Logo FEBRABAN
 Área Restrita      Fale Conosco      Newsletter    

Notícias

Você está em:
03/02/2020

Informativo Semanal de Economia Bancária (Iseb)

A aposta do mercado financeiro para a próxima reunião do Copom, que ocorrerá nesta terça (4) e quarta-feira (5), é de corte de 0,25 ponto percentual na Selic, o que levaria a taxa básica de juros para 4,25% ao ano. A redução se justifica pelas projeções de inflação abaixo do centro da meta (4,0%) para este ano; pelo espaço a novos estímulos para a aceleração da atividade econômica; e ainda pelas incertezas sobre o crescimento global.

O assunto é um dos destaques do Informativo Semanal de Economia Bancária (Iseb), divulgado hoje (3) pela FEBRABAN. De acordo com pesquisa feita pela Bloomberg, 77% dos entrevistados esperam o novo corte na Selic, mas 23% responderam que a taxa deverá permanecer nos 4,5% ao ano atuais.

Na agenda política, o destaque da semana será a volta do recesso de final de ano dos parlamentares e a possível retomada de importantes discussões que já estão em pauta no Congresso, como a MP 905, que cria a carteira Verde e Amarela e prevê outras medidas sobre as relações de trabalho, assim como as três PECs (Emergencial, Fundos e Pacto Federativo) que foram encaminhadas pelo Executivo no fim de 2019.

Na agenda internacional, o mercado financeiro está atento aos possíveis impactos negativos devido ao surto de coronavírus na China e sua disseminação para outros países. Na terça-feira (4) será conhecido o índice Caixin do país asiático, do setor de serviços, que deve recuar de 52,5 pontos para 52,0 pontos, segundo consenso da Bloomberg. Na quinta (6) serão divulgados os dados da balança comercial, também de janeiro, que devem mostrar queda de 4,0% das exportações e modesta alta de 0,6% das importações, na comparação com o mesmo período do ano anterior.

A íntegra do Informativo Semanal de Economia Bancária pode ser acessada neste link.

 

Assunto
Período
>>BUSCA AVANÇADA
Diretoria de Comunicação da Febraban
Email: imprensa@febraban.org.br

João Borges - Diretor Executivo Comunicação, Marketing, Mídias Sociais e Eventos


Atendimento à imprensa :
Gustavo Paul – Diretor-Adjunto de Comunicação
Adriana Mompean - Assessora de Imprensa
Patricia Polo - Assessora de Imprensa

Mídias Sociais :
Mona Dorf- Diretora-Adjunta de Mídias Sociais e Eventos
Carlos Cidra - Assessor de Mídias Sociais
Majory Cristine - Assessora de Mídias Sociais