Logo FEBRABAN
Logo FEBRABAN News

Notícias

Informativo Semanal de Economia Bancária (Iseb)

O índice IBC-Br de dezembro, considerado uma espécie de prévia do PIB (Produto Interno Bruto), deverá apresentar queda de 0,1% no mês, de acordo com estimativa da Bloomberg. O resultado esperado é influenciado pelo fraco resultado da indústria (queda de 0,7%), divulgado pelo IBGE na última semana, e também pelas expectativas de fraco desempenho dos setores de varejo e serviços no mês. O assunto é um dos destaques do Informativo Semanal de Economia Bancária (Iseb), divulgado hoje (10) pela FEBRABAN.

 Apesar do resultado negativo de dezembro, que será divulgado na sexta-feira (14), o IBC-Br deve mostrar alta de 0,6% no 4º trimestre do ano, sinalizando um crescimento do PIB próximo do trimestre anterior, e uma alta anual de 1,1%.

 Ainda nesta semana, na quarta-feira (12), o IBGE divulgará o resultado do setor de varejo de dezembro, que deve mostrar queda de 0,3%, no conceito ampliado – que inclui vendas de veículos e materiais de construção.

 Na agenda política desta semana, é esperado que o governo encaminhe ao Congresso sua proposta de reforma administrativa. A expectativa é que o projeto elimine a estabilidade de algumas carreiras do funcionalismo, além de reduzir o salário de entrada de futuros funcionários para níveis próximos aos do setor privado.

 No cenário internacional, o mercado financeiro seguirá atento aos desdobramentos do surto do coronavírus, e aos possíveis impactos negativos na atividade econômica, em especial da China.

 Na agenda de indicadores nos EUA, na sexta-feira (14) serão conhecidos os dados do varejo e indústria de janeiro, que devem seguir mostrando divergência entre o comportamento dos setores. Segundo a Bloomberg, é esperado uma alta de 0,3% no varejo, e queda de 0,2% da indústria.

 Na zona do euro, na quarta-feira (12) será conhecida a produção industrial de dezembro, que deve mostrar nova queda, de 2,0%, segundo projeção do mercado, reforçando a fraqueza do setor na região. Na sexta-feira (14) será divulgada a 2ª prévia do PIB do 4º trimestre, cuja expectativa é de alta de apenas 0,1% no período.

 A íntegra do Informativo Semanal de Economia Bancária está disponível neste link.

Assunto
Período
>>BUSCA AVANÇADA
Diretoria de Comunicação da Febraban
Email: imprensa@febraban.org.br

João Borges - Diretor de Comunicação, Marketing e Eventos


Atendimento à imprensa :
Gustavo Paul – Diretor-Adjunto de Comunicação
Adriana Mompean - Assessora de Imprensa
Arthur Chioramital - Assessor de Imprensa
Jéssica Santana- Estagiária
Fernanda Macedo- Assistente

Mídias Sociais :
Mona Dorf- Diretora-Adjunta de Mídias Sociais, Marketing e Eventos
Carlos Cidra - Assessor de Mídias Sociais
Thiago Silva - Assessor de Mídias Sociais