Logo FEBRABAN
 Área Restrita      Fale Conosco      Newsletter    

Notícias

Você está em:
09/11/2020

Alunos de São Paulo iniciam aulas de educação financeira criadas pela Febraban

Projeto começa na próxima terça-feira (10/11). Ao todo, serão ministradas 24 aulas de 45 minutos cada por um período de 2 meses para alunos dos ensinos fundamental e médio

A partir da próxima terça-feira (10/11) os alunos dos ensinos fundamental e médio da rede estadual de ensino de São Paulo terão acesso a um conteúdo sobre educação financeira desenvolvido especialmente para eles. O projeto é fruto de uma parceria entre a FEBRABAN - Federação Brasileira de Bancos e a Secretaria de Estado da Educação.

Ao todo, serão disponibilizadas 24 aulas de 45 minutos cada, sendo 2 aulas por semana, por um período de 2 meses. As aulas são voltadas para alunos do ensino fundamental (5º ao 9º ano) e ensino médio (1ª a 3ª séries).

As aulas serão transmitidas a partir de estúdios da Secretaria e poderão ser acompanhadas, ao vivo, pelo site, aplicativo e página do Facebook do Centro de Mídias da Educação de São Paulo (CMSP) e, ainda, pelos canais TV Educação e TV Univesp. A previsão é que as aulas comecem a ser transmitidas na segunda semana de agosto.

O Centro de Mídias é uma iniciativa da Secretaria da Educação para apoiar a aprendizagem dos estudantes e a formação dos professores, com aulas ao vivo, ao alcance de todos pela TV aberta e aplicativo de celular gratuito, que não desconta da internet do aparelho do usuário.

Com linguagem conectada com situações do cotidiano dos adolescentes, as aulas usarão recursos interativos, como diálogo via chat, apresentação de vídeos, desafios, jogos de perguntas e respostas, para despertar a reflexão dos jovens sobre os temas propostos.

“Nosso objetivo é ampliar e difundir conhecimento sobre educação financeira, que possa gerar reflexões e estimular o uso o consciente do dinheiro, com a criação de uma cultura de educação econômico-financeira para estudantes e seus familiares”, afirma Isaac Sidney, presidente da FEBRABAN.

O conteúdo programático será ministrado por Andy de Santis, docente do INFI – Instituto FEBRABAN de Educação.  O programa, intitulado “Prosperar”, é composto por cinco eixos temáticos:

- Produzir (De onde vêm e a que custo são gerados meus recursos?)
- Trocar (As trocas que faço valem a pena?)
- Consumir (Quanto custam minhas escolhas de consumo?)
- Administrar (Como analiso e gerencio meus recursos financeiros?)
- Poupar (Como me preparo para os desejos e necessidades de amanhã?)

Dentro dos eixos temáticos, as aulas abordarão temas diversificados de educação financeira como fontes de renda, tipos de remuneração, impostos sobre a produção e comercialização de bens, patrimônio, leis da oferta e demanda, formação de preços, consumo consciente, economia doméstica, compra por impulso, características do crédito, direitos do consumidor, endividamento, poupança, entre outros assuntos.

“O setor bancário está empenhado em promover o consumo consciente, que contribui para a prevenção do superendividamento e para a concessão de crédito em bases sólidas, beneficiando o consumidor, o setor e toda a sociedade”, afirma Isaac Sidney.

Outras iniciativas
A FEBRABAN mantém desde 2010 o portal  Meu Bolso em Dia (www.meubolsoemdia.com.br) com conteúdo educacional sobre os mais variados assuntos ligados às finanças pessoais, voltado para promover o consumo consciente, orientar a administração do orçamento mensal e ampliar a compreensão sobre os diversos produtos e serviços do sistema financeiro.

Além disso, a Federação assinou em dezembro de 2019 um acordo de cooperação técnica com o Banco Central para desenvolver ações coordenadas de educação financeira. A primeira iniciativa lançada logo após a assinatura da cooperação foi a I Semana da Negociação e Orientação Financeira, com a participação de mais de 820 mil pessoas.

A parceria também prevê a criação de uma plataforma online de educação financeira, a promoção de um concurso nacional voltado ao desenvolvimento de iniciativas sobre o tema e o desenvolvimento de ações durante a Semana Nacional de Educação Financeira (Semana ENEF).

FEBRABAN – Federação Brasileira de Bancos
Diretoria de Comunicação
11 3244-9831/9942
imprensa@febraban.org.br

Assunto
Período
>>BUSCA AVANÇADA
Diretoria de Comunicação da Febraban
Email: imprensa@febraban.org.br

João Borges - Diretor Executivo Comunicação, Marketing, Mídias Sociais e Eventos


Atendimento à imprensa :
Gustavo Paul – Diretor-Adjunto de Comunicação
Adriana Mompean - Assessora de Imprensa
Patricia Polo - Assessora de Imprensa

Mídias Sociais :
Mona Dorf- Diretora-Adjunta de Mídias Sociais e Eventos
Carlos Cidra - Assessor de Mídias Sociais
Majory Cristine - Assessora de Mídias Sociais