Notícias

Informativo Semanal de Economia Bancária

O IBC-Br de novembro, considerado uma prévia do resultado do PIB (Produto Interno Bruto) deverá mostrar alta de 1% em novembro, de acordo com estimativa da Bloomberg. A alta do indicador, que será divulgado na próxima quinta-feira (16) pelo Banco Central, reflete as expectativas positivas com as melhores condições de acesso ao crédito pelos consumidores, os sinais de aquecimento do mercado formal de trabalho, além das promoções da Black Friday em novembro. O assunto está entre os destaques do Informativo Semanal de Economia Bancária (Iseb), divulgado hoje (13) pela FEBRABAN.  

Na quarta-feira (15), o IBGE divulga o dado do varejo, que deve mostrar alta de 0,5% no conceito ampliado, que inclui vendas de veículos e materiais de construção, segundo estimativa do mercado. E na terça-feira (14) serão divulgados os resultados do setor de serviços, com alta esperada de 2,0%.

No cenário internacional, a semana promete ser agitada. Na quarta-feira (15) é aguardada a assinatura da fase 1 do acordo comercial entre os EUA e China. A delegação chinesa é liderada pelo vice premiê Liu He, e irá até Washington para a formalização do acordo. Após esta etapa, o mercado deve ficar atento às negociações sobre a fase 2 do acordo. Ainda no campo político, o mercado financeiro seguirá acompanhando os desdobramentos do conflito entre os EUA e o Irã.

Na zona do euro, os destaques são a divulgação da produção industrial de novembro, que ocorrerá na quarta-feira (15), e deve mostrar um modesto crescimento de 0,3%, e o resultado final da inflação ao consumidor de dezembro, com estimativa de alta anual de 1,3%.

A íntegra do Informativo Semanal de Economia Bancária pode ser acessada neste link.

Assunto
Período
>>BUSCA AVANÇADA
Diretoria de Comunicação da Febraban
Email: imprensa@febraban.org.br
Tel: 55 11 3244-9942/9831
Twitter: @febraban

Equipe:
Cleide Rodriguez - Gerente de Comunicação
Adriana Mompean - Assessora de Imprensa
Arthur Chioramital - Assessor de Imprensa
Anna Gabiatti - Assistente