Logo FEBRABAN
Logo FEBRABAN News

Notícias

FEBRABAN lança a iniciativa SOMAMOS – Rede de Inclusão pela Diversidade

Dando continuidade à sua política de aproximar ainda mais os bancos da sociedade brasileira, contribuindo para torná-la mais justa, inclusiva e sustentável, a Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN) lança nesta quinta-feira (1/10) a iniciativa SOMAMOS – Rede de Inclusão pela Diversidade, durante evento Afro Presença.

SOMAMOS é resultado da evolução do “Programa FEBRABAN de Educação para Diversidade”, criado em 2018, por meio da associação entre o Instituto FEBRABAN de Educação (INFI) e diversos parceiros do mercado, para desenvolver capacitação profissional gratuita a jovens afrodescendentes, melhorar a formação e ampliar as chances e oportunidades no mercado de trabalho, especialmente no setor financeiro.

De acordo com Isaac Sidney, presidente da FEBRABAN, a atuação da Federação nas frentes de educação e diversidade “é uma alavanca para inclusão social, superação do preconceito e para o desenvolvimento e transformação do mercado de trabalho”. “Igualdade é um valor fundamental para uma sociedade mais justa, inclusiva e sustentável”, completa.

O projeto já capacitou doze turmas em São Paulo (2018-2019) e Salvador (2020). Dos 321 jovens formados em São Paulo, 191 terminaram o curso já empregados em companhias do segmento financeiro, da indústria e do setor de serviços. Os alunos ocuparam prioritariamente posições de estágio e foram contratados como empregados efetivos também em áreas como comercial, sustentabilidade, auditoria e jurídico.

Os cursos têm duração de 246 horas e visam desenvolver habilidades e conhecimentos demandados pelo mercado de trabalho. Entre as disciplinas do curso estão noções de macroeconomia, matemática financeira, técnicas de abordagem comercial e aulas preparatórias para obtenção da CPA-10, certificação para atuação no setor financeiro. 

Durante a capacitação, os jovens também participam de atividades com profissionais do mercado e empresas para ampliar sua rede de contatos e aproximarem-se do universo corporativo.

Afro Presença

O Evento Afro Presença, que ocorre entre os dias 30 de setembro e 2 de outubro, é uma iniciativa idealizada e coordenada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), em parceria com o Pacto Global da ONU. O evento conta com palestras, oficinas e debates, com uma programação voltada a facilitar a inclusão e permanência de jovens negros e negras no mercado de trabalho.

A participação da FEBRABAN ocorre por meio da iniciativa SOMAMOS, e inclui ações de educação financeira, com a presença da rede de alunos e ex-alunos, parceiros e associados.

No debate interativo sobre Educação Financeira, explorando a temática “Seu dinheiro, suas escolhas: como conquistar a liberdade financeira”, participam Andy Santis e Gilvan Bueno, especialistas e parceiros do INFI, bem como Marcos Ferreira e Renata Batistas que são formados pelo projeto.

A FEBRABAN integra, ainda, a mesa de formatura de 61 jovens da turma de Salvador, do projeto Conexão Negra, iniciativa do MPT, que em seu módulo empresarial, contou com a parceria e capacitação do Programa SOMAMOS. Destaque para desempenho e aprovação dos jovens na certificação CPA-10, promovida pela ANBIMA, com taxa de aprovação de 74%, número bem representativo e superior à média de mercado.

A programação completa do evento virtual Afro Presenta está disponível no site:  http://afropresenca.com.br/.

 

FEBRABAN - Federação Brasileira de Bancos
Diretoria de Comunicação
imprensa@febraban.org.br

 

Assunto
Período
>>BUSCA AVANÇADA
Diretoria de Comunicação da Febraban
Email: imprensa@febraban.org.br

João Borges - Diretor de Comunicação, Marketing e Eventos


Atendimento à imprensa :
Gustavo Paul – Diretor-Adjunto de Comunicação
Adriana Mompean - Assessora de Imprensa
Arthur Chioramital - Assessor de Imprensa
Jéssica Santana- Estagiária
Fernanda Macedo- Assistente

Mídias Sociais :
Mona Dorf- Diretora-Adjunta de Mídias Sociais, Marketing e Eventos
Carlos Cidra - Assessor de Mídias Sociais
Thiago Silva - Assessor de Mídias Sociais