Notícias

Informativo Semanal de Economia Bancária (Iseb)

O IPCA de dezembro deverá registrar alta de 1,09% no mês e, caso a projeção do mercado financeiro se confirme, o índice fechará com alta de 4,24% em 2019, a maior dos últimos três anos, mas ainda no centro da meta de inflação fixada para o ano passado, de 4,25%. O resultado do IPCA de dezembro deverá refletir reajustes pontuais, como a alta nos preços das carnes, jogos lotéricos e aumentos das passagens aéreas, itens de vestuário e do etanol.

A divulgação do IPCA, que será feita pelo IBGE na sexta-feira, é um dos destaques do Informativo Semanal de Economia Bancária, divulgado hoje (6) pela FEBRABAN. O informativo também informa que na próxima quinta-feira (9), o IBGE divulgará o resultado da produção industrial de novembro, que deverá mostrar queda de 0,6% no mês, de acordo com estimativa do mercado, após três meses seguidos de alta.

 Segundo análise do Iseb, vários indicadores antecedentes sugerem o desempenho no mês, como a queda de 12,1% (dado dessazonalizado pela FEBRABAN) da produção de veículos (Anfavea), recuo de 0,6% do fluxo de veículos pesados (ABCR), e a retração de 0,7% da utilização da capacidade instalada do setor (FGV). Apesar do resultado negativo esperado pelos analistas, a indústria deverá fechar o trimestre em alta.

No cenário internacional, o mercado financeiro continuará atento aos desdobramentos do conflito entre Estados Unidos e Irã, depois do ataque norte-americano matou o general iraniano Qasseim Soleimani.

Na agenda de indicadores nos EUA, um dos destaques será a divulgação dos dados do mercado de trabalho de dezembro na próxima sexta-feira (10). A expectativa do mercado é a de geração de 162 mil vagas no mês, mantendo a taxa de desemprego em 3,5%, o menor nível desde 1969.

A íntegra do Informativo Semanal de Economia Bancária pode ser acessada neste link.

Assunto
Período
>>BUSCA AVANÇADA
Diretoria de Comunicação da Febraban
Email: imprensa@febraban.org.br
Twitter: @febraban

Equipe:
Cleide Rodriguez - Gerente de Comunicação
Adriana Mompean - Assessora de Imprensa
Arthur Chioramital - Assessor de Imprensa