Logo FEBRABAN
 Área Restrita      Fale Conosco      Newsletter    

Notícias

Você está em:
09/12/2019

Informativo Semanal de Economia Bancária (Iseb)

O mercado financeiro espera um novo corte na taxa Selic de 0,5 ponto percentual na última reunião do ano dos integrantes do Copom, que ocorrerá nesta terça-feira (10) e quarta-feira (11). Caso a expectativa se concretize, a taxa básica de juros da economia irá para 4,5% ao ano. O assunto é um dos destaques do Informativo Semanal de Economia Bancária (Iseb), divulgado hoje (9) pela FEBRABAN.

De acordo com a publicação, os analistas acreditam que o Copom também pode optar por um corte menor, sendo mais cauteloso, devido à recente depreciação cambial. Também há dúvidas de que se o Comitê manterá aberta a porta para novas reduções, ou se encerrará o atual ciclo de cortes em 4,5%. Por isso, as atenções do mercado estarão voltadas para o comunicado pós-reunião, sobre os próximos passos da autoridade monetária.

O Informativo Semanal de Economia Bancária também destaca outras divulgações de indicadores do mês de novembro, entre eles, o IBC-Br, considerado uma prévia do PIB, e os resultados dos setores de varejo e serviços.

A agenda externa é bastante movimentada nesta semana. Na quinta-feira (12) haverá eleições gerais no Reino Unido. O atual primeiro-ministro Boris Johnson, líder do partido conservador, é o favorito para ser reconduzido ao cargo. Sua expectativa é aumentar seu apoio no Parlamento britânico e assim, finalmente, concluir a saída do Reino Unido da União Europeia (Brexit).

Na economia, os destaques são as reuniões de política monetária que acontecessem nos EUA e na Zona do Euro. Na quarta (11), o Fomc (Comitê de Política Monetária do Fed/EUA) se reúne e deve manter a taxa de juros estável no intervalo entre 1,5% a 1,75% ao ano, depois de três quedas consecutivas. Na quinta-feira (12) é a vez do Banco Central Europeu (BCE) se reunir. Esta será a primeira reunião comandada por Christine Lagarde, substituindo Mario Draghi.

Mais informações estão disponíveis no Informativo Semanal de Economia Bancária (Iseb), disponível neste link.

Assunto
Período
>>BUSCA AVANÇADA
Diretoria de Comunicação da Febraban
Email: imprensa@febraban.org.br

João Borges - Diretor Executivo Comunicação, Marketing, Mídias Sociais e Eventos


Atendimento à imprensa :
Gustavo Paul – Diretor-Adjunto de Comunicação
Adriana Mompean - Assessora de Imprensa
Patricia Polo - Assessora de Imprensa

Mídias Sociais :
Mona Dorf- Diretora-Adjunta de Mídias Sociais e Eventos
Carlos Cidra - Assessor de Mídias Sociais
Majory Cristine - Assessora de Mídias Sociais