Logo FEBRABAN
 Área Restrita      Fale Conosco      Newsletter    

Notícias

Você está em:
24/08/2020

Saldo total da carteira de crédito, em julho, deve crescer 10,9%, mostra pesquisa da FEBRABAN

Resultados de levantamento feito com os principais bancos do país podem reforçar sinais de retomada do consumo das famílias diante de expansão da carteira de pessoa física

 

O saldo consolidado do crédito em julho deverá apresentar alta de 0,8% na variação mensal e crescimento de 10,9% na variação de doze meses, revela a Pesquisa Especial de Crédito da FEBRABAN, feita com os principais bancos do país, que representam, dependendo da linha de crédito, de 38% a 91% do saldo total do sistema financeiro nacional.

A Pesquisa Especial de Crédito da FEBRABAN, que passa a ser divulgada mensalmente, vai retratar as estimativas (prévia) do Saldo e da Concessão de Crédito do mês anterior à sua publicação e os resultados serão reportados pelas instituições financeiras com cerca de uma semana de antecedência à publicação da Nota de Política Monetária e Operações de Crédito do Banco Central, que será divulgada à imprensa na próxima sexta-feira (28).

Ontem, foi divulgada a Pesquisa FEBRABAN de Economia Bancária e Expectativas, que é feita a cada 45 dias, logo após a divulgação da ata da reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), a qual tem como objetivo captar as percepções das instituições financeiras sobre a última ata do Copom e as projeções para o desempenho do mercado de crédito para o ano corrente e o próximo. A FEBRABAN fará igualmente sua publicação periódica.

“A exemplo do que fizemos ontem com a Pesquisa FEBRABAN de Economia Bancária e Expectativas, hoje estamos tornando pública a Pesquisa Especial de Crédito da FEBRABAN, que tem por objetivo informar as estimativas dos resultados de saldo e concessão de crédito dos bancos”, afirma Isaac Sidney, presidente da FEBRABAN. “Trata-se de mais uma iniciativa da Federação, dentro de seu compromisso de transparência e de aproximação cada vez maior com a população e a sociedade.”

Caso a estimativa da Pesquisa Especial de Crédito seja confirmada na sexta-feira, será a primeira vez desde agosto de 2015 que a carteira total de crédito volta a se expandir a um ritmo anual de dois dígitos. O resultado reforça o papel desempenhado pelo sistema financeiro durante a crise do novo coronavírus, atendendo às necessidades de liquidez, principalmente das empresas.

De acordo com a pesquisa, a expectativa de expansão do saldo da carteira de crédito decorre de um comportamento relativamente similar ao da carteira com recursos destinados às pessoas físicas e jurídicas, que devem crescer 0,9% e 0,7%, respectivamente.

O levantamento revelou que, em julho, a estimativa de crescimento da carteira pessoa física é decomposta pela alta de 1,1% da carteira com recursos livres, e de 0,7% da carteira direcionada. A expectativa de expansão da carteira de pessoa física com recursos livres, captada pela pesquisa, poderá representar a maior alta mensal para a modalidade desde o início da crise, um indício da retomada do consumo pelas famílias. Segundo a pesquisa, em 12 meses, o saldo da carteira de pessoa física total deve apresentar expansão de 8,5%.

No crédito pessoa jurídica, a expansão foi concentrada na carteira com recursos direcionados, cujo saldo deve ter alta 4,5% no mês, beneficiado em grande parte pelo Pronampe (Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte), que teve a maior parte de seus recursos liberada em julho. Assim, a variação anual da carteira PJ total deverá apresentar expansão de 14,1%, maior taxa de crescimento da carteira desde setembro de 2013.

A pesquisa pode ser acessada neste link.

 

FEBRABAN - Federação Brasileira de Bancos
Diretoria de Comunicação
11 3244-9831/9942 
imprensa@febraban.org.br

 

Assunto
Período
>>BUSCA AVANÇADA
Diretoria de Comunicação da Febraban
Email: imprensa@febraban.org.br

João Borges - Diretor Executivo Comunicação, Marketing, Mídias Sociais e Eventos


Atendimento à imprensa :
Gustavo Paul – Diretor-Adjunto de Comunicação
Adriana Mompean - Assessora de Imprensa
Patricia Polo - Assessora de Imprensa

Mídias Sociais :
Mona Dorf- Diretora-Adjunta de Mídias Sociais e Eventos
Carlos Cidra - Assessor de Mídias Sociais
Majory Cristine - Assessora de Mídias Sociais