Logo FEBRABAN
 Área Restrita      Fale Conosco      Newsletter    

Notícias

Você está em:
21/11/2019

FEBRABAN e BC assinam acordo de cooperação técnica para promover ações de educação financeira

Acordo prevê a realização da Semana da Negociação e Orientação Financeira, em dezembro deste ano, mutirões para negociação de dívidas e a criação de uma plataforma online com conteúdo sobre educação financeira

A FEBRABAN – Federação Brasileira de Bancos e o Banco Central (BC) assinaram nesta quinta-feira (21), um acordo de cooperação técnica para desenvolver ações coordenadas de educação financeira. O objetivo da iniciativa é aproveitar a capacidade de comunicação e capilaridade das instituições financeiras e o conhecimento que elas detêm de seus clientes e usuários para ampliar o acesso das pessoas a informações sobre o tema em todo o território nacional.

O pontapé inicial do conjunto de ações será dado entre os dias 2 e 6 de dezembro, quando acontece a primeira edição da Semana da Negociação e Orientação Financeira. Durante a iniciativa, 320 agências bancárias de todo o Brasil funcionarão até às 20h oferecendo orientação financeira a clientes e a possibilidade de negociar dívidas em atraso. A negociação também poderá ser feita nas demais agências do país, no horário normal de funcionamento, nos canais digitais dos bancos e pela plataforma consumidor.gov.br.

Oito bancos participam da edição deste ano da Semana da Negociação e Orientação Financeira: Banco do Brasil, Banrisul, Bradesco, Caixa Econômica, Itaú Unibanco, Safra, Santander e Votorantm. A lista de agências estará disponível na página paporetocomfebraban.com.br/negociar, até a próxima semana.

A FEBRABAN e seus bancos associados compartilham do empenho do Banco Central e do governo para facilitar o acesso ao crédito responsável e reduzir o superendividamento no país. Iniciativas de educação financeira são um dos instrumentos para se alcançar esses objetivos.

“É do interesse do setor bancário orientar seus clientes sobre o melhor uso do credito, buscando difundir conhecimento que possa auxiliar transformações positivas de comportamento, melhorando a relação das pessoas com o dinheiro e sua qualidade de vida”, diz o presidente da FEBRABAN, Murilo Portugal.

Para o diretor de Autorregulação da FEBRABAN, Amaury Oliva, a realização da Semana da Negociação e Orientação Financeira marca uma evolução importante nos esforços realizados pelas instituições financeiras para promover a utilização saudável do crédito. “Primeiro porque se trata de um esforço coordenado com o BC. Outro ponto é que os clientes receberão atendimento personalizado nas agências bancárias e terão acesso a conteúdos de orientação financeira desenvolvidos especificamente para o mutirão, que irão ajudá-los a administrar o orçamento pessoal e a construir hábitos saudáveis com o uso consciente do crédito”

A parceria entre a FEBRABAN e o Banco Central também prevê a realização de diversas ações relacionadas à educação financeira: a criação de uma plataforma online com conteúdo exclusivo, a promoção de um concurso nacional voltado ao desenvolvimento de iniciativas sobre o tema e o desenvolvimento de projetos do setor bancário durante a Semana Nacional de Educação Financeira (Semana ENEF).

A plataforma online reunirá diversos conteúdos relacionados ao tema e medirá a saúde financeira dos consumidores por meio de um indicador próprio. Haverá incentivo ao uso do site: de acordo com a sua utilização, o consumidor ganhará pontos poderão ser revertidos em benefícios. O detalhamento dos benefícios ainda está em discussão com bancos e BC.

A ferramenta deve entrar em fase piloto em setembro de 2020. A versão final está prevista para fevereiro de 2021.

Diretoria de Comunicação da FEBRABAN
imprensa@febraban.org.br
3244-9831/9942
www.febraban.org.br
Twitter: @FEBRABAN

 

 

Assunto
Período
>>BUSCA AVANÇADA
Diretoria de Comunicação da Febraban
Email: imprensa@febraban.org.br

João Borges - Diretor Executivo Comunicação, Marketing, Mídias Sociais e Eventos


Atendimento à imprensa :
Gustavo Paul – Diretor-Adjunto de Comunicação
Adriana Mompean - Assessora de Imprensa
Patricia Polo - Assessora de Imprensa

Mídias Sociais :
Mona Dorf- Diretora-Adjunta de Mídias Sociais e Eventos
Carlos Cidra - Assessor de Mídias Sociais
Majory Cristine - Assessora de Mídias Sociais