de dados no Brasil e ações de conscientização, como a Semana da Segurança Digital, são fundamentais para fomentar a educação digital”, acrescenta Isaac Sidney.

Live com Léo Santana no dia 26

No próximo dia 26, às 10h, a FEBRABAN promoverá live sobre fraudes e golpes digitais pelo Youtube da entidade, e que contará com as participações do cantor Léo Santana; Adriano Volpini, diretor da Comissão Executiva de Prevenção a Fraudes da FEBRABAN e  diretor de Segurança Corporativa do Itaú Unibanco; e de Eduardo Cotta, superintendente de Conta Digital do Banco Inter.

O artista e os especialistas irão abordar os golpes e fraudes digitais que mais dão dor de cabeça aos consumidores, e darão dicas de prevenção. Entre os golpes que serão abordados estão o da falsa central telefônica de banco, do motoboy, golpes que usam links falsos, além de outras técnicas de engenharia social, que consistem em enganar o indivíduo para que ele forneça informações confidenciais, como senhas e números de cartões.

A FEBRABAN lançou no último dia 13 em redes de TVs abertas e fechadas sua campanha de marketing para alertar e orientar a população a se prevenir de fraudes intitulada Pare & Pense #Pode ser Golpe. A campanha traz informações e dicas para que clientes bancários se protejam de golpes aplicados por criminosos atualmente, como o do falso motoboy, da troca de cartão, de pedidos de dinheiro pelo WhatsApp e da falsa central ou do falso funcionário de banco. 

Confira os temas que serão abordados pela FEBRABAN e os bancos associados durante a Semana da Segurança Digital

  1. Nunca utilize dados pessoais como senha (ex.: data de aniversário, placa de carro etc) nem números repetidos ou sequenciais (ex.: 111111 ou 123456) nem anote senhas em papel, no celular ou computador
  2. Nunca clique em links de promoções muito vantajosas ou que peçam sincronização, atualização, manutenção de token, aplicativo ou cadastro e sempre use o cartão virtual para realizar compras na internet
  3. Nunca realize transferências para regularizar ou estornar valores em sua conta nem para testes
  4. Sempre avise o banco caso seu celular seja roubado – ele tem o aplicativo de acesso à sua conta, assim como seu cartão
  5. Sempre confira o nome do recebedor ao pagar um boleto, realizar transferências ou Pix
  6. Nunca acesse sua conta ou cadastre sua chave Pix, clicando em algum link que receber em mensagens. Acesse sua conta diretamente no site do seu banco ou nos aplicativos do seu banco no celular ou no computador
  7. Nunca transfira dinheiro para amigo ou familiar que tenha feito o pedido por WhatsApp sem antes ligar para confirmar
  8. Sempre ative a função de segurança “duplo fator de autenticação” em suas contas na internet que oferecem essa opção: e-mail, redes sociais, aplicativos, sistemas operacionais etc
  9. Sempre habilite a função de rastreio do celular para apagar os dados do aparelho a distância, ative a função de bloqueio do chip da operadora com o PIN e tenha o código IMEI do aparelho anotado em casa para bloqueio em caso de roubo.
  10. Se receber contato em nome do Banco solicitando para ligar para sua Central de Atendimento, ligue a partir de outro de aparelho, assim evita que o golpista “prenda” a sua linha telefônica.

 

FEBRABAN - Federação Brasileira de Bancos
Diretoria de Comunicação
imprensa@febraban.org.br

 

 

 

 

 

Compartilhe:

Leia também