FEBRABAN e bancos realizam Semana de Negociação e Orientação Financeira
Ao todo, 320 agências bancárias de todo o país, de sete instituições financeiras (Banco do Brasil, Banrisul, Bradesco, Banco Pan, Caixa Econômica, Itaú e Santander), terão seu horário estendido na próxima semana até às 20 horas para oferecer orientação financeira e negociar dívidas em atraso de seus clientes, em condições especiais. O Banco Votorantim e Safra também participam da iniciativa somente por meio dos canais digitais.
A FEBRABAN – Federação Brasileiras de Bancos e os bancos realizam, de 2 a 6 de dezembro, a Semana de Negociação e Orientação Financeira, a primeira ação do acordo de cooperação técnica entre a entidade e o Banco Central, assinado na quinta-feira, 21. (Ver abaixo detalhes do acordo).
Ao todo, 320 agências bancárias de todo o país, de sete instituições financeiras (Banco do Brasil, Banrisul, Bradesco, Banco Pan, Caixa Econômica, Itaú e Santander), terão seu horário estendido na próxima semana até às 20 horas para oferecer orientação financeira e negociar dívidas em atraso de seus clientes, em condições especiais. A negociação ainda poderá ser feita nas demais agências desses bancos localizadas em todo território nacional, no horário normal de funcionamento, nos canais digitais dos bancos e pela plataforma consumidor.gov.br.
O Banco Votorantim e Safra também participam da iniciativa, somente por meio dos canais digitais. A lista completa das agências participantes e o conteúdo de educação financeira está disponível na página paporetocomfebraban.com.br/negociar.
Para o diretor de Autorregulação da FEBRABAN, Amaury Oliva, a realização da Semana da Negociação e Orientação Financeira marca uma evolução importante nos esforços realizados pelas instituições financeiras para promover o uso saudável do crédito. “É, em primeiro lugar, um esforço coordenado com o BC visando aproveitar a capacidade de comunicação e capilaridade das instituições financeiras, e o conhecimento que elas detêm de seus clientes e usuários, para ampliar o acesso das pessoas a informações sobre o tema em todo o país”, afirma.
Outro ponto importante, segundo Oliva, é o atendimento personalizado nas agências bancárias aos clientes, que terão acesso a conteúdo variado de orientação financeira, desenvolvido especificamente para o mutirão. Esse material irá ajudá-los a administrar o orçamento pessoal e a estabelecer hábitos financeiros saudáveis, com o uso consciente do crédito.
O executivo ressalta, ainda, que os bancos participantes, seguindo políticas próprias de negociação, irão oferecer condições especiais que podem envolver parcelamento, extensão do parcelamento, uma linha nova de crédito com juros menores, descontos etc.
“Cada instituição terá a sua política própria de renegociação, mas há o compromisso de que, durante a semana, haverá condições especiais de negociação, com o objetivo de se chegar a acordos sustentáveis e resgatar a capacidade financeira do consumidor”, assegura o diretor. “O superendividamento não interessa a ninguém, nem aos consumidores e nem aos bancos, que estão comprometidos com o bem-estar e a prosperidade dos seus clientes e do país”, conclui.
Outras ações
O acordo de parceria entre a FEBRABAN e o Banco Central, firmado na quinta-feira passada, também prevê a realização de outras ações relacionadas à educação financeira: a criação de uma plataforma online com conteúdo exclusivo, a promoção de um concurso nacional voltado ao desenvolvimento de iniciativas sobre o tema e o desenvolvimento de projetos do setor bancário durante a Semana Nacional de Educação Financeira (Semana ENEF).
A plataforma online reunirá conteúdo diversificado, relacionado ao tema, e medirá a saúde financeira dos consumidores por meio de um indicador próprio. Haverá incentivo ao uso do site: de acordo com a sua utilização, o consumidor ganhará pontos que poderão ser revertidos em benefícios financeiros. O detalhamento dos benefícios ainda está em discussão com bancos e BC.
A ferramenta deve entrar em fase piloto em setembro de 2020. A versão final está prevista para fevereiro de 2021.
“É do interesse do setor bancário orientar os clientes sobre o melhor uso do credito, e difundir conhecimento que possa auxiliar transformações positivas de comportamento, para melhorar a relação das pessoas com o dinheiro e sua qualidade de vida”, diz o presidente da FEBRABAN, Murilo Portugal.