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Tire suas dúvidas sobre as medidas anunciadas pelos bancos

A Federação Brasileira de Bancos – FEBRABAN – e seus bancos associados anunciaram ontem (16) medidas de estímulo à economia  para amenizar os efeitos negativos do coronavírus no emprego e na renda. Os cinco maiores bancos associados - Banco do Brasil, Bradesco, Caixa, Itaú Unibanco e Santander - estão abertos e comprometidos em atender pedidos de prorrogação, por 60 dias, dos vencimentos de dívidas de clientes pessoas físicas e micro e pequenas empresas para os contratos vigentes em dia e limitados aos valores já utilizados. Saiba mais como proceder e tire suas dúvidas sobre o assunto.

 

Como eu faço para solicitar a prorrogação de uma dívida que tenho com meu banco?

R: Os clientes pessoas físicas e micro e pequenas empresas devem entrar em contato com seu banco, expor seu caso para saber das condições para prorrogar a dívida por até 60 dias. A medida vale para os contratos que estejam em vigência, com pagamentos em dia. Cada instituição irá definir o prazo e as condições dos novos pagamentos.

 

É necessário ir presencialmente até a agência para pegar esta informação e prorrogar o prazo de uma dívida?

R: Não é necessário ir presencialmente na agência bancária. O cliente pode ligar para seu gerente e usar os canais eletrônicos para entrar em contato com seu banco. Saiba mais abaixo.

 

A prorrogação de dívidas é automática?

R: Não. Primeiramente, o cliente deve procurar o banco para renegociar o prazo, que poderá ser estendido por até 60 dias.

 

A medida vale para quais bancos?

R: A medida vale para Banco do Brasil, Bradesco, Caixa, Itaú Unibanco e Santander.

 

As medidas anunciadas pelos bancos são válidas para quais tipos de dívidas?

R: Valem para contratos de crédito feitos pelo cliente com o banco. Para saber quais contratos estão sujeitos a prorrogação, o cliente deve entrar em contato com o seu banco.

 

A medida vale para boletos de consumo?

R: Não, a medida não inclui boletos de consumo (água, luz, telefone) ou de tributos (impostos), porque se referem a serviços prestados por concessionárias de serviços públicos e governos; cheque especial e cartão de crédito também não são prorrogáveis.

 

Tenho garantia de conseguir uma prorrogação de um prazo de 60 dias?

R: O prazo é de até 60 dias. O cliente precisa entrar em contato com o seu banco.


Saiba mais


O que é prorrogação?

A medida de prorrogação de dívidas é válida para algumas linhas de empréstimos e financiamentos. Ela possibilita adiar o pagamento das parcelas que venceriam no período mais crítico da pandemia. Na prorrogação, as condições do contrato original são mantidas – quantidade de parcelas, taxa de juros etc. Com base no prazo escolhido de prorrogação, as parcelas serão recalculadas usando a mesma taxa de juros do contrato original. O novo valor de parcela será apresentado previamente ao aceite da prorrogação do contrato. Nas parcelas prorrogadas, não haverá qualquer acréscimo de outros encargos (juros de mora, multa contratual e IOF) para contratos originais que estão em dia. Serão mantidos os encargos decorrentes de contratos originais no momento da prorrogação.


O que é renegociação de dívidas?

A renegociação ou refinanciamento de dívidas permite o agrupamento de contratos existentes em uma nova operação de crédito com novas condições específicas de prazo, carência, quantidade de parcelas e taxa de juros. Ou seja, na renegociação há mudanças nas condições do contrato original. É possível escolher o prazo, permitindo a redução do valor da parcela, e, assim, ter um fôlego neste momento delicado com o alongamento do tempo para pagar dívida. Se você tem empréstimos pessoais como Crédito Parcelado e Pessoal e quer reorganizá-los em um novo contrato, procure seu banco.

 

Outras informações:

Canais de Atendimento dos Bancos

Para ter agilidade e eficiência na utilização dos canais de atendimento do seu banco, confira o que cada um faz e como utilizá-lo.

CANAIS DIGITAIS

Internet banking e Apps bancários - realizam quase todas as operações bancárias de onde você estiver.

Verifique com o seu banco qual o procedimento para cadastrar a sua senha e utilizar todos os serviços disponibilizados pelo Internet Banking e APPs.

Redes Sociais - Facebook, Linkedin, Twitter e Instagram são alguns exemplos das mídias usadas para levar informação e manter o cliente conectado com a instituição.

Caixas Eletrônicos – Além dos caixas próprios de seu banco, a rede Banco 24 Horas atende com as mesmas vantagens e facilidades e não cobram tarifas adicionais para realização de operações bancárias.

CANAIS TELEFÔNICOS

Central de Atendimento – deve ser utilizado para realizar serviços transacionais:

- Saldos e extratos

- Pagamentos, resgates, transferências e demais transações

- Informações e dúvidas

Clique aqui e confira a lista completa de telefones dos bancos.

 


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